Go Where – Lifestyle e Gastronomia

5 viagens de trem para conhecer o Brasil de uma maneira diferente

Viajar pelo Brasil é sinônimo de nos depararmos com paisagens belíssimas e entrarmos em contato com a natureza. Mas você já imaginou conhecer diferentes lugares do Brasil viajando de trem? É uma experiência totalmente diferente e muito rica de experiências.

“Atualmente, grande parte da nossa malha ferroviária foi transformada apenas em rotas de cargas ou até mesmo abandonadas. Mas ainda é possível em algumas cidades realizar os passeios de trem pelo país, garantindo uma experiência totalmente única e inesquecível, cheia de possibilidades, histórias e belezas exuberantes nas mais diversas rotas ainda disponíveis”, explica Anna Laura Wolff, influenciadora especializada em turismo, e uma das fundadoras da Holmy, plataforma de curadoria de casas para temporada.

De acordo com dados do Ministério do Turismo, existem 28 rotas de trens de passageiros no Brasil. Desde as mais curtas às mais longas, de trens modernos e tecnológicos às Marias-Fumaças, é necessário apenas escolher o lugar que deseja visitar e qual tipo de viagem pretende fazer como, por exemplo, viagens de turismo percorrendo cenários da época cafeeira (locais históricos) ou aproveitando belas cachoeiras e admirando algumas das belezas naturais que o nosso país proporciona.

Apesar da maioria desses trajetos serem de cidades mais distantes das respectivas capitais de seus estados e terem suas estéticas que remetem a transportes mais antigos, se engana quem pensa que as acomodações são desconfortáveis. As locomotivas possuem uma infraestrutura completa e de qualidade, que faz qualquer pessoa querer conhecer. “Diferente de trens convencionais, as locomotivas são preparadas para receber determinado número de turistas, com acentos contados sem qualquer lotação ou possibilidade de aperto. Além disso, a maioria das viagens oferecem guias turísticos, passeios, refeições e até degustações de queijos e comidas típicas do local, onde a locomotiva passa”, conta Anna.

Trem que vai de Curitiba até Morretes / Foto: AdobeStock

Para quem deseja desfrutar dessa experiência, Anna Laura listou 5 viagens de trem pelo Brasil e atrações pelas cidades por onde cada trem passa:

Campos do Jordão a Pindamonhangaba (SP)

É possível embarcar em dois tipos de trens, o trem turístico, nos vagões amarelos e vermelhos e o trem da serra que possui o percurso mais longo e cênico pela Serra da Mantiqueira. Além disso, em Pindamonhangaba é possível ter uma experiência incrível e agendar voos de balões que duram aproximadamente uma hora.

Belo Horizonte (MG) a Vitória (ES)

O único trem de passageiros que opera diariamente e que liga duas capitais brasileiras. A viagem é surpreendente passando pelas belezas naturais de Minas Gerais e do Espírito Santo em vales e rios. O trajeto é uma ótima opção para aqueles que desejam transitar entre as duas cidades e procuram uma opção de transporte mais acessível.

Bento Gonçalves a Garibaldi (RS)

O trem do vinho é uma das viagens mais conhecidas e bonitas do Brasil. Para quem vai à Serra Gaúcha, na região de Gramado, deve fazer o passeio pelas cidades de colonização italiana para degustar vinhos e sucos de uva e passear na interessante Maria-Fumaça. Todo o trajeto costuma ser cheio de passeios diferentes, desde visitar uma vinícola, uma queijaria, uma fábrica de chocolate até um almoço em uma típica cantina italiana.

Apiúna a Usina Hidrelétrica Salto Pilão (SC)

O passeio de trem que parte de Apiúna, uma das 12 cidades que fazem parte do circuito do Vale Europeu, é uma oportunidade de explorar a região de forma rápida e diferente – para conhecer melhor e com mais tempo, vale uma road trip pelo Vale do Itajaí.

Curitiba a Morretes (PR)

No percurso da viagem, onde há mais de 41 pontes e 13 túneis, com ênfase para o Viaduto do Carvalho, onde é possível observar o complexo montanhoso do Morumbi, uma chaminé no meio da água e três pontes que passam pelo rio Ipiranga. Na primeira ponte há uma roda d’água, que é famosa por ter oferecido energia para a casa Ipiranga, onde ocorriam grandes festas para os engenheiros e trabalhadores da ferrovia.

______________
FOTOS: AdobeStock

Sair da versão mobile