Go Where – Lifestyle e Gastronomia

Roteiro das Melhores Hamburguerias

Hamburguer-1Sanduíche Vintage

Uma breve mas suculenta história do sanduíche mais popular do mundo.

Por: Celso Arnaldo
No longínquo de 1904, os Estados Unidos já eram a maior potência industrial do planeta. E o recém-nascido século 20 promete paz e prosperidade para os americanos. Esse clima de otimismo se reflete na feira mundial de Saint Louis, capital do Missouri, no meio-oeste do país. Ali, como sustenta a crônica gastronômica norte-americana, visitantes tomam contato pela primeira vez com uma iguaria que, 30 anos mais tarde, viria a ser quase um dos símbolos dos Estados Unidos: o hambúrguer.

Historicamente, o hambúrguer descobriu a América na segunda metade do século 19, trazido pelos imigrantes alemães embarcados no porto de Hamburgo – daí o nome desse bife de carne moída prensada. Era uma comida rústica, quase grosseira, feita com sobras de carne.Os primeiros a consumi-la nos Estados Unidos foram os marinheiros que aproveitavam a carne entre dois pedaços de pão para mastigar algo enquanto trabalhavam. Mas o hambúrguer remonta a séculos antes disso. Foram os guerreiros tártaros que introduziram na Europa a técnica de moer a carne dura e de má qualidade para torná-la mais digerível. Diz a lenda que os cavaleiros tártaros costumavam levar a carne crua embaixo da sela quando galopavam em suas incursões guerreiras. Na hora de comer, o bife tártaro já tinha se tornado uma pasta. O que se sabe com certeza é que os tártaros foram os que apresentaram o hambúrguer aos hamburgueses. Esses ficaram com a fama de terem sido os pais do futuro sanduíche.

Mas foram os americanos que o consagraram.
No citado início do século 20, época de grandes obras, as massas de trabalhadores americanos necessitavam de algum tipo de alimento rápido, prático e barato, ao ritmo da explosão industrial do país. Os sanduíches práticos vinham prontos de casa. Mas foi somente em 1921 que surgiu a primeira cadeia de lanchonetes do país a servir hambúrgueres, a White Castle. Era um hambúrguer cozido no vapor e cheio de cebola, a cinco centavos de dólar. Nas pequenas lanchonetes da época de 20, os fregueses sentavam ao balcão. Um ou dois funcionários faziam de tudo, de virar os hambúrgueres na chapa até registrar as vendas. Depois, vieram os drive-ins dos anos 30. Em 1937, os irmãos Dick e Maurice Mc Donald abriram um pequeno drive-in na cidade de San Bernardino na Califórnia, e revolucionaram o mundo do fast-food. Como todos os outros, eles serviam lanches rápidos para clientes apressados. Mas o drive-in era também o ponto de encontro dos adolescentes da cidade – e cenário de muita confusão. Para mudar essa imagem, em 1948, os irmãos Mc Donald reformularam a loja. A lanchonete perdeu parte do seu apelo para os adolescentes, mas conquistou as famílias. Logo dezenas de pequenos empresários começavam a imitar o novo conceito de lanchonete.

A partir dos Estados Unidos, o hambúrguer conquistou o mundo – já com carne de boa qualidade. Hoje, gourmet. A rodela de carne moída entre duas metades de pão redondo, coberta ou não de queijo, acompanhada ou não de alface e tomate, pode ser encontrada em lugares tão distantes entre si como a Austrália e a Áustria, a Jamaica e o Japão. É impossível saber quantos hambúrgueres são consumidos todos os dias no planeta. As lanchonetes começaram a chegar ao Brasil em 1952, quando o tenista americano Robert Falkemburg fundou o primeiro Bobs em Copacabana, no Rio.

Foi só o começo de uma grande aventura – como mostram os super burger points desta matéria.


Zé do Hambúrger Diner – De volta aos anos 50

Uma das hamburguerias de maior sucesso na capital, o Zé do Hambúrger Diner se destaca pelas sugestões de lanches premium e pela ambientação diferenciada

Quem nasceu na década de 50 vai ter uma gostosa nostalgia ao entrar no restaurante Zé do Hambúrger Diner, aberto em 2008. “Investimos em treinamentos para oferecer um excelente atendimento e a nossa decoração temática dos anos 50 é, sem dúvida, um grande diferencial. Quem vem ao Zé do Hambúrger vive uma experiência diferente, uma viagem aos anos dourados. Clipes de grandes artistas já foram gravados aqui por conta da temática retrô”, diz o administrador da casa, Bruno Kobayashi. No empreendimento do empresário Celso Ribeiro, um apaixonado por gastronomia, o destaque decorativo é a mesa-carro: o cliente pode se deliciar com as sugestões da casa dentro do disputado Ford 51. Já o carro do Pato Donald faz a alegria da criançada.

E é nesse cenário divertido que os clientes saboreiam os deliciosos lanches do cardápio – entre os mais pedidos, o Zé Burger (150 g de hambúrguer de picanha, cheddar, cebola crua, alface, tomate e maionese artesanal). Além dele, chamam a atenção o Kanguru Bacon (pão australiano, 200 g de hambúrguer de fraldinha grelhado no sal grosso, cheddar, bacon, relish de pepino e maionese artesanal) e o Diner Burger (150 g de hambúrguer de picanha, alface, tomate, bacon, molho de queijo, barbecue e onion rings). Opções como hot dogs, beirutes, omeletes e saladas ajudam a compor o cardápio. Como acompanhamento, experimente a Batata do Zé (receita artesanal com cheddar, bacon, queijo prato gratinado, maionese e molho barbecue). Irresistível. “Também se destacam shakes exclusivos, como o de Leite Ninho, que pode ser batido com Nutella, Ovomaltine e Oreo. São deliciosos”, garante Bruno. A novidade fica por conta da nova bebida, o Special Brownie Shake, que é uma mistura de sorvetes de baunilha e chocolate, um pedaço de brownie, marshmallow tostado e calda de chocolate. Como sobremesa, delicie-se com o Waffl e coberto por Nutella ou Doce de Leite, acompanhado de sorvete. “Para quem gosta de chocolate, temos o nosso Cake na Boleira, feito na casa e coberto por Brigadeiro de Colher. É simplesmente divino”, comenta Bruno, que adianta novidades. “Este ano inauguramos nosso delivery e temos planos de expansão para o próximo semestre, a fim de oferecer nossos deliciosos burgers em novas regiões. Além disso, estamos inserindo pratos executivos no almoço”, finaliza.

