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Test Drive: o veredicto de 3 picapes em edição limitada e acabamento superluxuoso

Nas últimas semanas, nossa equipe de reportagem testou alguns modelos de picapes em edições limitadas. É o caso da Nissan Frontier Attack, da Ford Ranger Limited e da surpreendente Chevrolet S10 High Country. Todas contêm itens diferenciados de tecnologia, acessórios e acabamentos refinados, o que as tornam superluxuosas para condutor e passageiros, além, claro, de deixar a dirigibilidade muito mais agradável. Aqui, vamos abordar as informações de cada uma delas, sem comparativos, porém focando no que cada uma tem de melhor.

Nova Nissan Frontier

Novo design, novas tecnologias e ainda mais robustez. Esses são os pilares da Nova Nissan Frontier. Com mais de 80 anos de experiência na fabricação de picapes, a Nissan superou-se novamente para entregar seu melhor utilitário. Fabricada pela Nissan em Córdoba, Argentina, também ganhou mais pacotes de acabamento. Agora é encontrada em seis versões, sendo três inéditas. Além das configurações S, Attack e XE, disponíveis no modelo anterior, há as novas opções SE, Platinum e a diferenciada PRO-4X. Estas duas últimas dividem o topo da linha com foco em públicos distintos. Com as novidades, a linha do utilitário oferece opções voltadas para um grupo ainda maior de consumidores: dos que buscam aventura, passando pelos que privilegiam o conforto e, claro, os que querem um veículo para o trabalho.

Nissan Frontier Attack | FOTO: Divulgação/Marcos Camargo

A Nova Nissan Frontier chega com um desenho que mistura estilo robusto, elegante e imponente, seguindo o conceito global Nissan Emotional Geometry Design. A grade e os faróis com projetor de LED quádruplos em forma de C tornam a frente única e facilmente reconhecível. A grade segue um estilo “interligado” de design – recurso exclusivo encontrado da família de picapes Nissan – cria uma frente poderosa, que destaca sua capacidade de ir a qualquer lugar. Na parte traseira, as lanternas traseiras de LED mostram a sofisticação do novo design. Um destaque extra da linha em termos de design é a novíssima versão PRO-4X. Seu estilo é voltado para atrair os amantes de aventuras extremas que desejam fugir da rotina diária. Nela, os detalhes reforçam a sua diferenciação e aparecem por dentro e por fora, dos para-lamas exclusivos ao acabamento dos bancos. Até mesmo o logo da Nissan é diferenciado, na cor vermelha.

A caçamba também mereceu atenção especial. A picape da Nissan agora apresenta uma excelente combinação de carga útil e volume. Para isso, o compartimento tem uma altura maior em relação a sua antecessora – 25 mm, perto da cabine, e até 50 mm nas laterais, perto da tampa – tendo capacidade para receber até 1.054 litros de carga. E a capacidade é de 1.043 kg. Dentro, o espaço tem ganchos com argola móvel em forma de “D” posicionadas na parte inferior, perto do assoalho, que dá mais opções de fixação de cargas dos mais diferentes tamanhos. Cada um deles têm capacidade de carga de até 400 kg. E ainda há uma tomada de 12V para permitir a conexão de dispositivos eletrônicos de lazer ou de trabalho. Além disso, a tampa do compartimento recebeu dois amortecedores que reduziram o peso na hora de sua abertura, permitindo que se possa manipulá-la com apenas uma mão.

