Go Where – Lifestyle e Gastronomia

Como proteger a pele durante e após o Carnaval

Brazilian Carnival. Woman in costume drinking water


O Carnaval 2020 chegou! Hora de curtir os dias mais festivos do ano. Por isso, se você é daqueles foliões que aproveitam cada segundo da folia de Momo, cuide bem da saúde, principalmente da sua pele. Com os dias mais quentes, e a maior exposição ao Sol, o uso de glitter, lantejoula, tatuagens temporárias e outros produtos sobre a pele exigem cuidados redobrados, como aponta Karla Assed, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Uma dica valiosa é a ingestão de líquidos, principalmente água, como explica a dermatologista: “É fundamental ingerir muita água, além do uso de água termal na face para evitar o ressecamento e promover a hidratação da pele.” Confira a entrevista:

O que devemos fazer antes de aplicar a make?

A primeira providência é a aplicação de filtro solar com fator mínimo de 30, ou mais alto caso a exposição ao ar livre seja prolongada. Ao fim da make, reforce o protetor solar. Para não “melecar” tudo, opte pelas versões em spray. Não esqueça do protetor labial.

Que cuidados devemos ter com os produtos escolhidos?

Confira a validade e selos de qualidade das maquiagens. Muita atenção aos glitters e afins, alguns dos produtos em contato com a pele podem causar reações alérgicas, inchaço e vermelhidão que podem aparecer até 24h depois da exposição ao produto.

Chegando em casa pós folia: Como proceder?

É fundamental que haja um ritual diário de demaquilar e manter os cuidados com a pele, limpando, tonificando, hidratando, usando e reaplicando o protetor solar. No final de cada dia de Carnaval, a face precisa ser limpa com um sabonete adequado para cada tipo de pele, seguido de demaquilante (de preferência bifásico) para a retirada de toda a maquiagem, impurezas e poluição, que podem obstruir os poros e gerar acne e até inflamações. E por fim aplicar após a limpeza um hidratante facial, indicado para seu tipo de pele. Fitas durex ou adesivas são aliadas na hora de eliminar o glitter, mas com cuidado para não machucar a pele.

“Confira a validade e selos de qualidade das maquiagens. Muita atenção aos glitters e afins, alguns dos produtos em contato com a pele podem causar reações alérgicas, inchaço e vermelhidão que podem aparecer até 24h depois da exposição ao produto”, Karla Assed, dermatologista

Quais são os maiores perigos?

Sprays de tinta de cabelo, mesmo com pigmentos temporários e de fácil remoção, podem causar reações alérgicas. Evite tinta guache e canetas coloridas pois não são próprias para a pele. Há o risco de um quadro alérgico e dermatite, podendo prejudicar inclusive a parte respiratória. Opte por maquiagens aprovadas dermatologicamente e não deixe de verificar a validade do produto. Não compartilhe glitter nem qualquer maquiagem, evitando assim risco de conjuntivite e herpes. Outro alerta é atenção ao redor dos globos oculares, onde os foliões mais costumam usar a purpurina, pois a pálpebra é mais sensível que a pele do rosto. O produto não deve entrar em contato direto com os olhos, podendo causar uma lesão na córnea. Por isto, é importante escolher marcas de maquiagem que tenha selo controle de qualidade. Este cuidado diminui riscos de alergias e contaminação.

No dia seguinte tem mais festa, como recuperar a pele à tempo?

É importante beber bastante água para reidratar a pele. Uma boa dica para devolver a saúde e o viço à pele é apostar nas máscaras hidratantes, com resultado imediato, mas sempre recomendados por seu dermatologista.

Passado o Carnaval, quais são os cuidados que devemos ter para recuperar a pele?

Aposte num detox da pele, com uso de compressas geladas, que ajudam a diminuir a aparência cansada da região dos olhos. Afinal, além das festas e blocos, a falta de sono durante o carnaval piora o estado da pele provocando olheiras e bolsas. Compressas frias ajudam a diminuir esta vasodilatação ao redor dos olhos, melhorando a cor escura e o inchaço, temporariamente. Para complementar aposte em cosméticos para a área dos olhos à base de cafeína. Também pode-se recorrer a tratamentos mais eficazes como preenchimentos com ácido hialurônico, laser para estimular a produção de colágeno e luz pulsada para clareamento e recuperação da vitalidade da pele. Peelings leves como o de ácido retinóico ou glicólico, também são ideais para promover uma renovação das células do rosto.


Da editoria

 

Leia também

Praias paulistanas: bares que trazem o clima de descontração do litoral

Aprenda a fazer 5 drinks para brindar o Carnaval 2020

Feijoadas com samba no carnaval do Rio de Janeiro

Sair da versão mobile