Go Where – Lifestyle e Gastronomia

Test drive: quinta geração do Kia Sportage chega alinhado à tendência de eletrificação

FOTO: Divulgação Kia/www.weigl.biz

Já fazia um tempinho que a coluna Mobilidade do portal Go Where não testava um automóvel da Kia Brasil. Agora, com a avaliação do novo Sportage, voltamos em grande estilo a rever a marca. Sim, em grande estilo. Segundo modelo da Kia Brasil com sistema híbrido MHEV – Mild Hybrid Electric Vehicle, o Sportage também prioriza o baixo consumo de combustível e baixas emissões veiculares. As versões EX e EX Prestige do Sportage chegam, respectivamente, por R$ 228.990,00 e R$ 269.990,00

Trata-se de um modelo híbrido leve, com características de potência e consumo bem equilibradas, além, claro, da tecnologia, pois o carro possui sistema de entretenimento que combina as funcionalidades dos smartphones, por meio da tela flutuante e sensível ao toque de 12,3” e do painel digital de instrumentos programável com telas curvas integradas de LCD, também de 12,3”, Supervision Cluster, no centro do painel. Outro destaque é o design. O novo Sportage tem linhas futuristas impecáveis, que adicionadas ao conjunto de faróis e lanternas tornam o carro um dos mais desejados atualmente no quesito SUV.

FOTO: Divulgação Kia/www.weigl.biz

O novo Sportage é o segundo modelo alinhado com o novo posicionamento de marca da montadora sul-coreana no mercado brasileiro, incluindo a nova logomarca. O primeiro modelo eletrificado da Kia Brasil a ser comercializado, o Stonic, foi lançado em novembro do ano passado. Os principais atributos do novo Sportage, em duas versões, são o seu motor Gamma II de 4 cilindros em linha, turbo GDI (injeção direta), de 1.6 litro, à gasolina, com sistema híbrido MHEV 48V (Mild Hybrid Electric Vehicle), Smartstream, capaz de gerar 180 cavalos de potência máxima e combinada (combustão interna e elétrica) a 5.500 rpm e torque de 27 kgf.m.

Smartstream é uma geração de trem de força que incorpora os esforços da Kia para liderar o próximo movimento de mobilidade do mundo. Responde às necessidades diversas e divergentes dos condutores, enquanto os HEVs (Hybrid Electric Vehicles) e os PHEVs (Plug-in Hybrid Electric Vehicles) ainda buscam mais acessibilidade. O sistema de comando desse motor é composto por DOHC de 16 válvulas e por E-CVVT, acrescido do Comando de Válvulas de Duração Variável (CVVD), que propicia o modo de condução Velejar, desligando o propulsor por completo em situação de rodagem plana e, por consequência, a economicidade de combustível; assim como todo o sistema híbrido do Sportage entra em ação quando o veículo enfrenta uma descida, poupando o motor a combustão, ou em subidas, quando o powertrain necessita de mais força, sempre priorizando a eficiência de consumo e menores índices de emissões.

O conjunto do motor está acoplado ao câmbio automático de 7 velocidades e dupla embreagem DCT. Com essa configuração, o Sportage – segundo dados do Inmetro – registrou desempenho de 11,5 km/l na cidade e de 12,1 km/l na estrada, sempre abastecido com gasolina.

FOTO: Divulgação Kia/www.weigl.biz

Agilidade e esportividade

O Sportage traz uma personalidade dinâmica e ímpar, além de segura, para o segmento de SUVs híbridos leves, com características de condução aprimoradas para atender às preferências dos motoristas. O modelo apresenta três modos de condução (Eco, Normal e Sport), permitindo ao motorista escolher a maneira de condução que mais o agrada. O objetivo da equipe de desenvolvimento foi combinar a direção esportiva e precisa com a estabilidade em linha reta (SLS), ao frear e fazer curvas simultaneamente (VSM e CBC) e o deslocamento suave em velocidades mais altas.

Conforto e tecnologia

Apesar das dimensões compactas, com 4.515 mm de comprimento, 1.865 mm de largura e 1.650 mm de altura, a cabine inteligente do Sportage proporciona espaço e conforto para todos os ocupantes, com 2.680 mm de distância entre-eixos. O tanque de combustível (54 litros) está localizado abaixo do banco traseiro para oferecer aos passageiros mais espaço para as pernas e posição de assento mais baixa. As rodas são de liga leve aro 18” (versão EX) e de 19” (versão EX Prestige), e o porta-malas tem capacidade de 562 litros e com a fileira de bancos traseiros rebatida, a capacidade chega a 1.751 litros. O Sportage vem equipado com ar-condicionado digital automático e controle frontal, volante multifuncional, computador de bordo com tela digital colorida com indicador de fluxo de energia e sistema de som. Na versão EX Prestige, o controle frontal do ar-condicionado é sensível ao toque e o computador de bordo fica no painel de instrumentos com tela LCD de 12.3”.

FOTO: Divulgação Kia/www.weigl.biz

Segurança

O Sportage é construído sobre uma plataforma resistente e leve, com 51% de Aço Avançado de Alta Resistência, que garante uma condução segura e confortável em diferentes condições. O uso abundante de adesivos estruturais garante uma carroceria de alta rigidez torcional, 24% superior à da geração anterior. Essas tecnologias incluem air bags frontais duplos, laterais e de cortina, estes percorrendo todo o comprimento da cabine, espelhos retrovisores externos com regulagem e rebatimento elétricos, aquecíveis e com repetidores das setas integrados em LED, sistema Isofix, freios com sistemas ABS e EBD, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, assistente de partida em rampa (HAC), entre outros, para atender ainda mais às necessidades de segurança a bordo do veículo.

“O Sportage sempre foi o nosso carro-chefe em vendas. Esta quinta geração do modelo vai manter a nossa tradição aqui no mercado brasileiro, porque mais uma vez saímos na frente na categoria de SUVs híbridos leves no País. E trata-se de um dos modelos Kia rumo à liderança do mercado global de veículos híbridos e elétricos. Com o novo Sportage, pretendemos surpreender o consumidor em modelos eletrificados”, afirma José Luiz Gandini, presidente da Kia Brasil.

No Brasil, o Sportage é disponibilizado em sete cores – Verde Aventura (metálico), Vermelho Infra (metálico), Branco Casa (sólido), Branco Luxo (perolizado), Preto Perola (perolizado), Prata Lunar (metálico) e Cinza Penta (metálico). Aos acabamentos de pintura metálico e perolizado são acrescidos R$ 2.800,00*.

A garantia do Sportage é de 5 anos, incluindo a bateria 48V e o sistema MHEV.

FOTO: Divulgação Kia/www.weigl.biz

______
POR Aroldo Oliveira
FOTOS: Divulgação Kia/www.weigl.biz
* Preços pesquisados em Outubro/2023

Sair da versão mobile