Go Where – Lifestyle e Gastronomia

Dom Afonso aposta em gastronomia

Casa foi inaugurada há pouco menos de um ano e oferece clássicos da gastronomia lusitana 

dom-afonso

Inaugurado já pouco menos de um ano, o restaurante Dom Afonso, localizado em Sorocaba (a 90 km de SP) oferece clássicos da gastronomia lusitana com toques contemporâneos em um ambiente sofisticado, cheio de referências à história e arquitetura portuguesas.

Com arquitetura imponente, assinada por Márcio Pedrico, a casa traz uma combinação moderna e nostálgica em sua decoração, com materiais de reuso, como a madeira de demolição cruzeta, retirada de antigos postes de iluminação, os ladrilhos hidráulicos e a formatação clean do deck.

A casa, que tem como proprietários Rui Rodrigues, português da região do Porto, e Mariele Olivia, sua esposa, mostra que de imponente, não tem somente o nome de um rei. Eles fizeram questão de acompanhar de perto a criação do ambiente e imprimiram na decoração seus gostos pessoais, trazendo diversas peças que adquiriram em viagens, inclusive os azulejos que revestem algumas das paredes do salão, importados da Europa.

A experiência gastronômica tem início com o farto couvert composto por bolinhos, patês e torradinhas e uma grande variedade de pãezinhos feitos na casa, com destaque para o de coco e o de abóbora, macios e cheios de sabor. Com passagem por diversos restaurantes portugueses em São Pauçp, Francisco Di Assis é o chef titular da cozinha do Dom Afonso, que preza pelos clássicos da cozinha lusitana com um perfume contemporâneo em suas criações.

Passando por 10 opções de pratos com o famoso bacalhau, entre eles o Bacalhau do Dom Afonso (posta dourada no azeite, com brócolis, batata sauté, azeitonas pretas e arroz de tomate), sucesso de pedidos na casa, o menu oferece receitas com frutos do mar,  com os Lagostins Grelhados (lagostins abertos e grelhados na casa com arroz roquefort) como uma das sugestões, além de pratos de arroz, massas, aves e carnes.

A parte da refeição mais aguardada por alguns comensais traz os famosos doces conventuais como sugestões de sobremesas, com Rocambole de chocolate com recheio de baba de moça, Canilhas com creme de baunilha e os clássicos Sericaia do Alentejo e Toucinho do Céu entre as escolhas para finalizar o almoço ou jantar.

Além da gastronomia, vale a pena destacar o serviço da casa, com sua brigada de ouro, que conta com funcionários que já passaram

A belíssima adega do restaurante, que comporta mais de 600 rótulos, sendo 80% deles de origem lusitana também merece atenção. Além das garrafas dispostas em armações individuais de ferro, a beleza do espaço fica por conta do lustre de cristais vermelhos e das paredes revestidas por madeira de demolição. A frente de vidro deixa toda essa combinação de elementos à vista de quem transita pelo salão principal.

 

Endereço: Rua Capitão nascimento Filho 149 – Jardim Vergueiro – Sorocaba
Tel.: (15) 3031-1001/1002/1003
Horário de funcionamento: Terça a Sexta das 12h às 15h e 19h às 0h. Sábado das 12h às 16h e 19h à 1h. Domingo das 12h às 17h.
Observações: Música ambiente. Acesso para deficientes.  Possui área para fumantes (área externa na entrada do restaurante). Sistema Wireless.
Lugares: 120
www.domafonsorestaurante.com.br

Sair da versão mobile