Zé do Hambúrger Diner 
Itapicuru, 419 – Perdizes – Tel.: (11) 3868 4884 – www.zedohamburger.com.br


Viseu Burger & Steak House – Burger para todos

Com um lindo ambiente e ótimos lanches, a Viseu Burger & Steak House é a pedida certa para reunir amigos e familiares e se deliciar com as maravilhas da casa.

Inspiração dos sócios da Viseu Burger & Steak House, que são proprietários de uma padaria anexa, a hamburgueria veio compor um ambiente agradável para todos os públicos, principalmente famílias. O projeto deu certo e hoje a Viseu é sucesso entre a fiel clientela que frequenta a casa e atrai cada vez mais novos clientes. A decoração vintage e clean, com figuras de astros do rock estampadas na parede e nos bem distribuídos três ambientes, deixam ainda melhor a experiência de provar o Cheese Salada Viseu.

O Chicken Melt (peito de frango, cheddar, alface, tomate e molho tártaro no pão ciabata) e o Tradicional Viseu (delicioso filé mignon, queijo prato derretido, bacon e maionese da casa no pão ciabata) também são ótimas pedidas, ainda mais se você fechar a refeição com a deliciosa sobremesa Perfeição de morango – uma generosa porção de morango com cobertura de chocolate especial. Delícias também entregues pelo serviço de delivery da marca. “Fazemos questão de dar um atendimento personalizado a nosso cliente. Aliado a isso, também nos preocupamos em trabalhar somente com produtos de qualidade”, diz Rogério Campos, sócio da Viseu.

Viseu Burger & Steak House
Unidade Tatuapé – R. Francisco Marengo, 699 – Tel.: (11) 2090 3490
Unidade Mogi das Cruzes – Av. Vereador Narciso Yagi Guimarães, 1001 – Shopping Mogi – Tel.: (11) 4796 2380


Jeti’s Burger & Grill – Delícias de outro mundo

Fenômeno na cena gastronômica da cidade, o Jeti’s Burger & Grill é um daqueles lugares que vale a pena conhecer – tanto pela ambientação impecável como por seus hambúrgueres diferenciados.

Que tal degustar lanches gourmet em uma nave especial, com toda a temática intergaláctica à sua volta? Essa foi a grande sacada do Jeti’s Burger & Grill, um dos maiores sucessos da cidade. Aberto em junho de 2015, o restaurante vive cheio e chega a receber, num único mês, 20 mil clientes. “Sentimos a necessidade de uma hamburgueria temática em São Paulo. Aqui, o cliente se sente em outra galáxia e ainda tem trilha sonora dos filmes que envolvem o tema, efeitos especiais, como jogo de luzes e fumaça, que reforçam a ideia”, explica a diretora comercial Michelle Barduchi, esposa do sócio Eduardo Barduchi, que está à frente da casa com Alonso Paulo da Silva e José Carlos da Fonseca Gonçalves. Além da decoração surpreendente, o cardápio cativa os clientes. Todos os hambúrgueres são artesanais, elaborados com ingredientes de altíssima qualidade. O destaque vai para o Pic Double Black (pão black, dois hambúrgueres de picanha de 150 g, cheddar, catupiry, maionese Jeti’s e tomate). Mas outros chamam a atenção, como Costelinha Especial Jeti’s (hambúrguer de costelinha de porco, cebola caramelizada, molho barbecue e maionese Jeti’s no pão de hambúrguer), Sanduíche de Carpaccio Jeti’s (tradicionais fatias finas de carpaccio com molho mostarda, parmesão e alcaparras na baguete francesa) e ou a porção de Batata Rústica (com tempero especial, cheddar, molho bolonhesa e cebola crispy). Imbatíveis.

Além dos hambúrgueres
Para quem quer experimentar outras receitas, há também lanches tradicionais, massas, risotos, saladas, porções, pratos executivos e beirutes. Os milk shakes também não poderiam ficar de fora. Vale provar a receita nos sabores Nutella, Ovolmatine e Leite Ninho. E, antes de descer da nave, as sobremesas. “Nosso exclusivo Petit Gateau faz muito sucesso, além da Delícia de Morango (sorvete de baunilha tradicional, pedaços de morango e calda de chocolate) e Churros na Taça”, acrescenta a diretora, que adianta novidades. “Para este semestre desenvolvemos receitas especiais de lanches gourmet em pães coloridos, nas cores verde, azul, vermelho e amarelo. E a nossa grande parceria com uma das maiores distribuidoras de filmes, o grupo PlayArte, que, através de cortesias, levam nossos clientes ao cinema”, finaliza.

Jeti’s Burger & Grill
R. Verbo Divino, 1194 – Chácara Santo Antônio – Tel.: (11) 2387 2552 – www. jetisburgeregrill.com.br


Burdog – Hambúrguer de peso

Desde o fim da década de 60, a Burdog mantém a tradição e a qualidade que o consagraram como uma das melhores lanchonetes da cidade.

Foi em 1968 que surgiu uma das melhores e mais antigas hamburguerias de São Paulo. A princípio, eram as lanchonetes do grupo Chico Hambúrguer, presentes nos bairros do Paraíso, Pacaembu e Moema. Em 1975, foi rebatizada como Burdog – nome que se tornou sinônimo de deliciosos lanches, milk shakes e sobremesas. À frente da empresa familiar, já em sua terceira geração, estão os empresários Dorival Polizzi, Victor Polizzi e Gladys Polizzi. Na administração, Daiana Polizzi, Denis Polizzi e Vicente Polizzi. “A maior parte da nossa equipe está conosco há mais de 15 anos. A cozinha é supervisionada por nós mesmos e por uma nutricionista”, diz Vicente. Todo esse cuidado e respaldo fizeram com que a hamburgueria ganhasse fãs pela cidade. “Nossa maionese é um dos destaques da casa, além dos milk shakes, que são sempre lembrados pelos nossos amigos e clientes. Como um todo, além das generosas porções, nosso diferencial é o fato de mantermos a mesma qualidade no que servimos sempre”.

