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Salão de automóveis de Munique aposta nos elétricos esportivos e de luxo

FOTO: Divulgação

Os tempos mudaram. O maior salão do automóvel europeu já não é mais o de Frankfurt. Desde 2021 a sede passou para o Centro de Exposições de Munique. E nem é mais um “salão do automóvel”. O IAA Frankfurt agora se chama IAA Mobility. A mudança na nomenclatura do evento indica que o foco da indústria transportou-se do simples produto automotivo para o conceito mais amplo de mobilidade. Assim, o IAA 2023 não foi apenas um mostruário de veículos (carros, bicicletas, motos e até helicópteros), mas de conceitos de como se transportar do ponto A para o ponto B da maneira mais confortável e amigável com o meio ambiente possível. Evidentemente, toda essa transformação é fruto das rigorosas regulamentações europeias que proíbem a venda de automóveis à combustão no continente a partir de 2035. Motivações políticas à parte, o fato é que o IAA Mobility 2023 foi um sucesso. Mais de 300 estreias mundiais e inovações foram reveladas por 750 expositores de 38 países. Um público superior a 500 mil visitantes presenciou o evento.

De olho neste gigantesco mercado, as montadoras chinesas, pioneiras na mobilidade elétrica de massa, ocuparam grande parte do espaço dedicado à exposição. No meio de tanta revolução automotiva – e porque não dizer, digital, porque todos os veículos exibidos têm altíssima tecnologia embarcada, mesmo os mais “simples” – as montadoras só não desviaram o foco de três segmentos tradicionais: dos automóveis superesportivos, de luxo e dos blindados – sim, já existe um carro da mais alta proteção e totalmente elétrico, cortesia da BMW. Tanto é que as três principais atrações do IAA 2023, apesar das dezenas de lançamentos em várias categorias, vieram destes segmentos: a Ferrari Purosangue, o concept-car Porsche Mission X e o BMW i7 Protection, os quais apresentamos a seguir.

Porsche Mission x

Inspirado nos lendários hipercarros Porsche, como o 959, o Carrera GT e o 918 Spyder (do qual deve ser o sucessor), o Mission X é uma coleção de ideias e mostra a visão da Porsche de como serão seus futuros modelos. Foi projetado com uma primeira meta inicial: ser o veículo mais rápido no circuito de Nuerburgring-Nordschleife. Para atingir alto desempenho conta com uma relação potência-peso de aproximadamente um cv por quilo, downforce bem superior aos fornecidos pelo atual 911 GT3 RS, e oferece desempenho de carregamento significativamente melhorado com sua arquitetura de sistema de 900 volts. Detalhes sobre a motorização não foram divulgados pela marca alemã. A Porsche também caprichou no interior, com bancos esportivos em plástico reforçado com fibra de carbono de tonalidades em marrom, e cinza, e um volante aberto, com vários interruptores e shift paddles para troca de marchas. O hiperesportivo também foi equipado com várias câmeras a bordo e um módulo de cronômetro especial com display analógico e digital. A montadora pensou nos relógios para uso do carro em competições, e estes exibem os tempos de volta e dados vitais do piloto. Neste modelo a Porsche inaugura seu novo brasão, em metal escovado, uma estrutura tridimensional em forma de favo de mel, com uma fera heráldica atualizada e uma cor dourada mais leva. O escudo é presente no capô, volante e nos centros das rodas.

FOTO: Divulgação Porsche/S.Bogner

Ferrari Purosangue

A Ferrari Purosangue nasceu vitoriosa, ganhando a categoria Production Car do prestigiado Car Design Award, concedido pela revista italiana Auto&Design. O nome Purosangue define perfeitamente a arquitetura do carro: seu exterior elegante e atlético é uma mudança radical em relação ao estilo de outros SUVs de quatro lugares no mercado e combina com uma cabine luxuosa, que oferece soberbo espaço e conforto aos ocupantes. O Purosangue não é apenas um carro excepcionalmente rápido e ágil – é também o primeiro Ferrari de quatro lugares que garante a todos os ocupantes uma experiência de bordo excepcionalmente confortável. O motor é um V12 tradicional da Ferrari, que descarrega 725 cv e proporciona aceleração de 0 a 100 km/h em 3,3 s, com velocidade final de 310 km/h. O câmbio é automatizado com oito marchas. É um dos raros modelos expostos no IAA que já tem uma unidade vendida no Brasil – uma importadora independente comercializou o SUV por R$7,2 milhões no começo do ano, com entrega prevista para o segundo semestre. É também um dos únicos modelos do evento que não possui propulsor elétrico.

FOTO: Divulgação Ferrari

BMW 17 Protection

A BMW apresentou no IAA Mobility o que considera o primeiro automóvel blindado (e certificado) elétrico do mercado, o i7 Protection. O modelo é equipado com um motor elétrico no eixo dianteiro e outro na traseira. Juntos, eles geram uma potência combinada de 544 cv e torque máximo combinado de 745 Nm e criam um sistema elétrico de tração nas quatro rodas. O novo BMW i7 Protection acelera de 0 a 100 km/h em 9,0 segundos, enquanto a velocidade máxima é limitada eletronicamente a 160 km/h (99 mph). O consumo de energia elétrica combinado no ciclo WLTP é de 30,0 kWh/100 km (valor ainda não definitivo). A entrega de potência instantânea e precisamente orquestrada dos dois motores garante tração excepcional e estabilidade direcional, mesmo quando o carro está sendo dirigido com força e realizando manobras desafiadoras, como ao escapar de um ataque. O modelo atende a todos os requisitos da classe de proteção VR9 sem quaisquer limitações.

FOTO: Divulgação BMW

Ásia mostra sua força

Nada menos que 41% dos expositores no IAA Mobility 2023 vieram do continente asiático, desde montadoras até (e principalmente) empresas ligadas à tecnologia e sistemas. Os principais países representados foram a China e a Coreia do Sul. Por outro lado, o Congresso Mundial de Veículos de Nova Energia (WNEVC), que sempre foi realizado na China, em 2023 aconteceu durante o evento na Alemanha. Das montadoras chinesas que marcaram presença, e que já estão no mercado brasileiro, destaque para a BYD, que lançou no IAA o SUV Seal U – no Brasil já é comercializado o modelo em sua versão Sport Coupé. O BYD Seal U é o mais recente SUV 100% elétrico da BYD no segmento D. O modelo chega em duas versões. A Comfort oferece uma bateria Blade BYD de 71,8 kW com autonomia de 420 km e a versão Design é montada com uma bateria Blade de 87 kWh e oferece uma autonomia WLTP de 500 km.

FOTO: Divulgação BYD

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POR Pedro Damian
FOTO DESTAQUE: Ferrari Purosangue/Divulgação
FOTOS Divulgação Ferrari, Divulgação Porsche/S.Bogner, Divulgação BMW e Divulgação BYD

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