Go Where – Lifestyle e Gastronomia

Vik Muniz apresenta, no Pavilhão da Bienal, exposição inspirada em Walt Disney

Foto: Divulgação/André Telles

O artista plástico Vik Muniz, reconhecido internacionalmente, irá marcar presença na SP-Arte 2023 com a exposição GIBI. A instalação de 26m² no Pavilhão da Bienal, em São Paulo, abriga sete obras realizadas a partir da inspiração e admiração de Vik pelo Walter Elias Disney, conhecido como Walt Disney – cofundador da The Walt Disney Company.

Vik Muniz conhecido mundo afora pelo seu trabalho em fotografia, desafiando a percepção do espectador ao elaborar imagens compostas por uma variedade de materiais não convencionais, geralmente citando referências significativas da cultura visual em geral, tanto erudita quanto popular. Para a exposição GIBI, Vik Muniz traz reinterpretações dos clássicos gibis de Mickey e seus amigos, lançados durante o último século.

“Walt Disney ajudou a moldar a minha capacidade de imaginar coisas. Foi ele o meu primeiro artista favorito. No entanto, antes mesmo de assistir Branca de Neve ou Bambi, eu já havia sido introduzido no seu mundo através das histórias em quadrinhos, um meio sequencial entre a imagem fixa e a velocidade hipnótica do cinema. As imagens dessa pequena mostra ilustram um diálogo entre a sua obra, instintivamente popular e acessível, com o mundo exclusivo das chamadas belas artes”, explica Vik Muniz.

“Paradoxalmente, trabalhando com fragmentos de arquétipos universais, nada me pareceu mais pessoal e inerente, pois ao realizar esses mosaicos, me dei conta do meu próprio ímpeto de aproximação entre esses dois universos distintos. Foi através do Gibi que comecei a entender o que era e o que não era arte”, completa o artista.

A iniciativa faz parte das ações comemorativas dos 100 anos da The Walt Disney Company e as obras serão transformadas, posteriormente, em um guia de licenciamento, originando produtos oficiais licenciados com as artes da exposição. Além disso, na sequência da SP-Arte, a instalação viaja para o Japão e será exposta na galeria Nichido Contemporary Art, em Tokyo, em abril.

Foto: Divulgação/André Telles

________

Fotos: André Telles/Divulgação

Sair da versão mobile