Delícias clássicas
Desde a abertura, uma receita se mantém intacta e é a preferida da clientela: o X-Burdog (pão, hambúrguer, queijo, bacon, tomate, maionese, picles, cebola crua, alface e tomate). “Nós servimos um hambúrguer tradicional brasileiro. A carne não é alta e o que se destaca são os acompanhamentos e molhos”, acrescenta. Além da boa pedida, outras receitas da casa agradam, como o X-Frango Empanado (filé de frango empanado com queijo, maionese e tomate) e o clássico X-Salada (hambúrguer, salada, maionese artesanal, tomate e queijo). “Na unidade do Brooklin temos um sanduíche que tem feito muito sucesso, o de Costelinha Suína Desfiada, que vem regado com uma receita própria de barbecue artesanal. Em breve, a receita estará disponível também na unidade da Pacaembu”. Como acompanhamento, vá de Onion Rings, cebolas empanadas com maionese e tártaro. E, é claro, que os milk shakes não poderiam ficar de fora. “Eles são cremosos no ponto certo. Vale a pedida do copo coberto por chocolate. Servimos também soda italiana, feita por nós mesmos”, complementa Denis. Para finalizar, além dos clássicos Banana Split, Sundae e Colegial, experimente a Banana do Almirante, feita na chapa com açúcar, servida com sorvete de creme e polvilhada com canela. “Uma experiência única que só a Burdog proporciona”, comenta Daiana, que atribui o sucesso à tradição. “Clássico é clássico. Existem milhares de receitas e maneiras de fazer e servir hambúrgueres. Nós apostamos e mantemos uma receita de sucesso há quase 50 anos”. As duas unidades disponibilizam delivery até às duas da manhã. No Brooklin, o vallet é gratuito.

Burdog
Av. Dr. Arnaldo, 232 – Pacaembu – Tel.: (11) 3151 4849
Av. Santo Amaro, 5197 – Brooklin – Tel.: (11) 2373 4604 – www.burdog.com.br 


New Dog – 24 horas de delícias

Desde 1967, o New Dog é parada obrigatória dos “hamburgueiros” de plantão. Além de sanduíches irresistíveis e ambiente diferenciado, um dos destaques da casa é o horário de funcionamento: 24 horas para degustar as sugestões da casa.

Há quase cinco décadas, o New Dog presenteia os paulistanos com receitas tradicionais muito bem executadas. São dezenas de opções de hambúrgueres, entre muitas sugestões, que atraem clientes a qualquer hora do dia. “Nos destacamos pela grande variedade de sanduíches, além da nossa imbatível maionese verde artesanal. Ainda oferecemos estacionamento cortesia e uma novidade: pelo nosso novo aplicativo, é possível fazer pedidos delivery até as 4h da manhã”, comenta o proprietário Hélio Palermo Filho, que, com Wladires Muga Palermo, montou a famosa hamburgueria. A casa que deu origem ao New Dog é a mesma em que morou Hélio com sua família durante anos – hoje é considerada a maior hamburgueria da América Latina. O espaço tem capacidade para 500 clientes. “Sempre gostamos de comer bem e saborear bons hambúrgueres e sanduíches. A partir desse ponto, surgiu a ideia de fazer algo que unisse essa paixão com a vontade de oferecer um produto com qualidade num ambiente confortável e ótimo atendimento”, resume. Entre os lanches que mais fazem sucesso, o clássico Cheese salada é o campeão. Para acompanhar, batatas fritas com maionese à parte e Milk shake, nas versões Chocolate, Ferrero Rocher e Nutella que vão deixar sua experiência na casa ainda mais gostosa. Outros lanches a destacar são o Tuna Fish, delicioso sanduíche de atum, e o Hambúrguer vegetariano de cogumelo, para atender ao público vegetariano. Completam o cardápio saladas, beirutes e omeletes. De sobremesa, as boas pedidas são Mousse de chocolate, Petit gâteau, Sundae e Morangos ao chocolate. De dar água na boca.

Tradicional e sofisticada
Para Hélio, os hambúrgueres mais elaborados não são apenas uma moda passageira e vieram, sim, para ficar. “Acredito que os hambúrgueres gourmet não são uma onda, e sim uma realidade. Quanto à receita, ela sempre pode ser sofisticada, assim como o New Dog vem fazendo desde a sua inauguração”, diz o empresário, que chega a receber 50 mil clientes por mês. Ainda de acordo com ele, a hamburgueria vai além das boas receitas. “A casa é também um ponto de encontro na cidade, a qualquer momento, seja no almoço, happy hour ou no pós-balada. Fazemos questão de proporcionar aos clientes o grande prazer de saborear produtos artesanais num ambiente descontraído, como se fosse a extensão de sua própria casa”, finaliza.

New Dog
R. Joaquim Floriano, 254 – Itaim Bibi – Tel.: (11) 3168-7899 – www.newdog.com.br


Nico Hamburgueria – Burger de lei

Dos mesmos donos do Nico Pasta & Basta, do Bar do Nico e da Sala Vip, a bem-sucedida Nico Hamburgueria continua a impressionar.

Sob a supervisão rigorosa da sócia Natalia Delbosque, a Nico Hamburgueria, no Ipiranga, atrai uma legião que fica impressionada pela pitoresca decoração da casa, cheia de bonecos dispostos em prateleiras. Entre personagens da Família Dinossauro, Topo Gigio e Shrek, os clientes provam hambúrgueres muito benfeitos, como o novo blend de carne, intitulado Hambúrguer da casa, com-posto por 70% de alcatra, ou o sanduíche Aladin, feito com 160 gramas de hambúrguer, queijo sem lactose e abobrinhas grelhadas. “Suculência do início ao fim”, define Natalia.

