Os ingredientes necessários para se destacar na cena gastronômica são os mais variados. E cada empreendedor tem uma receita que julga mais adequada para seu estabelecimento. Mas, sem dúvida, há um item que está presente em qualquer receita de sucesso: a ousadia. O chef Tsuyoshi Murakami usou e abusou desse ingrediente ao longo da carreira para se destacar. Agora, com a criação do recém-inaugurado Murakami, utilizou mais uma dose de ousadia e adotou o esquema de só atender 24 pessoas por noite, como mostramos na entrevista exclusiva que nos concedeu nesta edição. O empresário Marcus Ramalho também é do grupo dos ousados. Ele escolheu um bairro residencial, o Morumbi, para criar a nova rota de restaurantes de São Paulo. E conseguiu mudar a cara da região! Quem também está temperando o mercado com pitadas de ousadia são os empresários que investem no delivery para impulsionar o movimento de seus restaurantes. Esse assunto rendeu duas reportagens especiais: uma sobre o fenômeno das dark kitchens e outra que mostra como os restaurantes estão se adaptando a essa nova realidade.
Boa leitura!
Norberto Busto