5 restaurantes vegetarianos para comemorar o Dia Mundial do Vegetarianismo
Em um mundo cada vez mais atento à sustentabilidade e à saúde, o Dia Mundial do Vegetarianismo, celebrado no dia 1º de outubro, se torna a ocasião perfeita para explorar experiências gastronômicas que vão muito além das saladas. Se você está em busca de lugares sofisticados, que combinam criatividade e sabor, preparamos uma seleção de cinco restaurantes vegetarianos em São Paulo que prometem encantar seu paladar e surpreender seus convidados.
TAU
Localizado na Vila Madalena, o TAU traz uma proposta gastronômica inédita à Zona Oeste de São Paulo. Sob o comando dos chefs Fábio Battistella e Gabriel Haddad, o restaurante destaca os vegetais em preparações cuidadosas. O TAU trabalha com o conceito de flavor pairing, combinando ingredientes com base em seus sabores e aromas essenciais para criar pratos com harmonia de sabores. Essa técnica permite explorar os sabores, equilibrando bem gordura e acidez. Os pratos mais famosos da casa são o Quatro Batatas e PANCs, uma salada de batatas com maionese de linhaça feita na casa, acompanhada de picles de abóbora e salada de pancs picantes, a pasta de Ervilha e Espinafre, Pistache e Pão Naan, e o Katsu Sando, um mini sanduíche servido em dupla, preparado com shitake, tarê de tâmaras, tucupi preto, alho confitado, gengibre e cole slaw verde
Rua Harmonia, 797 – Vila Madalena
Tel.:(11) 99458-8677
Quincho
Inaugurado em 2018, o Quincho Cozinha e Coquetelaria é o restaurante da chef Mari Sciotti, que defende uma cozinha vegetariana saborosa, autoral e que prima por ingredientes de qualidade e de fornecedores locais. Por lá, a chef se volta a uma faceta mais ousada e gastronômica de seu trabalho, usando técnicas que levantam a potência nos vegetais em cada preparo. Entre os maiores sucessos da casa estão a Lasagna de cebolas roxas assadas, com molho bechamel, gorgonzola dolce, finalizada no forno com cebolas caramelizadas e as pontas da massa bem tostadas e queimadinhas, o Nhoque ao limone e cogumelos, um nhoque de batata com creme de limão, cogumelos, queijo tulha e ervas frescas, e a Berinjela à parmegiana, servida bem crocante com molho de tomate, straciatella de búfula e rúcula.
Rua Mourato Coelho, 1447 – Pinheiros
Tel.: (11) 2597-6048
Gopala
O Gopala é um restaurante vegetariano e vegano que oferece uma proposta de alimentação saudável e equilibrada, inspirada pela filosofia Hare Krishna. Com quase 30 anos de história, o Gopala combina a riqueza da culinária indiana com ingredientes brasileiros, criando pratos que nutrem o corpo e a alma, sempre com foco no bem-estar dos clientes. Para o Dia do Vegetarianismo, a melhor opção é o Menu 1 que inclui arroz integral com milho assado, dahl de lentilha com tahini, kofta (almôndega de soja e aveia com molho de tomate), purê rústico de cará com Aam Ka Achar (picles de manga verde) e dosha (panqueca de quinoa com recheio de batata e especiarias). Essa refeição completa inclui também suco à vontade, salada fresca e sobremesa.
Rua Harmonia, 484 – Vila Madalena
Tel.: (11) 3816-3094
Natural das Anas
Com 20 anos, o restaurante Natural das Anas é voltado para comida natural com muitas opções de saladas, pratos quentes e sobremesas, que incluem opções vegetarianas, veganas, sem lactose e sem glúten. Os carros chefes da casa são o pastel assado de palmito, o ceviche de banana da terra e o nhoque de mandioca ao sugo.
Rua Gaivota, 1339 – Moema
Tel.: (11) 3884-8868
Banana Verde
Sob o comando da Chef Priscilla Herrera, o Banana Verde existe desde 2006 e foca na gastronomia vegetariana e vegana, em que são priorizados ingredientes em sua forma integral aproveitando todo o frescor e nutrientes dos alimentos. A casa retrata a brasilidade com preparações inusitadas que refletem na cozinha contemporânea, um ambiente aconchegante e arejado que se encontra no coração da Vila Madalena. Os pratos mais queridos são o guacamole, a flor de abobrinha, ravióli de aspargos, o ravióli de ovelha e a feijoada.
Rua Harmonia, 278 – Vila Madalena
Tel.: (11) 3814-4828
_________
POR Beatriz Freitas
FOTO DESTAQUE: Divulgação Banana Verde/ Mário Rodrigues
FOTOS: Divulgação TAU/Rodolfo Regini, Divulgação Quincho/Julia Mataruna, Divulgação Gopala, Divulgação Natural das Anas/ Patino Fotografia e Divulgação Banana Verde/ Mário Rodrigues