No capítulo aperitivos ou acompanhamentos, a batata frita xadrez divide a preferência com a asinha de frango picante. Entre os carros-chefes da casa, os lanches Cebolinha (hambúrguer de picanha de 160 gramas feito na grelha, com cebola vagarosamente caramelizadas, queijo cheddar e pão australiano) e o Piu Piu, sucesso entre a clientela fit (hambúrguer de quinoa, queijo sem lactose e molho de tomate fresco temperado no pão de forma integral) estão entre os mais pedidos. Nas sobremesas, o mérito vai para o milk shake de nutella e a cinematográfica Banana Split, além de recente e deliciosa novidade: cheesecake regada com uma fresquinha calda de frutas vermelhas. No aconchegante salão, é possível ver familiares e grupo de amigos se deliciando com o clima descontraído da lanchonete chic. No piso superior, há um espaço mais intimista que mais parece uma sala de casa e acomoda até 30 pessoas, sendo reservada à realização de eventos. A casa é embalada por ritmos das décadas de 60 e 70: a boa e velha bossa nova e pelo seu ancestral, o Jazz americano. Seja Bem Vindo!

Nico Hamburgueria
R. Cisplatina, 31 – Ipiranga – Tel.: (11) 2062 8000


Red Steak & Burger – Burger, parrilha e afins

Do almoço ao jantar, passando pela happy hour, a Red Steak & Burger é sempre uma grande opção.

Com cinco restaurantes de sucesso, a mais nova empreitada   dos sócios e irmãos Jeremias, Eliel e Osiel Silveira, a Red Steak & Burger consolida o sucesso desse grupo de restaurateurs. “Comecei minha carreira como gerente de restaurantes e em 2006 resolvi concretizar o sonho de abri meu próprio negócio. Convidei meu irmão Eliel para entrar na sociedade e, conforme fomos abrindo novas casas, convidamos nosso outro irmão, o Osiel, para fechar o trio da sociedade. Estamos felizes com a parceria e nossa dedicação é permanente em relação a nossos negócios”, diz Jeremias. Mix de hamburgueria e restaurante, a nova casa, localizada numa área nobre do Itaim também trabalha em sistema delivery. Tem ambientação descontraída e moderna em seus dois andares e uma área exclusiva para a realização de eventos, de aniversários a confraternização de empresas.

Menu de tentações
Os hambúrgueres artesanais preparados com carne de qualidade dividem a atenção da clientela com o farto buffet de saladas e pratos, fazendo da casa uma ótima opção para os executivos da região na hora do almoço. Há também deliciosas carnes grelhadas na parrilha e carvão, preservando assim o sabor de cada corte, inclusive nos hambúrgueres. Massas, omeletes e grelhados compõem o caprichado menu. Das mais de dez opções de burgers, nos quais o cliente escolhe acompanhamentos e molhos de sua preferência, há desde green salad e onion rings a batatas rústicas. Delícias que atraem turmas para a happy hour e o jantar. O Red´s Mini Burger – três miniburgers com queijo prato, cheddar e gorgonzola – vem acompanhado de maionese da casa e molho apimentado e é ideal para uma minidegustação para compartilhar. O Original Burger é feito de burger de fraldinha 200 gramas, queijo prato derretido, picles de pepino, maionese da casa no pão de gergelim. O exclusivo Salmão Burger leva 200 gramas de salmão, queijo gouda derretido, rúcula, maionese, tomate, maionese de wasabi no pão australiano e é servido acompanhado de molho tártaro. Para fechar a visita e devorar sem culpa, escolha a refrescante Taça Red´s – duas genero-sas bolas de sorvete, calda de chocolate, farofa e chantilly – ou os Milk shakes da casa. As crianças também têm vez no Red Steak & Burger com um menu Kids só para elas. O atendimento cordial deixa a visita ainda mais prazerosa. Sucesso que com certeza levará os Silveiras a abrir em breve novas casas.

Red Steak & Burger
R. Tabapuã, 1417- Itaim – Delivery. Tel.: (11) 3071 2878


Stunt – A seu gosto

Aberto há um ano, a hamburgheria do chef e restaurateur Donato Galvez se tornou um fenômeno na região do Morumbi.

Quem frequenta a casa – e em geral basta uma visita para isso passar a ocorrer – já conhece o ritual. O cliente segue direto para os degraus que levam à área interna da casa e se encaminha para o caixa. Em geral, há uma fila – mas a espera compensa. Quando chega a vez, é hora de montar o hambúrguer a seu gosto. A primeira escolha é a do pão – com ou sem gergelim. A segunda, entre quatro tipos de queijo: muçarela, cheddar, gorgonzola e prato. Em seguida, opta-se pelos complementos: alface, tomate, cebola caramelizada, bacon e picles. Pode-se escolher apenas um ou todos, se o cliente assim desejar. O burger propriamente dito é um bombom de 140 gramas de um blend de carnes que garante maciez e sabor. Há uma opção vegetariana, se for o caso. Você escolhe sua bebida – refrigerantes, cervejas ou um belo milkshake –, paga e vai para sua mesa. Minutos depois, uma senha luminosa avisa que ele está pronto, à espera de quem o encomendou. Em um ano de atividade, comemorado agora, o Stunt Burger já ganhou merecidamente o privilégio de estar entre as melhores e mais queridas hamburguerias da cidade, não só pela qualidade de seu cardápio enxuto como por seu ambiente despojado e aconchegante– tudo sob o comando do chef Donato Galvez, que brilhou na cena gastronômica de São Paulo com o Limone e o Baltazar, e, depois de 10 anos de consultoria no segmento, especializando-se em otimização de cozinhas, retorna ao mercado com essa casa enxuta e vitoriosa. Ele conta ter se inspirado nas lanchonetes cult que conheceu em Sausalito, São Francisco, nos anos 80. É grande a familiaridade de Donato com a cultura do hambúrguer. Ele é membro de uma espécie de confraria de donos de hamburguerias – a Have a Nice Burger. E optou por uma fórmula sem erro. A relação custo-benefício no Stunt é ótima: o sanduíche montado a seu gosto custa apenas 21 reais. As batatas fritas, saborosíssimas, apenas 10. Todo mês, o Stunt elege o hambúrguer do mês, com uma receita especial. Em março, quando comemorou seu primeiro aniversário, esse convidado especial foi o Family Burger – com nada menos que quatro hambúrgueres, queijo prato, maionese da casa e bacon caramelizado. Foi um sucesso. O especial mais vendido até agora.

