Produzido em edição limitada, McLaren W1 surpreende pela potência épica
Toda a experiência da McLaren em engenharia de baixo peso e alto desempenho aerodinâmico foi aplicada no supercarrão W1. “O McLaren W1 é uma celebração da excelência dos icônicos McLaren F1 e McLaren P1 e da mentalidade de Campeonato Mundial da McLaren. A aerodinâmica derivada da Fórmula 1, a tração traseira pura e a direção hidráulica de alto desempenho mostram a abordagem da McLaren para inovação proposital como uma empresa de corrida que sempre oferece o melhor desempenho possível. Portanto, não é surpresa que o novo W1 seja nosso carro de estrada com voltas e acelerações mais rápidas de todos os tempos. Ele também fornece a conexão mais pura com o piloto, permanecendo fiel aos princípios que sustentam a melhor experiência de direção de supercarro. Este é realmente um carro que somente a McLaren poderia criar”, explica Michael Leiters, CEO da McLaren Automotive.
O prazer de dirigir arrepiante garantido pelo novo design de alta carga aerodinâmica, baixo arrasto e efeito solo do W1 é aprimorado pelo processo de transformação exclusivo do modo Road para o modo Race para direção em pista: a altura do W1 em relação ao solo diminui e a suspensão é enrijecida. Asas ativas dianteiras e traseiras são acionadas, com o McLaren Active Long Tail se estendendo para trás em até 300 mm para auxiliar na geração de 1.000 kg de carga aerodinâmica disponível no W1.
O novo motor V8 biturbo MHP-8 de 4 litros que estreia no W1 é acoplado a um módulo E (elétrico) de alta potência. A potência deste novo trem de força híbrido de alto desempenho de 1.275 cv e a dedicação implacável da McLaren à engenharia leve resultaram em níveis de desempenho antes atingíveis apenas por supercarros e carros de corrida somente para pistas.
Os 928 cv do novo V8 e 347 cv do módulo E se combinam para produzir 1.275 cv, dando ao W1 a maior potência de qualquer McLaren. Essa enorme quantidade de potência, juntamente com o torque máximo de 1.340 Nm e a resposta instantânea do acelerador do módulo E, dá ao W1 números de aceleração surpreendentes: 0-100 km/h em 2,7 segundos, 0-200 km/h em apenas 5,8 segundos e 0-300 km/h em menos de 12,7 segundos.
A plataforma aerodinâmica do W1 é a mais avançada já vista em um carro de rua da McLaren, o resultado de 350 horas de sessões em túnel de vento com 5.000 pontos testados. O conceito começa com o monocoque Aerocell, moldado para facilitar a aerodinâmica de efeito solo total. Apresentando assentos integrados (o que economiza quase 70 mm na exigência de distância entre eixos), apoios para os pés elevados com uma caixa de pedais ajustável e volante ajustável para garantir a posição de condução ideal, o Aerocell é exclusivo do W1, que também apresenta o maior número de áreas de superfície aerodinâmicas e ativas de qualquer McLaren. O Aerocell também incorpora fixações para as primeiras portas anédricas da McLaren. Em conjunto com o vidro lateral de tamanho reduzido, a porta anédrica permite a otimização do fluxo de ar dos arcos das rodas dianteiras para os radiadores, fornecendo espaço de resfriamento extra que permite que o tamanho dos radiadores necessários para resfriar o trem de força seja reduzido e economizando peso. O fato de o formato da porta lembrar a lateral da carroceria do carro de Fórmula 1 McLaren MCL38 também é uma assinatura visual diferenciada.
O design da suspensão dianteira também contribui para a eficiência aerodinâmica, com os braços oscilantes mais baixos do pushrod e do sistema de amortecedor interno elevados significativamente para manter o canal de ar fluindo de forma limpa em direção à traseira do carro. Outros componentes têm um perfil aerodinâmico otimizado para auxiliar ainda mais. O condicionamento do fluxo de ar na traseira do carro é menos prioritário, pois o difusor gerencia essa função, o que significa que as molas e amortecedores externos são a solução ideal.
Dando continuidade à influência da Fórmula 1, a configuração da suspensão dianteira também inclui barras de torção de titânio e um crosslink de elemento de elevação ativo, enquanto a traseira tem uma barra Z com droplinks ativos para controlar a elevação. Na busca incessante por peso leve, a impressão 3D foi usada para os montantes dianteiros e braços triangulares do sistema de suspensão avançado.
A frenagem no W1 é um avanço adicional no renomado sistema hidráulico de alto desempenho da McLaren, aprimorado para atender às diferentes demandas de resposta e sensação impecáveis na estrada e na pista, ao mesmo tempo em que oferece potência de parada máxima. O W1 vai de 100 km/h à imobilidade em 29 metros e de 200 km/h à imbolidade em apenas 100 metros.
