Go Where – Lifestyle e Gastronomia

Carnaval de última hora

Vai ficar na sua cidade mesmo ou quer fugir (pelo menos um dia) da agitação do destino que você escolheu para curtir a folia e aproveitar um restaurante badalado, um passeio diferente ou até uma exposição?

Por Marcela Cataldi
Fotos: Fotolia

Selecionamos ótimos lugares, atrações e passeios imperdíveis em algumas cidades brasileiras que recebem vários turistas, nesta época. A ideia é facilitar a vida de quem deixou para se programar para a folia de última hora e não quer deixar de passear!

 

PARATY – RJ
ILHA DO ARAÚJO

Fotolia_101087247_Subscription_Monthly_M

Uma boa pedida para fugir da badalação é passar um dia nessa charmosa ilha – se tiver sorte, você até consegue reservar uma das únicas duas pousadinhas que existem por lá e estender a noite. O local é para quem quer fugir do carnaval e da bagunça de Paraty e curtir uma excursão marítima (que dura cerca de 20 minutos só). Para chegar à ilha do Araújo, é preciso alugar um passeio de barco ou jangada, que é fácil de negociar na hora mesmo, mas se a ideia é ir e voltar no mesmo dia, vá cedo para aproveitar mais.  Lá, você poderá comer frutos do mar frescos e peixes preparados na hora, além de desfrutar de uma pequena praia.


 

 

SÃO PAULO – SP
EXPOSIÇÃO
ARTE NA MODA: COLEÇÃO MASP RHODIA

O MASP, um dos museus mais importantes de São Paulo, está com a exposição ARTE NA MODA: COLEÇÃO MASP RHODIA até o dia 14 de fevereiro, ou seja, última chance para quem vai ficar em São Paulo neste carnaval.  É a primeira vez que o MASP apresenta o acervo completo de vestuário da Rhodia. São 79 peças criadas a partir da colaboração entre artistas e estilistas, que fizeram sucesso na década de 1960. Na época, a indústria química francesa promovia desfiles-show que movimentavam a moda nacional. O museu estará fechado apenas nos dias 8 e 9 de fevereiro e o ingresso pode ser comprado on-line (ainda estão disponíveis).

MASP – Museu de Arte de São Paulo
www.masp.com.br


 

 

MACEIÓ – AL
COMIDA INTERNACIONAL

Maceió não é a capital da badalação no carnaval, mas se você escolheu esse destino para relaxar ou se está de passagem para curtir o litoral alagoano, como Maragogi, Praia dos Carneiros e vai pousar lá, reserve um dia para provar um restaurante de comida internacional, porque os pratos nordestinos, claro, você não pode deixar de comer até enjoar!  Para variar o cardápio, vá ao Maria Antonieta, um dos mais elegantes de lá com especialidades italianas, contemporâneas e carnes.  O ambiente é bastante agradável também. Outra dica certeira de comida italiana é o Massarella, onde a massa italiana é caseira (feita no restaurante) e muito saborosa.

Maria Antonieta
www.mariaantonieta-al.com.br

Massarella
www.digitalmenu.com.br/massarella


 

 

PRAIA DO FORTE – BAHIA

Se você vai curtir a folia em Salvador, que tal aproveitar alguns dias para conhecer a Praia do Forte (a 90 km da capital) e descansar também no feriado? Lá você vai encontrar praias paradisíacas, o projeto Tamar e uma charmosa vila para passear e até fazer compras. Muitas empresas de turismo vendem traslados para passar o dia por lá, mas você pode tentar uma reserva de pousada pela região de última hora também. Outra dica imperdível para quem quer relaxar: dar um pulo no SPA Tivoli Ecoresort Praia do Forte para conferir a programação especial relax de tratamentos e massagens pós-folia.

Tivoli Ecoresort Praia do Forte SPA
www.tivolihotels.com


 

 

RIO DE JANEIRO – RJ
REGIÃO SERRANA OU PAQUETÁ

REGIÃO SERRANA


O clima mais ameno da serra pode ser literalmente um refresco para os foliões cariocas. A cerca de 70 km da capital, dá para chegar a Petrópolis de carro e passar o dia por lá, se você não conseguir reservar um hotel ou pousada pela região de última hora. Na pequena cidade, a grande atração é o roteiro de herança colonial. A catedral de São Pedro de Alcântara (em estilo gótico) exibe o mausoléu imperial, por exemplo, com os restos mortais de Dom Pedro II. Outro passeio que costuma agradar é a visita à cervejaria Brahma.

PAQUETÁ


O primeiro registro dessa ilha histórica próxima à capital carioca é de 1555, por isso, espere uma bela arquitetura histórica aliada à paisagem de calmaria litorânea. O embarque para a ilha é feito no cais da histórica Praça XV, no centro do Rio de Janeiro, e a travessia da barca dura 70 minutos. Chegando lá, perca-se pelas charmosas ruas dessa pequena ilha e não deixe de visitar a casa de artes de Paquetá, uma charmosa casa que virou centro cultural. Para o carnaval, eles preparam alguns eventos especiais, como rodas de samba.

Sair da versão mobile