O empreendimento é francamente familiar
Os filhos de Donato, Nick e Dodô, administram a hamburgueria ao lado do pai e participam de todos os detalhes. Na hora do almoço, alunos das escolas da região batem ponto ali, numa alegre reunião pós-aula. À noite e nos fins de semana, predominam famílias e a moçada chegada num burger. O Stunt já virou cult: chegou a preparar 500 sanduíches num único dia. Para acompanhar o crescente movimento da casa, que hoje só tem 28 lugares sentados, Donato alugou o terreno ao lado e ali, além de mais mesas ao ar livre, instalou um contêiner, onde serão servidas cervejas artesanais e outras bebidas, poupando o cliente de enfrentar a fila outra vez, se quiser se abastecer novamente.

Stunt Burger
R. José Janarelli, 426 – Morumbi – Tel.: 11 3721 3538


Frank & Charles – Vila do burger

Ao estilo Diner, o Frank & Charles faz sucesso com seu menu repleto de boas opções do café da manhã ao lanche da noite.

Com público cativo, o charmoso restaurante hamburgueria Frank & Charles, instalado numa vila em Higienópolis, é daqueles lugares que atende a todos os gostos e não decepciona. Na decoração, mistura de elementos modernos com toque industrial, porém aconchegante, dando a impressão de que se está fora do agito da cidade, muito pela localização, no arborizado bairro paulistano. O projeto da casa vem do sonho dos sócios Marcelo Campos e Daniela Pilar – ela economista e ex-executiva financeira, e ele um competente chef de cozinha com grande experiência na área. Sucesso desde a inauguração, no cardápio há pratos e sanduíches muito bem preparados. O café da manhã ao estilo americano tem deliciosas opções, como os ovos mexidos cremosos com bacon, sanduíches e uma variedade de sucos, todos originais, caso do FC – suco natural de melancia, abacaxi e água de coco. No almoço vale pedir os “Pratos do dia” – sugestões diárias que não se repetem ao longo do mês. A receita Thai é uma das preferidas dos clientes – leva arroz de coco com molho feito à base de especiarias tailandesas, camarão e lula. Um clássico do chef Marcelo que faz sucesso desde os tempos da feirinha gastronômica quando a dupla tinha a banqueteria Soul Kitchen.

Hambúrguer e muito mais
Os burgers da casa são muito bem avaliados pela crítica e principalmente pela fiel clientela. Feitos com carne de Angus (e cortes segredos do chef), a versão OMG é uma das mais pedidas. Hambúrguer feito com mistura de carne Angus e bacon canadense cortados na ponta da faca (irresistível). Leva maionese da casa, queijo cheddar e relish de pepino, feito também na casa, servido com pão preto ou brioche. Para quem não come carne, o Frank& Charles tem ótimas opções de sanduíches vegetarianos, entre eles o VG, feito de ciabatta com abobrinha grelhada, pasta de tomate seco e cream cheese. De sobremesa, Panquecas Americanas e, para acompanhar, a dica é se deliciar com os milk shakes da casa, de vários sabores e feitos com sorvete artesanal. O recente (e inusitado) lançamento é o Milk shake Dum Pretroleum – feito com sorvete artesanal de leite, a premiada cerveja Dum Petroleum e praline de avelã. O segredo do sucesso? Os sócios atribuem ao atendimento personalizado e atencioso e ao cuidado do chef em preparar todas as receitas com matéria-prima de primeira qualidade e produtos frescos

Frank & Charles
R. Tinhorão, 130 – Higienópolis – Tel.: (11) 3624 8763


Vinnotinto Burger – Autenticidade à mesa

Com conceito descomplicado, o Vinnotinto Burger apresenta uma experiência gastronômica que foge ao convencional.

Quis fazer algo que unisse duas das minhas grandes paixões – a cozinha simplificada e a harmonização de vinhos – e encontrei nos hambúrgueres, o casamento perfeito”, diz Robinson Molly, proprietário do Vinnotinto Burger, recentemente inaugurado no novo polo gastronômico da Zona Leste, o Tatuapé. Preparado para receber os mais diversos perfis, a casa tem uma única exigência: reunir admiradores da boa gastronomia. A autenticidade do Vinnotinto é logo percebida nos bem preparados hambúrgueres, feitos pessoalmente por Molly: um blend de wagyu (carne japonesa), receita secreta que só ele conhece. O proprietário também fez questão de dar o seu toque no cardápio, criando cada um dos itens com inspirações de um verdadeiro aprecia-dor. O Vinnotinto – pão tradicional, hambúrguer wagyu 160g, cheddar inglês, maionese, pickles, cucumber e cebola roxa – merece destaque, ao lado das versões London (pão preto, hambúrguer wagyu 200g, cheddar inglês, maionese, cebola caramelizada e crispy de cebola) e o Hulk (pão verde de espinafre, hambúrguer wagyu 160g, queijo maturado, apidanmer austríaco, molho de queijo com wasabi, maionese, crispy de cebola e cebolinha). Além de dar asas à imaginação dos clientes, permitindo que montem os hambúrgueres de acordo com o seu paladar. De entrada, é possível escolher entre batatas rústicas com cheddar e bacon, cebola empanada e uma opção armênia, o arais. Para harmonizar, como o próprio nome da casa sugere, há uma excelente carta de vinhos que privilegia as melhores regiões produtoras, sugeridas pelo sommelier da casa, Augusto Monteiro. “Embora poucas pessoas conheçam essa combinação, a harmonização do vinho com o hambúrguer é espetacular”, garante.Há também uma carta de cervejas importadas e opções não alcoólicas, como os saborosos Milk Shake de Oreo, Gianduia e Nutella. De sobremesa, dá para enlouquecer com o irresistível brigadeiro de colher (servido quente ou frio), o pudim de leite ninho e o doce português, sericaia.

