Go Where – Lifestyle e Gastronomia

Test drive: Volkswagen Virtus entrega muito mais do que o esperado

FOTO: Divulgação Volkswagen

É importante frisar ao leitor que aqui na seção mobilidade, do portal da GoWhere, a ideia é trazer informação de todas as opções automotivas disponíveis no mercado. Dos compactos aos sedãs, e dos SUV às picapes mais completas, passando por esportivos das linhas mais premium disponíveis e, claro, os híbridos e elétricos. Dito isto, o test drive dessa semana traz um carro que nos surpreendeu. A Volkswagem é uma montadora alemã com grande destaque no mercado nacional, e por isso tem um portfólio amplo. O Volkswagen Virtus 170 TSI Automático 2024 é um carro com grande potencial de mercado e agrega valor pelo ótimo custo-benefício e pelos equipamentos que traz, mesmo sendo um carro quase de entrada da linha Virtus.

FOTO: Divulgação Volkswagen

Este sedã compacto da Volkswagen entrega muito mais do que imaginamos. Apesar de ser uma versão mais acessível e quase de entrada da marca alemã, ele tem muito equipamento e esbanja espaço interno (inclusive no porta-malas). É um ótimo veículo se você está procurando algo para o dia a dia, mais econômico, bom custo-benefício e conforto. Tem seis arbags e controle de cruzeiro adaptativo, o que o torna diferenciado nesse segmento. Tem mais! A grade do Volkswagen Virtus hoje conta com 3 opções de motores de acordo com as versões:

– Uma versão com motor 170 TSI com transmissão manual ou automática (semelhante a que testamos);

– Nas versões Confortline e na Highline só há transmissão automática com motor 200 TSI, com um pouco mais de potência e torque;

– Versão topo de linha que é a Exclusive, com motor 250 TSI, mais potência e mais equipamentos.

São três opções de motorização no Virtus atualmente.

FOTO: Divulgação Volkswagen

O motor do Virtus 170 TSI Automático 2024 traz muitas melhorias e mudanças com relação àquele que conhecíamos do Up! E, mais recentemente, do Polo. A nomenclatura 170 TSI faz menção ao torque máximo, com 109 cavalos com o tanque abastecido com gasolina a 116 cavalos no etanol. O motor tem 3 cilindros turbo de injeção direta, duplo comando variável. Entrega mais torque com menos rotação em relação ao motor aspirado, como era o das versões mais antigas do Virtus, além obviamente de economia.

Para a reportagem, outro grande destaque do Virtus é a iluminação dianteira, toda feita em LED, aliás, o carro tem um conjunto Full LED, incluindo a luz de pisca. Não é só beleza, há muitas vantagens. O LED gasta menos energia, dura mais e gera mais iluminação.

Na traseira, como na frente, tudo é iluminado em LED. Luz de lanterna , luz de freio, luz de pisca, ré e até a placa, com sensor de estacionamento traseiro. Espaço de porta malas está entre os melhores da categoria. São 521 litros e uma boa área livre para o encaixe de grandes bagagens.

Atrás do símbolo da Volkswagen, na dianteira, há um radar eletromagnético frontal. Mas o que isso significa? O Virtus conta com um sistema de frenagem automático de emergência, com alerta de colisão frontal e controle cruzeiro adaptativo. Esses são recursos que o leitor não vai encontrar em concorrentes diretos do Virtus. Roda em liga leve, aro 15 polegadas e pneu 195 com perfil 65.

O pneu tem custo benefício excelente, flanco alto, o que o torna mais seguro.

FOTO: Divulgação Volkswagen

O banco traseiro do Volkswagen Virtus também merece destaque. O carro tem 2,65 metros de entre eixos, sendo o maior da categoria. O espaço é generoso e, mesmo com pessoas de estaturas altas, há possibilidade de deixá-las bem acomodadas.

Há saída de ar condicionado na parte traseira e entradas USB. Mesmo que o acabamento não seja o melhor, o conforto compensa.

Na frente, os espaços para guardar coisas são amplos e o design, em alguns detalhes, são bem cuidados, com a alternância de tecidos e material sintético. O descansa braços é um bom porta-objeto e se desloca para frente, quando desejado. lém disso, tem um equipamento que normalmente não é encontrado em carro dessa categoria, o carregador de celular por indução. A central multimídia é compatível, via cabo, por sistema Android e Apple Car Play.

A reportagem utilizou o carro em estrada, em trechos com mais e menos velocidade, além de pista sinuosa. Abastecido com etanol, o veículo teve uma média excelente, pois ficou acima dos 14km/l, se tornando um dos mais econômicos, à combustão, já testados pela reportagem.

Os menus do painel, manipulados pelas teclas do volante, são bem intuitivos e as funções são claras. É possível ver o consumo instantâneo e o consumo por trecho.

Ao rodar em piso desnivelado, o conforto permanece bom, pois o carro tem um bom isolamento acústico, considerando a categoria do Virtus.

FOTO: Divulgação Volkswagen

Volkswagen Virtus 170 TSI Automático 2024
R$ 118.990,00*

______
POR Aroldo de Oliveira
FOTOS: Divulgação Volkswagen

* Preço pesquisado em Janeiro/2024

Sair da versão mobile