Go Where – Lifestyle e Gastronomia

10 Maravilhas do México

Uma explosão de cores com tempero caliente. Águas cristalinas, mar delicioso, aventura e muita mordomia em suntuosos resorts. E ainda: SPAs surpreendentes, sabores inesquecíveis e noitadas sem igual. Tudo isso é o esfuziante México, que surpreende a cada temporada! Partimos da capital até a Riviera Maia e garimpamos dez dicas do que o país tem de melhor para curtir em qualquer época do ano.

Por: Luciano Garcia

Os bairros da moda

Vá direto aos charmosos La Condesa & La Roma, onde a vida boêmia é pulsante, mas também dá para caminhar tranquilamente por seus boulevards. O Palácio de Bellas Artes é o principal teatro de ópera da Cidade do México, e seu edifício é famoso pela arquitetura, utilizando mármore de Carrara, e pelos murais de Diego Rivera. Seguindo adiante, você chega à Avenida Alvaro Obregón. No número 99, parada obrigatória na Casa Lamm, que abriga centro cultural, galeria de arte e restaurante. Misturando a riqueza colonial do século 17 e a cultura indígena local, o Hotel Downtown México integra a tradição e a modernidade. A galeria Roma Quince reúne lojas de design exclusivo, arte e ótimas opções para um brunch num terraço ajardinado. Recomendo o restaurante Carlota & Emilia, que serve sanduíches gourmet deliciosos.


mexico2Pirâmides e seus mistérios

Perto da Capital, outro passeio imperdível são as impressionantes pirâmides de Teotihuacán – seu nome significa “lugar onde foram feitos os deuses”, e muito do que se sabe sobre a antiga cidade vem dos estudos que os astecas fizeram, muito tempo depois, quando a capital já estava abandonada. Diferentemente da antiga Roma, a cidade não deixou sinais de trabalho escravo e não fazia parte de nenhum império. Isso faz a gente acreditar que seu povo era multiétnico, autossuficiente e culturalmente alheio às guerras. Esta é a Pirâmide do Sol, a terceira maior do mundo. Para chegar até o topo desse templo, é preciso encarar 244 degraus – muito, mas muito, íngremes mesmo.


Playa del Carmen

É a maior e mais cosmopolita cidade da Riviera Maia. A praia é superbadalada, com vários esportes aquáticos. Ao contrário de Cancún, que é bem americanizada, Playa del Carmen lembra os charmosos balneários do Mediterrâneo. Com restaurante e lounge ao ar livre, o Aldea Corazón é surpreendente. Toda a riqueza de sabores da culinária mexicana servida dentro de uma quase floresta. O lugar foi erguido sob uma rocha centenária e possui uma gruta natural. Já o Riu Palace Riviera Maya foi construído em um trecho com areia branquinha de Playa.


O paraíso marinho de Cozumel

A ilha de Cozumel possui areia branca e águas espetaculares!  A parte sul abriga a segunda maior barreira de arrecifes de coral do mundo, perdendo somente para a australiana. Em alguns locais, a visibilidade chega a 70 m de profundidade, por isso é um dos destinos preferidos de quem ama mergulhar. No lado sul, as praias são mais tranquilas e o ambiente é quase hippie. As melhores praias para quem quer fugir do aglomerado turístico são Punta Chiqueros, Punta Morena, Praia Bonita e Praia Chen Río. Cozumel é área duty free e uma das grandes diversões na ilha é fazer compras: há muitas joalherias, perfumarias, tiendas de artesanato e suvenires.


Xcaret: parque temático 

Um passeio top e imperdível na Riviera Maia é, certamente, um dos parques temáticos mais concorridos do México – o Xcaret. Rios subterrâneos, túneis, cachoeiras e labirintos surgem por todo o caminho de águas cristalinas. O parque tem opções de entretenimento mais diversificadas, como um belo aquário de arrecife de coral, com tubarões, arraias e tartarugas. Relaxe na área de praia com redes de frente para o mar. Dá para curtir as águas transparentes com snorkel.  Há vários restaurantes, mas o melhor é o La Cocina, o favorito para casamentos. Durante a refeição, há um lindo show de cavalos, música ao vivo, dançarinos e demonstrações de como era a cultura maia, com shows de fogo.


Aventura nas cavernas 

Em toda a Riviera Maia existem os cenotes: espécie de cavernas ou grutas, mas com a diferença de que estão cheios de água da chuva, formando belos poços cristalinos. No México, há muitos deles entre Cancún e Tulum, e é possível encontrar e visitar facilmente vários, como o Cenote dos Ojos e o Gran Cenote. Além de serem excelentes para a prática de mergulho e renderem fotos incríveis, são locais rodeados de história. Sem dúvida o Cenote de Ik Kil é o mais majestoso. Ele está localizado a apenas três quilômetros de distância de Chichen Itza, na península de Yucatán. Sua piscina natural tem 40 m de profundidade.


