Go Where – Lifestyle e Gastronomia

Mondrian em São Paulo

Mondrian-exposicao

Vestido Yves Saint Laurent inspirado em Mondrian.

Vestido Yves Saint Laurent inspirado no artista.

É difícil não associar imediatamente o nome do pintor holandês Piet Mondrian aos famosos retângulos de cores primárias delimitados por retas pretas.

Por Marcela Cataldi
Fotos: Divulgação

Na moda, por exemplo, o estilista Yves Saint Laurent imortalizou a série de quadros mais conhecida de Mondrian em um vestido de jérsei na década de 1960.E, claro, o sucesso foi tanto que as releituras não pararam por aí e são hits até os dias de hoje na moda, no design e na decoração.

Mas a ideia da exposição Mondrian e o Movimento Stijl, que acontece no Centro Cultural Banco do Brasil, em São Paulo, é de mostrar ao público justamente que Mondrian não se resume apenas a série de quadros Composição, sua obra mais famosa. A mostra revela as diversas experimentações artísticas de Mondrian 30 anos antes do seu boom. Ele passou pelo naturalismo, pós-impressionismo e simbolismo até chegar a abstração artística.

“Organizamos tudo para que o visitante possa acompanhar esse percurso e entender que aqueles retângulos coloridos que povoam até hoje o imaginário do moderno, e são tão facilmente reconhecíveis, não nasceram de uma hora para outra, nem por acaso”, explica Pieter Tjabbes, o curador da exposição.

Obra Galinhas no Pátio da Fazenda, do começo da carreira de Mondrian.

Além da interessante trajetória do pintor, o visitante da mostra verá uma segunda parte da exposição dedicada ao movimento Stijl (que significa Estilo, em português).

O movimento recebeu esse nome porque era o título de uma publicação dos países baixos eleita por um grupo de artistas, designers e arquitetos, incluindo Mondrian, para divulgar o neoplasticismo e a utopia da harmonia universal das cores.  Assim, será possível reconhecer traços e ideias do auge da carreira de Mondrian em outros artistas do movimento.

Uma experiência única em São Paulo, no CCBB, o Centro Cultural Banco do Brasil, já que a maior parte das obras é do acervo do museu municipal de Haia (Gemeentemuseum Den Haag), na Holanda, que possui a maior coleção mundial de obras de Mondrian. A exposição vai até o dia 24 de abril em São Paulo e, depois, segue para Brasília, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

CCBB SÃO PAULO Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo
R.  Álvares Penteado, 112 – Centro – São Paulo
Tel.:  (11) 3113-3651/3652 | Quarta à segunda, das 9h às 21 horas.

Decoração de Vilmos Huszár e Piet Klaarhamer com as famosas cores e formas de Mondrian.

Sair da versão mobile