Ícone do site Go Where – Lifestyle e Gastronomia

Segure esse fio: microtransplante capilar para reverter a calvície

Foto: Adobe Stock

Perder alguns fios de cabelo por dia é considerado mais do que normal. Mas quando a situação sai do controle e se agrava, é mais do que a hora de aderir aos tratamentos capilares para combater o problema e, caso necessário, pensar em um microtransplante capilar para reverter a calvície. Cconfira:

Uma cabeleira farta, brilhante e saudável é símbolo de beleza e jovialidade. Por isso, muitos homens e mulheres entram em desespero e ficam com a autoestima abalada quando percebem uma quantidade maior de fios indo ralo abaixo durante o banho ou caindo quando penteiam o cabelo. “Vale ressaltar que é perfeitamente normal cair cerca de 100 a 150 fios de cabelo por dia, já que eles passam por três etapas durante seu ciclo de vida – crescimento, estabilidade e queda temporária –, até dar origem a uma nova fibra capilar. Mas, quando o volume dessa queda é muito maior, vale, realmente, ficar mais atento e investigar o motivo do problema”, explica Ernesto Valdelamar, porta-voz no Brasil da Kaloni Hair Restoration, centro especializado em tratamentos integrais para o cuidado da imagem pessoal do homem, com 20 clínicas próprias espalhadas por oito países, entre eles México, Espanha, Estados Unidos, Colômbia, República Dominicana e Brasil.

Raio-x da questão
A queda capilar pode ser desencadeada por uma série de fatores, como o uso excessivo de químicas (tinturas e alisamentos). Outra causa bastante frequente de rarefação dos fios é a alopecia androgenética, também chamada de calvície. O primeiro sinal da presença do problema é o afinamento dos fios ao longo dos anos.
Nos homens, nota-se a calvície, principalmente, na região das entradas e da coroa. E nas mulheres ocorre um afinamento difuso, com aumento da risca, ou seja, o couro cabeludo fica mais visível quando o cabelo está dividido ao meio.
A perda dos fios também pode ser fruto do eflúvio telógeno, que promove a queda devido a uma alteração do ciclo capilar após situações de estresse ou infecções virais, como a do novo coronavírus. Nesse tipo de queda, a pessoa tende a notar o problema, geralmente, de 2 a 3 meses após o evento causal.

O tratamento ideal
Independentemente da causa, boa parte dos problemas capilares pode ser amenizada com a ajuda de tratamentos estéticos específicos para fios e couro cabeludo. Os procedimentos que cuidam da saúde do cabelo, como hidratação e reconstrução, podem ser adotados por praticamente todas as pessoas que desejam melhorar a integridade da estrutura capilar e deixar o cabelo mais bonito. Já pessoas com problemas de dermatite seborreica, mais conhecida como caspa, podem tratar o problema com o uso de shampoos específicos ou com a aplicação de medicações diretamente no couro cabeludo – tudo vai depender da intensidade do quadro. E vale lembrar que, se não for controlada, essa descamação no couro cabeludo pode, inclusive, levar à queda dos fios.
No caso da presença de alopecia androgenética, recomenda-se a associação de tratamentos em casa com o uso de medicações orais e tópicas, além de tratamentos no consultório, como o MMP (microinfusão de medicamentos na pele), que ajuda a engrossar os fios afinados pela calvície e evitar a progressão do quadro. “Vale lembrar que os resultados de cada tratamento variam conforme o grau da calvície de cada paciente. Por isso é importante ter o diagnóstico correto do dermatologista para que ele possa prescrever o procedimento mais adequado, tendo em vista a existência de vários tipos de queda e patologias do couro cabeludo”, alerta Ernesto Valdelamar. Geralmente, os resultados dos tratamentos capilares podem ser observados após seis meses de tratamento, aproximadamente. E após atingir-se o resultado desejado, o paciente precisa fazer a sua manutenção, associando procedimentos em casa e no consultório.

Microtransplante capilar: quando é a hora de fazer?

Quando os tratamentos estéticos não conseguem reverter a queda de cabelo, o microtransplante capilar FUE (Follicular Unit Extraction), pode ser a alternativa mais recomendada para recuperar os fios nas áreas calvas. Esse método visa obter unidades foliculares da área doadora (geralmente, a região posterior do couro cabeludo) sem a necessidade de uma incisão horizontal para a retirada de uma faixa de cabelo, e transplantá-las para a região calva, que é a área receptora. E essa é a grande vantagem dessa técnica, pois, como as unidades foliculares são removidas, uma a uma, as cicatrizes nas áreas doadora e receptora são praticamente imperceptíveis, apenas ao redor de cada folículo capilar. Os fios implantados seguem a mesma direção e ângulo dos fios naturais, o que permite um resultado sem aquele aspecto de “cabelo de boneco”, como era comum de se ver antigamente. O resultado do microtransplante começa a ser notado a partir do terceiro mês, e o resultado final após um ano do procedimento.

Kaloni Hair Restoration

Diretor técnico responsável:
Edward Mauricio Castrillón Chinza (CRM 174 437)
Av. República do Líbano, 886
Vila Nova Conceição – São Paulo
Tels.: (11) 2893-9666 / 2893-9919 / WhatsApp: (11) 99376-4420
Email: msantos@kaloni.com
https://kaloni.com/br

Sair da versão mobile