Diferente e bom
Navegando contra a maré das modas gastronômicas, o Vinnotinto Burger tem um estilo peculiar em sua decoração, cardápio e harmonizações. A começar pelo espaço, construído em alvenaria e em um contêiner, é impossível não se impressionar com os elementos que compõem o ambiente. Na decoração, objetos garimpados pelo proprietário se misturam as peças do seu acervo pessoal. Uma cabine telefônica estilo londrina, um avião, placas de carro e até uma lambreta dividem espaço com um elevador panorâmico, criado exclusivamente para dar acesso ao piso superior da casa, aconchegante e com vista privilegiada para o interior da hamburgueria – espaço perfeito para a realização de eventos. Localizado no coração do Tatuapé, o Vinnotinto Burger é o primeiro estabelecimento gastronômico da região a instalar um parklet para receber seus clientes de forma aconchegante e descontraída, durante o almoço e o jantar. Uma deliciosa experiência do início ao fim.

Vinnotinto Burger
R. Euclides Pacheco, 338 – Tatuapé – Tel. (11) 3554 5643 – facebook.com/vinnotintoburger


Hamburgueria do Sujinho – Paixão paulistana

Uma das marcas mais tradicionais e mais amadas da cena gastronômica paulistana também brilha nos sanduíches.

São quatro churrascarias, duas hamburguerias, uma central de delivery e um recente lançamento, o Sujinho Fast Burger, lanchonete ao estilo autoatendimento, localizada no centro da cidade. Assim é a história da rede Sujinho, clássico de São Paulo que com seu nome irreverente para um restaurante, atrai milhares de pessoas mensalmente em suas unidades, muitas para provarem a famosa bisteca de boi da casa. Um corte com osso do contrafilé de 700g – carne proveniente de gados de primeira qualidade servida na churrascaria, como também vários tipos de cortes nobres. O Sujinho tem clima descontraído, atendimento sem firulas e, sim, ágil e despretensioso. No comando da operação está pai, filho e neto. Três geração da família Rocha, descendentes de portugueses da bela região de Viana do Castelo. Tudo supervisionado pelos sócios e por um dos braços direito da família, o chef operacional da hamburgueria do Grupo Wilson Junior. Conhecido por ser um profissional extremamente exigente e detalhista na elaboração dos lanches e pratos. Os sócios adiantam que pretendem expandir a rede com a inauguração de novas casas, principalmente da Sujinho Fast Burger com o conceito de hambúrguer feito na brasa e com gramatura menor para ser servido mais rápido ao cliente. A primeira hamburgueria da rede foi inaugurada em 2009. Como queriam inovar no segmento, a família Rocha lançou hambúrgueres temperados somente com sal grosso e grelhados na brasa em churrasqueira desenvolvida por eles mesmos. Após muita dedicação chegaram no ponto certo da receita que é guardada a sete chaves pela família.

Desfile de aromas e sabores
Todas as carnes, bem como os outros ingredientes da casa são grelhados em churrasqueira a carvão, dando um gosto especial às receitas. São servidos hambúrgueres nas versões 80g, 160g e 250g, produzidos diariamente numa central de processamento para manter o mesmo padrão de qualidade. O cardápio tem opções de lanches light à base de soja, peixes , legumes e os famosos churrascos do Sujinho servidos em pão baguete com vinagrete e queijo prato. Se o cliente preferir pode montar o lanche com diversas opções de acompanhamentos à sua escolha. Um dos carros-chefes da casa são as batatas fritas in natura, processadas numa central e fornecidas por um dos maiores batateiros da cidade, amigo e fornecedor do Sujinho há mais de 50 anos. As sobremesas são um capítulo à parte – destaque para a Big Taça, taça grande congelada e mergulhada em chocolate e salpicada na parte externa com castanha de caju. É servida com três bolas de sorvete, nos sabores de preferência do cliente, assim como a cobertura, que leva farofa crocante e chantilly. Um delicioso absurdo açucarado! Sucos naturais e o chope Brahma bem tirado e gelado, que reina nos copos dos clientes são boa escolha sempre. Com tudo isso, pode-se dizer que a Hamburgueria do Sujinho tem uma das melhores relações custo-benefício da cidade. Comida boa, farta e com preço justo. Os clientes agradecem.

Hamburgueria do Sujinho
R. Maceió, 64 – Consolação – Tel.: (11) 3231 5207


Little Boys – Gastronomia de gente grande

Hambúrguer de primeira e serviço personalizado – assim é o Little Boys Bar Café Wash, hamburgueria, café e wash, um verdadeiro parque de diversão de sabores.

Renato Alcântara sempre foi apaixonado por gastronomia. Frequentador assíduo de restaurantes e bares, ficava frustrado com o serviço ou o cardápio de muitos locais que visitava. Foi esse o primeiro incentivo que motivou o hoje restaurateur a abrir o Little Boys Bar Café Wash, mix de hamburgueria, café e lavagem de motos. O local cria um ambiente divertido, que remete ao universo de motos, barcos e carros. “Projetei cada detalhe da casa, um sonho realizado”, diz Renato, que fez uma homenagem a seu filho e também se inspirou na frase “The only difference between men and boys is the price of their toys”, para criar o nome da hamburgueria.

Brasa quente
Hambúrgueres tradicionais ou receitas autorais, o blend é feito de carne de altíssima qualidade e ao estilo americano de fazer churrasco – direto na brasa, dispensando o uso de chapa. Ao som das bandas que se apresentam ao vivo no local, a clientela prova receitas como picanha argentina, linguiças de vários tipos e uma costela marinada preparada com Jack Daniel´s Honey. O clima de churrascada é tanto que o Little Boys reserva um espaço e a churrasqueira para os clientes que queiram fazer eventos no local, numa área concorridíssima ao ar livre ideal para a realização de festas. O menu fica a cargo da chef Bianca Apolinario, que afina o cardápio participando de cada detalhe da elaboração dos pratos e de outros petiscos da casa. Na sobremesa, destaque para o delicioso e artesanal brownie que Bianca faz questão de preparar. Entre as novidades, Renato adianta o lançamento do Little Boys Club, um clube de vantagens que deixa o que era bom ainda melhor. Com uma taxa trimestral, os membros do clube têm vantagens exclusivas, que vão do Double Chopp a descontos no consumo geral da casa e nos itens da loja incorporada a todo o complexo. Puxe uma cadeira, escolha uma receita do cardápio, uma cerveja, curta o som e divirtasse no Little Boys.

