Go Where – Lifestyle e Gastronomia

Mesas em Festa

Ceias 5 Estrelas. Selecionamos ceias cinco estrelas de hotéis paulistanos

O momento é de reunir quem esteve conosco durante a jornada de mais um ano: família, amigos, colegas de trabalho. Para dar um toque de criatividade e o merecido requinte à ceia de Natal, muitos hotéis abrem seus restaurantes com um menu especial e os chefs buscam pratos mais apropriados às nossas temperaturas sem perder o lado clássico da festa.

Fotos: Mauro Holanda
Texto: Mariana Galante
Produtora fotográfica: Tereza Galante


 

Grand Hyatt Hotel

Foto: Mauro Holanda

Grand Hyatt Hotel

Restaurante Eau French Grill
Chef Tierry Buffeteau

Pratos:

Localizado na região da Berrini, o primeiro hotel da rede Hyatt no Brasil tem arquitetura imponente e segurança reforçada para garantir a tranquilidade dos clientes. Dentro de seu complexo gastronômico se destaca o Eau, moderno restaurante de cozinha contemporânea francesa. Técnicas tradicionais deixam ainda mais saborosos produtos selecionados de fornecedores que primam pela sustentabilidade. Da horta do próprio hotel saem as ervas que complementam a filosofia do chef Thierry Buffeteau. “A maneira sustentável de selecionar e utilizar os ingredientes é responsável por criar experiências memoráveis para os clientes, enquanto preservamos o meio ambiente para as futuras gerações”, ele explica. Na noite de 24 de dezembro, um menu leve e contemporâneo será oferecido aos clientes a partir das 20h. Composta por cinco etapas, a ceia traz pratos criados pelo chef nascido na cidade francesa de La Rochelle. Com mais de mil anos de história, a vila portuária inspira o cozinheiro em pratos como Ostras de Cananéia em tempura com mini alho-poró assado na brasa e picles de abóbora ao molho de creme de leite ou Consommé de faisão e infusão de cascas de café ao capim santo com ravióli e vegetais da estação. Buffeteau destaca ainda o Peito de peru assado, ballotine de coxa recheada com nozes, maçãs assadas e beterrabas com molho ao zimbro: “As maçãs não saem de minha cabeça, pois passei a infância inteira indo à fazenda de uma tia colher essas frutas no fim do ano”, recorda o chef.


Foto: Mauro Holanda

InterContinental

Restaurante Tarsila
Chef Juan Rojas

Pratos:

Com uma localização privilegiada, ao lado da Avenida Paulista, o hotel tem estilo contemporâneo e elegante. No piso térreo, o restaurante Tarsila oferece um sofi sticado buffet durante a semana no almoço e um caprichado brunch aos domingos. De noite, o menu à la carte traz a assinatura do chef executivo Juan Rojas, chileno que desembarcou há pouco mais de dois meses em São Paulo, vindo do Ritz Carlton Santiago. Pós-graduado pela tradicional escola francesa Le Cordon Bleu, ele elaborou um cardápio impecável para a ceia de Natal e explica que sua ideia é apresentar uma proposta menos clássica e formal, mas nem por isso menos nobre. “Os clientes brasileiros querem algo mais jovial, mais fresco e alegre, que quebre um pouco da formalidade da data e esteja mais adaptado ao clima de férias de verão”. Dentre as opções de entrada está a Salada de ceviche de vieiras ao molho asiático. Destaque entre os pratos principais, os Camarões recheados com o próprio creme de camarão levam palmito, cebola e abobrinha italiana. O vistoso camarão pistola vem do litoral Santista e harmoniza muito bem com as outras receitas oferecidas na ceia em buffet. Como sobremesa, o Naked Cake com frutas frescas salta aos olhos. A massa é leve, aerada e a decoração de flores comestíveis em combinação com as frutas deixa qualquer celebração mais bonita.


Foto: Mauro Holanda

Hotel e Restaurante Fasano

Chef Luca Gozzani

Pratos:

Sinônimo de requinte e tradição, o emblemático restaurante Fasano está instalado no hotel de mesmo, ícone da hotelaria cinco estrelas. Em meio à sofisticação do bairro nobre dos Jardins, a cozinha é tocada pelo chef Luca Gozzani. Filho de mãe alemã e pai italiano, ele nasceu na cidadezinha de Empoli, na região da Toscana, e executa com talento o famoso menu clássico italiano que se faz presente também na ceia natalina. A escolha dos pratos foi feita por ele e pelo próprio Rogério Fasano. “A cozinha do Fasano é tradicionalmente italiana e mantivemos essas raízes para as festividades de Natal. A família senta à mesa e aprecia pratos como javali, peixes e crustáceos. De sobremesa, escolhemos o panetone por ser um clássico natalino tanto na Itália quanto no Brasil. Fizemos uma deliciosa releitura com sorvete de leite, mas sem perder a tradição”, conta o chef, que irá preparar verdadeiros presentes de Natal aos clientes, como a Salada de lagosta com feijão branco e pesto de manjericão; Terrina de javali com castanha portuguesa ao Marsala ou ainda o Camarão em ‘acqua pazza’ com torrada grelhada ao aroma de alho.