Prática e confortável também é a cabine da nova picape japonesa. Cada versão tem seu acabamento diferenciado, o que inclui diferentes materiais e texturas para os bancos que, na dianteira, segue a tradição da Nissan de serem “Gravidade Zero”. Eles são produzidos tendo como base tecnologia desenvolvida pela NASA para eliminar a fadiga e melhorar o conforto para o condutor. O painel de instrumentos tem a maior tela TFT do segmento, de 7 polegadas e com imagem de alta qualidade, que disponibiliza uma ampla gama de informações e configurações do veículo. Além dela, a picape ainda conta com uma tela de 8 polegadas para o sistema multimídia no console central. Ela se conecta à smartphones e permite que os usuários ativem recursos convenientes, como streaming de áudio por Bluetooth, reconhecimento de voz e navegação. A praticidade na vida a bordo, em qualquer situação, também foi pensada quando a picape foi desenhada. A picape é a única do segmento a ter teto solar e ainda possui ar-condicionado digital de duas zonas, saídas de ar para o banco traseiro e 27 compartimentos para acomodação de diferentes objetos por todo o interior.

Nissan Frontier Attack | FOTO: Divulgação/Marcos Camargo

A Nissan equipou a linha Nova Frontier com um pacote inovador de tecnologias, que traz vários equipamentos de segurança e conforto incomuns em seu segmento. Eles fazem parte da visão Nissan Intelligent Mobility e tornam este modelo o mais avançado da história da Frontier. Entre as muitas tecnologias integradas está o conjunto que forma o Nissan Intelligent Safety Shield, um escudo de segurança para o veículo, ajudando a proteger o motorista e os passageiros de riscos potenciais e proporcionando tranquilidade. A integração dessas tecnologias oferece níveis superiores de conforto, segurança e conveniência, permitindo que os clientes se sintam confiantes em usar seu veículo para trabalho e lazer.

Entre esses sistemas está o Alerta Avançado de Colisão Frontal (PFCW), que monitora dois veículos à frente e o veículo diretamente à frente para reduzir o risco de acidentes com vários carros em um eventual engavetamento, por exemplo. Ele atua em conjunto com o Assistente Inteligente de Frenagem (FEB), cuja função é frear o veículo caso o motorista não atue. E, para aumentar ainda mais a segurança e tranquilidade, a picape conta com o Alerta de Ponto Cego (BSW), que ajuda a evitar colisões com outros veículos por falta de visibilidade no ponto cego enquanto o veículo está em movimento, também por meio de alertas sonoro e visual. O sistema de Assistente Inteligente de Ponto Cego (BSI) complementa o BSW ao acionar o sistema de freios, também nas rodas opostas de onde estaria o outro carro, corrigindo a rota para evitar acidentes.

Para a condução noturna, a Nova Nissan Frontier é equipada com o Assistente de Altura e Intensidade dos Faróis (HBA). Ele entra em funcionamento quando o motorista estiver dirigindo à noite, em velocidades acima de 30 km/h. A câmera do para-brisa monitora a incidência de luz no sentido contrário e, ao identificar um outro veículo se aproximando, irá momentaneamente desligar o farol alto, religando imediatamente após cruzar pelo veículo.

No console central, próximo da alavanca do câmbio, um seletor permite a escolha do modo de condução entre quatro opções: Standard (ideal para situações normais na cidade e estrada), Sport (mantém a posição de marcha mais baixa levando a rotações mais altas e garantindo potência do motor e freio motor mais forte), Off Road (modula o acelerador para manter as rotações altas e ganhar força em baixas velocidades) e Tow (ideal para ser usada com carga máxima ou ao se puxar um reboque. Fornece freio motor mais forte e mantém a posição de marcha mais baixa).  Este recurso se une ao reconhecido sistema Shift-on-the-fly para seleção de tração, que permite a fácil troca entre as opções 4X2, 4X4 High e 4X4 Low.

FOTO: Divulgação

A Nova Nissan Frontier possui duas configurações de motor a diesel, uma com dois turbos de 190 cavalos e 45,9 kgfm de torque e outra com 163 cavalos e 43,3 kgfm. Este propulsor, adequado às normas de emissões L7, conta com sistema Redutor Catalítico (SCR) com ARLA 32. O reservatório do ARLA 32 é acessado por uma tampa que fica ao lado da tampa do combustível e a necessidade de abastecimento é avisada por meio de uma mensagem de autonomia no display do TFT no painel da picape.