Little Boys
R. Guaipá, 328 – Vila Leopoldina – Tel.: (11) 2638-8139


The Mr. Jones – Mais do que um hambúrguer

Desde janeiro de 2015, a hamburgueria The Mr. Jones tem se destacado na cidade: no simpático espaço podem ser degustadas saborosas receitas que encantam pela criatividade.

Há pouco mais de um ano, a The Mr. Jones apresenta criações que chamam atenção pela inovação e sabor. À frente da cozinha, o experiente chef Pedro Silva, com passagens por grandes casas da capital, como Forneria San Paulo, Zucco e Maremonti. “O Pedro sempre sonhou em abrir uma hamburgueria diferente, onde molhos e produtos típicos de restaurantes de alto padrão fossem os ingredientes dos hambúrgueres”, revela a sócia Paula Bartholo. O resultado dessa mistura vai além dos chamados “hambúrgueres gourmet”. Os mais vendidos, por exemplo, se destacam pela deliciosa combinação de ingredientes, como o The Legend (hambúrguer recheado com ragú de costela precoce, mussarela, maionese da casa e salada) e o Bronx (hambúrguer de fraldinha, molho de tomates frescos, mussarela, bacon e molho pesto). Além dos suculentos London (hambúrguer de fraldinha, cheddar, cebola caramelizada no vinho e especiarias, e pão australiano) e Burrata (hambúrguer de fraldinha, burrata, tomate assado e molho pesto). De acordo com a empresária, outro grande diferencial é que a base do blend de todos os hambúrgueres é feita com carne precoce, o que confere mais sabor e consistência às receitas. “Acreditamos que é possível criar lanches mais sofisticados, desde que preservadas as características básicas de um hambúrguer e as combinações feitas com conhecimento”, opina Pedro. Acompanhamento: vale destacar o Farm Fries (misto de batatas doce e asterix, fritas e gratinadas com azeite de ervas, cheddar e bacon). Para harmonizar, cervejas artesanais, chope e drinks para todos os gostos. “Nossas sobremesas também fazem bastante sucesso, como os Minichurros com doce de leite e raspas de limão e a Torta de limão com base de bolacha Negresco”. Além dos hambúrgueres, outras receitas se sobressaem, como a Coxinha de cogumelos e camarões, na qual a massa é feita com molho bisque. Surpreendente. “Também servimos pratos executivos”, avisa Pedro, que disponibiliza delivery na região. “Nos destacamos por oferecer produtos diferenciados, com muito sabor e preço justo”, finaliza.

The Mr. Jones
R. Salvador Risoleu, 115 Butantã – Tel.: (11) 3578 9100 – www.themrjones.com.br


Cineasta Burguer – Menu recheado de estrelas

Aberto há pouco mais de um ano, o Cineasta Burguer deve entrar no roteiro de quem não dispensa um bom hambúrguer. Ao todo, são mais de 200 opções de lanches, que podem ser montados de acordo com a preferência do cliente.

Os fãs de hambúrgueres artesanais  têm de conhecer o Cineasta Burguer, localizado na Chácara Santo Antônio. No simpático espaço, há sugestões para todos os gostos, inclusive para vegetarianos. “Temos opções de hambúrguer de soja, que tem agradado bastante aos clientes que não consomem carne animal. Mas o carro-chefe da casa ainda continua sendo o hambúrguer de fraldinha”, diz Cristiano Arante, que divide a sociedade com Israel José e Zaqueu Rodrigues. A hamburgueria é a segunda casa dos empresários, que há três anos mantêm um bar com o mesmo nome, no mesmo bairro. “Passamos na frente do imóvel, que estava para alugar, e tivemos a ideia de montar uma hamburgueria, já que esse é um segmento que está em ascensão. E, como o Israel já foi gerente de uma famosa hamburgueria, o convidamos para entrar com a expertise”. Compõem o menu mais de 200 lanches, todos elaborados com hambúrgueres artesanais. Entre as carnes utilizadas, filé mignon, filé de frango, calabresa, fraldinha com costela, picanha, pernil, salmão e coxão mole, todos com complementos diversos. Há também opções de pratos executivos, hot dogs, beirutes, saladas, pratos light e porções, como polenta, mandiocas e batatas fritas, espeto misto, bolinho de bacalhau, entre outras sugestões ideais para curtir uma happy hour com os amigos. Para beber, milk shakes, drinques, cachaças especiais, vinhos e uma carta de cervejas artesanais com mais de 20 marcas. Antes de fechar a conta, não deixe de experimentar o imbatível Petit Gâteau da casa. Uma delícia. “Nos destacamos pela nossa qualidade e excelente custo-benefício. Nossos hambúrgueres são os mais em conta da região”, afirma Cristiano, que deu o nome Cineasta em razão de um antigo trabalho. “Eu era gerente num bar que ficava próximo a uma produtora. Era frequentado por muita gente de publicidade e cinema. Gostava desse ambiente, por isso batizei a casa como Cineasta”, finaliza.

Cineasta Burguer
R. Capitão Otávio Machado, 583 Chácara Santo Antônio – Tel.: (11) 5181 3277
R. Fernandes Moreira, 591 Chácara Santo Antônio – Tel.: (11) 2893 2712


Novo Hamburger – Tradição na Mooca

Presente no bairro desde 1969, a lanchonete Novo Hamburger é um dos redutos preferidos dos fãs de sanduíches na Zona Leste. Ali, receitas convencionais muito bem elaboradas são as grandes estrelas do cardápio.