Foto: Mauro Holanda

Hotel Renaissance

Restaurante Terraço Jardins
Chef Thomaz Leão

Pratos:

No impressionante edifício do hotel Renaissance, o espaçoso e iluminado restaurante Terraço Jardins oferece menus temáticos no almoço, que variam de acordo com a estação do ano, e um cardápio criativo à la carte no jantar. Chef executivo, Gayber Silveira pensou em pratos que mesclam conceitos da cozinha tradicional com a moderna para a noite de Natal. O chef Thomaz Leão explica: “Aqui no Brasil temos uma tendência a reproduzir o Natal europeu, tanto na decoração quanto nas comidas. Mas lá eles estão no auge do frio, enquanto estamos em alto verão. Por conta disso, buscamos uma ceia que faça sentido para o clima brasileiro sem, no entanto, romper com todas as tradições.” Exemplos disso são pratos como o Ceviche de peixe branco com camarão e mandioquinha e o Pernil de cordeiro ao molho de vinho, servido com tonarelli na manteiga de sálvia, aspargos, cenoura e abobrinha. “O ceviche é marinado numa mistura de limão cravo e limão siciliano, um prato cheio de frescor, enquanto o cordeiro já é uma receita mais clássica, que fica sete horas em fogo baixo em sous vide, o que dá uma incrível textura e mantém as propriedades nutritivas do alimento”, observa Leão.


Foto: Mauro Holanda

Hotel Tívoli Mofarrej

Restaurante Arola Vintetres
Chef André Mendes

Pratos:

Localizado a menos de um quarteirão do maior centro financeiro nacional, a Avenida Paulista, o hotel Tívoli Mofarrej é uma elegante mistura entre o clássico e o moderno – e no 23° andar fica o conceituado Arola Vintetres. Em funcionamento desde 2009, é o único restaurante do talentoso chef catalão Sergi Arola na América Latina. As criativas tapas, marca registrada da casa, são harmonizadas com os mais de 200 rótulos de sua premiada carta de vinhos. Para celebrar o Natal em grande estilo com alta gastronomia e um belo skyline da cidade de São Paulo, o restaurante criou um cardápio especial à la carte assinado por Arola e executado pelo chef André Mendes. Dentre as entradas destaque para o tradicional Gazpacho, uma sopa fria espanhola típica da região da Andaluzia. A noite segue em festa com pratos como a Bacalhoada Arola e, para fi nalizar, opções de sobremesa como o Chocolate Arola. A data, que já é por si só especial, fica ainda mais encantadora com a vista privilegiada da cidade iluminada para as comemorações.


Foto: Mauro Holanda

Hilton Hotel

Restaurante Canvas
Chef Moreno Máximo

Pratos:

Outro hotel localizado na Av. Berrini, o coração financeiro da capital paulista. Além do endereço estratégico e de toda a estrutura da bandeira Hilton, a gastronomia é uma atração à parte. A cozinha contemporânea do restaurante Canvas encanta os comensais. O ambiente, de pé-direito alto e todo em concreto e ferro aparentes lembra um estúdio de arte. A autenticidade da casa já começa pelo cardápio em forma de uma pintura em tela. Pincéis decorativos fazem graça sobre as mesas e uma passarela suspensa leva o cliente até as obras mais altas. O menu de quatro tempos da ceia de Natal foi elaborado por Fábio Boschero, chef executivo, junto com Moreno Colosimo, chef de cozinha, e traz duas opções de entrada e de prato principal, além de um ‘amuse bouche’ e sobremesa. Na foto, Burrata, figo ao vinho do Porto, mini agrião e azeite trufado abrem o apetite para o Bacalhau confit, purê de taioba, tangerina e maionese
de avelã. “Esse prato é muito especial. O bacalhau Gadus Morhua é marinado de um dia para o outro em azeite e manjericão e então cozido em sous vide a 56°C durante 25 minutos”, detalha Colosimo. “A taioba vem do interior de São Paulo e é cozida em água e sal e batida no thermomix. Para a maionese trazemos avelãs da minha terra, o Piemonte, onde esta época do ano também dá muita tangerina, que dá aquele toque de acidez no prato”, anima-se o chef.


Agradecimento:

Cecília Dale
R. Dr. Melo Alves, 513
Tel. (11) 3372-3900
www.ceciliadale.com.br

Sair da versão mobile