Preços:
Frontier Attack 4X4 AT – R$ 263.690
Frontier XE 4×4 AT – R$ 278.990
Frontier Platinum 4×4 AT – R$ 314.590
Frontier PRO4X 4×4 AT – R$ 314.590

Nova Chevrolet S10 High Country

A S10 foi recém-atualizada em design, mecânica, segurança e conectividade, incluindo identidade visual exclusiva da versão topo de linha High Country, testada pela reportagem, nova turbina e calibração do motor diesel, estrutura reforçada de cabine, seis airbags de série, além de opção de sistema de frenagem autônoma de emergência, Wi-Fi nativo e projeção sem fio para Android Auto e Apple Car Play.

A S10 está disponível em três opções de carroceria (cabine dupla, cabine simples e chassis cab), cinco níveis de acabamento (LS, Advantage, LT, LTZ e High Country), duas opções de motorização (2.5 Flex e 2.8 Turbo Diesel), assim como duas opções de transmissão (MT6 e AT6) e tração (4×2 e 4×4). São cinco opções de pintura externa: Branco Summit, Prata Switchblade, Preto Ouro Negro, Cinza Topázio e Azul Eclipse.

Chevrolet S10 High Country | FOTO: Divulgação

Um dos principais atributos, que chamam muito a atenção na versão testada é o consumo. O utilitário tem excelentes índices, registrando 8,7 km/l na cidade e 10,6 km/l na estrada com diesel.

A nova campanha da Chevrolet S10 ressalta que os desafios que a sociedade enfrenta não são menores para o agronegócio. Tudo isso a partir da perspectiva de que só quem produziu mais de 1 milhão de picapes em 25 anos conhece muito bem o trabalho no campo. A campanha “Feita Pra Quem Faz” da Nova Chevrolet S10 ganha mais um capítulo, chamado de “Juntos na Mesma Direção” e, dessa vez, para trazer uma mensagem de apoio e solidariedade.

As imagens exibem a linha da picape da Chevrolet, que foi recentemente atualizada, com destaque para a identidade visual exclusiva da versão topo de linha High Country. “Existe uma forte demanda pela Nova Chevrolet S10, principalmente pelas versões mais equipadas, que hoje superam mais da metade das vendas. Isso mostra que, além de confiabilidade, robustez e potência, o consumidor de picapes está buscando o mais alto nível de segurança e conectividade”, explica Rodrigo Fioco, diretor de Marketing de produto da GM.

A principal novidade da linha 2022 fica por conta das rodas com novo design para a versão LTZ, a mais vendida da gama. Assim como a S10, o Trailblazer está chegando às concessionárias como linha 2022. O utilitário esportivo de grande porte e sete lugares da Chevrolet também passou recentemente por atualização visual, mudanças mecânicas e adicionou equipamentos de série, como o Wi-Fi nativo e o sistema de frenagem autônoma de emergência. O modelo é ofertado exclusivamente na versão topo de linha Premier 2.8TD AT6.

Chevrolet S10 High Country

A S10 High Country é cheia de detalhes marcantes. Por fora, tem as rodas escurecidas de 18” com bordas diamantadas, capota marítima e adesivos de série. Na parte interna, o freio de mão tem detalhe cromado e o volante tem revestimento premium.  Ela conta com o Chevrolet MyLink 3, com tela sensível ao toque de 8″, integração com smartphones através do Android Auto e Apple CarPlay, Radio AM/FM, Função Audio Streaming, Bluetooth para até 2 celulares simultaneamente e Entrada USB. Há ainda projeção de celular sem fio, tecnologia que permite projetar as informações do seu smartphone Android ou iOS na tela MyLink sem a necessidade de cabos, e Câmera de ré digital de alta resolução.