Joia rara: Tulum

Do outro lado do país, na Riviera Maia, está o povoado de Tulum. Aqui há uma mistura deliciosa de praias do Caribe e ruínas maias. Os maias tinham bastante interesse por astronomia e religião e isso gerou vários estudos importantes, como o calendário maia e a previsão de que o mundo acabaria em 2012. As ruínas, intactas, estão a 130 km ao sul de Cancún e estão, hoje, entre as mais visitadas do país.  O Castelo e o Templo de los Frescos são os grandes destaques das construções.  A zona arqueológica tem uma beleza imponente, águas em tons de azul-turquesa e é um dos recantos mais preservados do México. Um oásis imperdível é o hotel boutique Be Tulum, que tem um maravilhoso spa para viajantes que buscam relaxamento total.


Arte no Fundo do Mar

Estando em Cancún, atravesse até a exclusiva Isla Mujeres para curtir um recanto mais exclusivo, charmoso e menos agitado. Há muito o que fazer na Ilha, mas recomendo conhecer o único museu de arte subaquático do Mundo, o MUSA, com mais de 500 peças de arte em tamanho real de diferentes artistas, submersas de 8 a 10 m da superfície. O passeio é bom tanto para quem vai mergulhar de cilindro quanto para quem vai apenas curtir um nado com snorkel, pois a visibilidade é ótima. A ideia de fazer o museu surgiu para preservar os arrecifes da região, que estavam sendo degradados com as visitas dos turistas.  As esculturas são feitas de um material que ajuda na proliferação dos corais que se prendem às obras de arte, proporcionando um espetáculo indescritível da vida marinha.


Resort número 1 de Cancún

Além de estar em frente ao trecho de praia mais charmoso de Cancún, Le Blanc SPA Resort é Top 5 na lista dos melhores spas do mundo. O atendimento seis estrelas oferece inúmeros tratamentos premium, como a hidroterapia e a exfoliação facial à base de chocolate. No Blanc, cada andar tem seu mordomo, gentil e solícito. Você recebe um belo kit de amenities Bulgari e fica hospedado em apartamentos maravilhosos. O sistema All Inclusive é um luxo à parte.


Broadway de Cancún

O Coco Bongo é uma mistura de boate, show, teatro e música.  A noite aqui não começa antes das 23h. Além de bastante animação, há várias apresentações musicais de artistas locais, interpretando cantores e atores famosos. O Coco Bongo se gaba de ter sido considerado pela CNN como um nightclub que deixa Las Vegas no chinelo! A noite é épica, uma Broadway local, com performances caprichadíssimas, engraçadas, luxuosas e clipes que saltam da tela e se tornam realidade na sua frente! Também há outro Coco Bongo em Playa del Carmen. Há um pot-pourri de thrillers de filmes, músicas famosas, de clássicos da Broadway como O Fantasma da Ópera, Chicago, Moulin Rouge e até performances cover de Michael Jackson, Elvis, Madonna e Queen.


Serviço

CIDADE DO MÉXICO: no portal oficial do país, há várias dicas sempre atualizadas do que fazer na capital e arredores, além dos eventos e festas programadas para cada mês em La Condesa e Roma: www.visitmexico.com

TULUM: o aeroporto mais próximo é o de Cancún (www.cancunairport.com), a 120 km de distância, que recebe voos das principais cidades do México e também do exterior. Existem transfers e shuttles direto para Tulum.

ONDE FICAR?

HOTEL BOUTIQUE BRICK
Orizaba 95, Roma Nte., 06700 Ciudad de México, D.F., México
www.hotelbrick.com

RESORT BE TULUM
Carretera Tulum-Boca Paila Km – 10 Zona Hotelera, 77780 Tulum, Q.R., México
www.betulum.com

LE BLANC SPA RESORT
Blvd Kukulkan KM-10, Zona Hotele-ra, 77500, Cancún, Q. R., México
www.leblancsparesort.com

ONDE COMER?

EL HABANERITO
Manzanillo 38, corner of Coahuila, Colonia Roma, Ciudad de México, D.F
www.facebook.com/El-Habaneri-to-153649054789639

CARLOTA & EMILIA no ROMA QUINCE
Medellín 67, Roma Norte, Ciudad de México, D.F.
www.romaquince.com

RESTAURANTE ALDEA CORAZÓN
Quinta Avenida 17 Mz. 27 Lote 14, Centro 77710 Playa del Carmen, Q.R., México
www.aldeacorazon.com

PASSEIOS

COCOBONGO
Em Cancún : Boulevard Kukulcan Km – 9.5 No. 30, Zona Hotelera,
Em Playa del Carmen: 10 Avenida Norte y, Calle 12 Nte, Centro, 77710
www.cocobongo.com.mx

SUBMARINO ATLANTIS
www.atlantissubmarines.travel

MERGULHO EM COZUMEL
Operadora Papa Hog’s Km 2.85 Costera Sur, Cozumel
papahogs@ecozumel.net

PARQUE XCARET
www.xcaret.com

MUSA Museu de Arte Sub-aquático
www.musacancun.org

Sair da versão mobile