Go Where – Lifestyle e Gastronomia

Eterno clássico: as joias que atravessam gerações

Atemporais, as joias com pérolas agradam todas as mulheres – das clássicas às mais modernas – e podem ser utilizadas em qualquer ocasião.

Por: Cibele Carbone

Pérolas são sempre apropriadas”. Essa frase foi dita por ninguém menos do que Jackie Kennedy, símbolo de elegância até os dias de hoje. Mas ela não foi a única celebridade que se declarou apaixonada pelas pérolas. Ícones da moda, como Grace Kelly e Coco Chanel, também tiveram sua cota de participação para tornar os colares e brincos com essas esferas preciosas símbolo de bom gosto. Mas como saber se uma pérola é realmente valiosa? É claro que apenas um especialista vai saber afirmar isso com precisão, mas é possível seguir alguns cuidados básicos ao adquirir uma pérola. “Deve-se analisar seu tamanho, formato, superfície, brilho e oriente, que é como ela refrata a luz.

Também é preciso lembrar que existem cores diferentes de pérola porque existem tipos diferentes de ostras”, explica o gemólogo Daniel Berringer, do IBGM – Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos. Esses fatores influenciam direta-mente no seu valor, além do fato de ser fruto de ostras naturais ou de cativeiro. “A pérola natural é mais rara, deve-se procurar em muitas ostras até achar uma. Por isso, as pérolas cultivadas têm um valor inferior ao das naturais”, comenta o especialista. Mas, independentemente da origem das pérolas, é preciso saber como cuidar e armazenar essas preciosidades para que elas sejam, de fato, eternas, já que elas são menos resistentes que as pedras preciosas, por exemplo, e sensíveis aos produtos químicos. “Os dois principais cuidados são não deixar as pérolas junto de outras joias para evitar atrito e evitar o seu contato com substâncias químicas, como, por exemplo, um perfume. Nesse caso, ele deve ser passado antes de a pessoa colocar a joia, para que o líquido não seja borrifado sobre elas.”

ONDE ENCONTRAR

H. Stern  www.hstern.com.br

Julio Okubo (11) 3539-1743

Miu Miu www.miumiu.com

Montblanc (11) 3552-8000

Piaget  www.piaget.com

Priscila do Vale (11) 2476-3900

Roberta do Rio www.robertadorio.com

Silvia Furmanovich (11) 3552-1460

Van Cleef & Arpels (11) 3152-6630

Talento www.talentojoias.com.br

Tiffany & Co. www.tiffany.com.br

Vivara www.vivara.com.br


Sair da versão mobile