Comandado pelos sócios José Martins e Antônio Martins há 34 anos, a lanchonete Novo Hamburger é um dos patrimônios do bairro da Mooca. Na ampla casa, que acomoda 180 pessoas, o carro-chefe é seu famoso Cheese Salada, que atrai clientes de todas as partes da cidade. “Nosso grande diferencial é a qualidade e o atendimento personalizado. Como já estamos no bairro há muitos anos, nos tornamos amigos de muitos frequentadores”, diz José, que também é o responsável pelas delícias que saem da cozinha. Entre as boas pedidas, estão os combos irresistíveis, como o Trio 1 (X Salada, meia porção de fritas, suco ou refrigerante) e o Trio 2 (X filé salada ou X picanha salada, meia porção de fritas e milk shake).
“Também temos opções para o cliente montar o lanche como desejar e, é claro, oferecemos os tradicionais da casa: X Bacon Egg, X Egg Salada, Americano, Bauru, entre outros”. Ainda há omeletes, beirutes, lanches no pão sírio, saladas, porções e refeições individuais. Para sobremesa, os tradicionais Pudim de Leite e Petit Gateau são os mais pedidos. Além de opções à la carte, um delicioso e farto buffet por quilo no almoço. “Estamos sempre dispostos a servir e atender bem nossos clientes. Temos orgulho em oferecer qualidade e satisfação para quem tem prazer em comer bem”, complementa. Há também serviço de delivery para a região.

Novo Hamburger
R. Jumana, 334 – Mooca – Tel.: (11) 2605 9839


Madero Steak House – Império dos hambúrgueres

O grupo Madero está na contramão da atual crise econômica do País. A marca prevê a abertura, ainda este ano, de mais duas unidades internacionais e um crescimento de 40%. Haja hambúrguer…

A rede Madero está a todo o vapor. Ainda em 2016, o chef Junior Durski, à frente do grupo paranaense, prevê mais 33 novos restaurantes  – hoje, já são quase 70 em operação, inclusive em Miami, Estados Unidos. “Planejamos investir R$ 100 milhões na abertura de novos restaurantes no País. Além disso, queremos desembarcar em Sydney, na Austrália, com duas unidades”, avisa Junior, que revela números surpreendentes. A rede, em 2015, consumiu 1200 toneladas de carnes, sendo seis milhões de hambúrgueres, e faturou R$ 334,5 milhões somando os restaurantes e a fábrica. O crescimento foi de 56,1% em relação a 2014. O início do império começou em 2005, quando Durski inaugurou o primeiro restaurante em Curitiba, no Paraná. Não parou mais. Presente também em Santa Catarina, Distrito Federal, São Paulo, Goiás, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro, em breve Espírito Santo e Rio Grande do Sul vão ganhar os hambúrgueres inigualáveis da rede Madero.

Sabores novos
E, para coroar essa nova fase, Junior implementou novidades no cardápio, entre elas a receita argentina Choripán. O lanche é elaborado com linguiça artesanal defumada e grelhada em fogo forte e vem com o famoso molho Chimichurri, vinagrete e maionese artesanal. “Há tempos os clientes vinham pedindo um sanduíche de linguiça. Depois de estudar a melhor combinação, decidi que o caminho era o Choripán. Agora os clientes terão a oportunidade de provar um dos clássicos da gastronomia argentina, com a qualidade e o sabor do Madero”. Outra novidade no cardápio do Madero é o sorvete artesanal de vanilla. Receita da avó materna do chef Durski, Isabel Ossowski, seu grande diferencial são os ingredientes naturais. “Passei boa parte da minha vida com minha avó, que era dona de uma pequena sorveteria em Ponta Grossa, no Paraná. Lembro que ela fazia os melhores sorvetes do planeta, com ingredientes da fazenda do meu avô, Casemiro Ossowski. E por isso quero resgatar isso para os clientes do Madero”, explica. A boa pedida vem em duas versões: Sorvete de Vanilla com calda de chocolate e amêndoas laminadas e Sorvete de Vanilla com calda de frutas vermelhas e morangos frescos. Irresistível.

Madero Steak House
R. Bandeira Paulista, 823 Itaim Bibi – Tel.: 3079 6558 – www.restaurantemadero.com.br


San Dubão Chic – Sanduba do bom

Descolada e com ótimos lanches, a San Dubão Chic cativa os amantes de bons hambúrgueres.

Ponto de encontro de turma de amigos, casais e famílias, a San Dubão Chic, comandada pelos amigos de infância e sócios João Batista Gomes e Sebastião Januário Vieira Fernandes é um misto de lanchonete e restaurante – e tem público cativo, que vai ali em busca dos hambúrgueres e pratos feitos com capricho na casa inaugurada em 2008, num bairro arborizado na região sul da cidade. Entre eles, os hambúrgueres de picanha com carne de primeira, acompanhada de bacon, salada, queijo, catupiry, fritas, ovos e mui-to mais. Da linha de beirutes, a versão Sandubão vem com fritas, file mignon, mussarela, presunto, ovo, alface, tomate e a famosa maionese da casa. Vale experimentar também algumas novidades, como o Hamburguer do chef (lanche feito com hambúrguer de picanha, queijo, alface juliana, cebola picada e um molho rosé especial), o Filé mignon servido com queijo, bacon e maionese no pão ciabata quentinho e macio. Dos pratos, o Contrafilé champignon é servido com alface e to-mate, além do Chicken light e Picanha com fritas, brócolis, salada russa, entre outras. Às quartas-feiras e sábados a dica é a bem servida feijoada. Para adoçar o paladar, tem petit gâteau, frutas, açaí na tigela, mousse, novos milk-shakes, como o batizado com o nome da lanchonete, que leva sorvete de chocolate, licor de cacau, chantilly e chocolate. No salão ou no serviço de delivery, os clientes contam com um atendimento ágil e atencioso. Na decoração inspirada nas lanchonetes do centro de São Paulo da década de 90, o aconchegante salão tem tons de vermelho nos estofados e iluminação natural. Ambiente perfeito para entrar, sentar e se deliciar sem culpa com o que vem da cozinha da San Dubão.

San Dubão Chic
R. Franklin Lewis Gemel, 22 Jardim Marajoara – Tel.: (11) 3804 6280

Sair da versão mobile