Preço:
S10 High County 2.8T Diesel 4×4 AT  – R$ 318.580,00

Ford Ranger Limited

A Ford ampliou recentemente a linha Ranger com as versões Black e Storm, que foram muito bem recebidas pelo mercado. Agora, lança a Ranger FX4, nova opção da picape inspirada na mesma receita de sucesso. A FX4 dá sequência à estratégia de ampliação e diversificação da Ranger, com opções desenvolvidas para atender diferentes perfis de clientes – a chamada subsegmentação do mercado. Além de liderar essa tendência, a picape média da Ford tem somado conquistas importantes nos últimos anos, com crescimento tanto na participação de vendas do segmento como nos indicadores de qualidade e de satisfação dos clientes.

Ranger FX4 | FOTO: Divulgação

“A Ford é líder mundial em picapes, este é o nosso território, e estamos usando esse legado para ampliar a base de consumidores da Ranger com novas opções dentro do portfólio”, diz Marcel Bueno, diretor de Marketing da Ford América do Sul. “O comportamento do consumidor está mudando e identificamos clientes que não estavam totalmente atendidos pelos veículos existentes no mercado. Foi assim que nasceu a Ranger FX4.”

Primeira da indústria a lançar a linha 2023, a Ranger traz também outras novidades. Todos os modelos – XL, XLS, Black, Storm, FX4, XLT, e Limited – vêm com um novo sistema de controle de emissões que atende e supera as exigências do Proconve 7, sem perda de potência e desempenho do motor. A Ford foi ainda a primeira a anunciar a aplicação integral da redução de 2% do IPI em todos os seus veículos. Como a versão testada aqui pela reportagem da Go Where Lifestyle foi a Limited, vamos falar de alguns atributos dessa edição especial.

A Ford Ranger conta hoje com versões voltadas para o trabalho (XL), para uso misto (XLS) e para uso pessoal (Black, Storm, XLT e Limited). Este último grupo se subdivide em dois perfis de clientes: os que buscam sofisticação (Black, XLT e Limited) ou aventura (Storm).  “A Ranger Storm atende o cliente que quer robustez e estilo para uso off-road, sem se incomodar em abrir mão de alguns equipamentos para ter um custo-benefício melhor. Após o seu lançamento, identificamos que existe também um cliente com o mesmo perfil aventureiro, mas que exige mais requinte, tecnologia e conforto. Foi para ele que nós desenvolvemos a Ranger FX4”, diz Antonio Freitas, gerente de Marketing de Picapes da Ford. Esse grupo de clientes, segundo ele, é formado por desbravadores e entusiastas que gostam de explorar novos lugares e viajar com a família, sempre em contato com a natureza. “Eles preferem guardar ótimas experiências na memória em vez de suvenires na prateleira”, afirma. A Versão Limited 2023 chega com motor 3.2, turbocompressor Diesel de cinco cilindros em linha com 200 cavalos de potência. Este motor faz em média 8.6 km/l na cidade e 9 na estrada.

Ranger FX4 | FOTO: Divulgação

Essa picape possui Assistente Autônomo de Frenagem com Detecção de Pedestres, projetado para detectar se o veículo à frente parou inesperadamente ou um pedestre saiu para a estrada e pode aplicar os freios automaticamente se você não o fizer. Também conta com Faróis Full Led com luzes de condução diurna, lanternas e farol alto em LED, ajudando você a ver e a ser visto com mais nitidez do que com nunca. Elas possuem 3 vezes mais alcance e 74% de economia vs luzes halógenas, tambem duram 5 vezes mais que luzes Xenon. E por fim, Chave com Sensor de Presença e Partida sem Chave – Ford Power, com sistema de acesso inteligente que detecta sua chave, e permite que você acessa sua picape ao tocar na maçaneta.

Preço:
Ranger Limited 3.2 4×4 AT – R$ 327.690

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Por Aroldo Oliveira
FOTO DESTAQUE: Divulgação (Chevrolet S10 High Country)

Preços pesquisados em Novembro/22

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