Go Where – Lifestyle e Gastronomia

Test Drive: Hyundai Creta Ultimate supera expectativas na cidade e na estrada

FOTO: Divulgação

Go Where Lifestyle testou o Hyundai Creta Ultimate, versão topo de linha que traz motor 2.0 flex e câmbio automático de seis marchas. O conjunto é o mesmo do modelo anterior, mas recebeu ajustes para ficar mais eficaz. Na prática, o 2.0 Smartstream agrada mais que o 1.0 turbo. Após reajustes, a versão mais completa do SUV da Hyundai sai pelo preço de R$ 174.690,00*.

Banho de tecnologia

A reportagem não havia testado nenhum modelo Hyundai em 2022. Por isso, a expectativa com relação ao Creta não era tão alta, até por se tratar de um modelo SUV médio. Mas o carro surpreende em muitos critérios. E a tecnologia é um deles.

O Creta Ultimate segue tendências mundiais com competência. Há muitos itens diferenciados nesta lista. Com relação à segurança, por exemplo, tem seis airbags, incluindo bolsas laterais do tipo cortina, Isofix, controles eletrônicos de estabilidade e de tração, assistente de arranque em rampas, detector de fadiga do motorista, sensores de obstáculos dianteiros e traseiros, e câmeras de ponto-cego.

FOTO: Divulgação

Quando as setas são ligadas, imagens das laterais são exibidas na tela de 7″ do quadro de instrumentos. O motorista, então, consegue ver se há outro veículo próximo antes de fazer a conversão. Essa mesma tela atrás do volante pode ser customizada. Há uma grande variedade de informações, como, por exemplo, gráficos que indicam se uma das portas está aberta ou como está a pressão dos pneus.

Outra questão importante e que realmente chama a atenção é o conforto e o acabamento, mas não esqueçamos da conectividade. A Hyundai acertou no interior dessa nova geração, que continua a ter opção de duas cores. Algumas peças dão um toque elegante, como molduras black piano e prata. Esse refinamento também é visto em itens como o freio de estacionamento eletrônico por botão com função Auto Hold, que trava os freios ao parar no trânsito.

FOTO: Divulgação

No que diz respeito à conectividade, o Creta Ultimate traz o Bluelink, serviço conectado da Hyundai que permite ver informações do veículo e dar comandos à distância pelo smartphone. A bordo, tem carregador de celular sem fio e o destaque é a central multimídia com tela de 10,25″, a maior dentre os SUVs compactos nacionais. Ela é retangular, tem resolução full HD e espelhamento com Android Auto e Apple CarPlay.

Motor dinâmico

O Creta Ultimate tem muitos diferenciais com relação à geração anterior, exceto por duas questões: o vidro das portas dianteiras e o motor 2.0 naturalmente aspirado. O motor entrega 167 cv e 20,6 kgfm a 4.700 rpm. O SUV vem equipado com um câmbio automático de 6 marchas – também o mesmo do antigo, porém muito mais adaptado e suave, tornando a condução mais prazerosa, o que acabou refletindo nos números de consumo.

Para adicionar, o SUV da Hyundai possui 4 modos de condução selecionáveis através de botão. O primeiro deles, talvez o mais bacana, é o Smart. Nesse modo o veículo avalia sua forma de dirigir e se adapta ao seu estilo. Esse modo é o que o motorista, geralmente, mais se adéqua. No modo normal, ele equilibra desempenho com economia de combustível, razão inversa ao do modo Eco, que prioriza a economia. Por fim, o modo Sport deixa o Creta Ultimate mais rápido nas acelerações e com votante mais firme.

Vale ressaltar ainda que o SUV possui o Hyundai SmartSense, que inclui sistemas de segurança como frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa, e o controlador adaptativo de velocidade de cruzeiro.

FOTO: Divulgação

Design atrativo

O reestilizado Creta passou a ser o mesmo modelo vendido na China, Índia e Rússia, com dianteira completamente nova, com conjunto óptico com luzes diurnas de LED em todas as versões, com farol em “dois andares”, cortado por uma estreita faixa do para-choque.

Na traseira, o visual também é novo e segue o mesmo conceito da dianteira, com lanternas em LED com uma faixa na cor da carroceria, que a reparte em duas seções. A tampa também tem novo visual, com vincos que acompanham o design da lanterna e destacam o nome do SUV, destacado na parte central.

Nas laterais a mudança é quase imperceptível, a não ser as folhas de porta que receberam linhas arredondadas para acompanhar o novo design, enquanto a antiga tinha linhas mais rígidas. O Creta recebeu ainda uma moldura na cor prata que segue pela linha superior das portas e termina contornando a coluna . Completam o pacote as rodas de liga leve de 18″.

FOTO: Divulgação

Consumo

Na cidade (gasolina): 10,9 km/l
Na estrada (gasolina): 12,4 km/l

Desempenho

Velocidade máxima: 190km/h
Aceleração zero a 100km/h: 9,3 segundos
_______________
POR Aroldo Oliveira
FOTOS Divulgação

* Preço pesquisado em dezembro/2022

Sair da versão mobile