Os freios dianteiros são ativados por pinças de 6 pistões e os traseiros por pinças de 4 pistões, ambos de design monobloco forjado. Os discos de 390 mm no sistema McLaren Carbon Ceramic Racing+ (MCCR+) são exclusivos do W1, apresentando uma camada de cerâmica adicional em comparação aos discos de cerâmica de carbono anteriores. Isso proporciona maior durabilidade enquanto e permitindo uma pastilha de freio mais agressiva e maiores níveis de atrito para aumentar ainda mais a eficiência da frenagem.
Como é essencial em um McLaren, o W1 tem ergonomia incomparável e a melhor visibilidade da categoria, com espaço de cockpit notavelmente espaçoso para piloto e passageiro. Seções envidraçadas na visão traseira e, opcionalmente, nas portas superiores fornecem uma sensação arejada ao interior. A visão frontal é excepcional, com o W1 incorporando os pilares A mais estreitos da McLaren até agora. Até mesmo os para-sóis são projetados com a leveza em mente; feitos de fibra de carbono, eles têm apenas 3 mm de espessura.
Os assentos são integrados ao monocoque de fibra de carbono McLaren Aerocell, conectando diretamente o piloto e o passageiro ao chassi. Ambos os assentos são totalmente estofados para suporte e conforto ideais e fornecem uma posição de direção mais reclinada do que o normal, com um alto nível de apoio para as coxas.
Os pedais, volante e controles primários se movem para abraçar totalmente o piloto dentro do ambiente do cockpit, com uma posição de direção perfeita sendo facilmente encontrada ajustando os pedais de alumínio montados no assoalho. O volante exclusivo do W1 é menor e mais plano do que os anteriores da McLaren. Luzes de mudança integrais que solicitam ao piloto que selecione a próxima marcha conforme a linha vermelha de 9.200 rpm se aproxima estão disponíveis opcionalmente. Fiel ao princípio de uma interface focada no piloto, os únicos dois botões no volante são os controles Boost e McLaren Aero Deployment. Inspirados na Fórmula 1, eles foram projetados ergonomicamente para serem fáceis de alcançar e ativar pelo piloto movendo os polegares e não as mãos do volante.
Os modos do chassi e do trem de força são ajustados por meio de controles basculantes no painel de instrumentos, que se move com a coluna de direção para permitir ajustes de modo ao alcance do volante. O visor do piloto do W1 foi projetado para garantir que a tela inteira permaneça visível para o piloto. O retrovisor digital é projetado para se assemelhar a um espelho retrovisor convencional para familiaridade do piloto, com a posição e o ângulo da câmera sendo deliberadamente colocados para exibir discretamente uma pequena seção da asa Active Long Tail, a fim de dar contexto e perspectiva à visão traseira do piloto para facilitar o posicionamento do veículo no trânsito e manobras em baixa velocidade, incluindo estacionamento. Mais informações e ajustes podem ser encontrados na tela sensível ao toque de alta resolução de 8” do McLaren Infotainment System (MIS II) localizado entre o piloto e o passageiro. Ele tem Apple CarPlay com conectividade USB C, com USB A também fornecido para carregamento de dispositivos e acesso de armazenamento. Atrás dos assentos, acessível movendo os encostos de cabeça, há um espaço com capacidade de até 118 litros de espaço de armazenamento, o suficiente para acomodar duas malas de fim de semana ou dois capacetes.
Visto de cima, a forma do W1 é notavelmente limpa, com um nariz pronunciado em forma de martelo e formato de cabine em forma de lágrima, que então se abre para a asa McLaren Active Long Tail. Isso contrasta com a carroceria inferior surpreendentemente complexa, que é intencionalmente detalhada para otimizar totalmente o efeito solo.
Personalização sob medida virtualmente ilimitada está disponível por meio da McLaren Special Operations, dando aos proprietários liberdade para criar seu próprio supercarro exclusivo. Uma variedade de materiais de interior luxuosos e inovadores estão disponíveis, incluindo o uso inédito do McLaren InnoKnit, um material infinitamente flexível e superleve, feito sob medida para integrar perfeitamente superfícies e componentes internos. Este material é tricotado para se ajustar, eliminando quaisquer requisitos de corte ou costura desnecessários.
O InnoKnit pode ser feito sob medida para muitas e múltiplas cores, texturas e formas com padrões de precisão e também foi integrado a elementos de áudio e visuais, com o uso de elementos gráficos para difundir e projetar a iluminação ambiente da cabine. O material também pode ser incorporado às grades dos alto-falantes do sistema de áudio personalizado Bowers & Wilkins de alta especificação do W1. Os detalhes externos do W1 também criam oportunidades ilimitadas para os clientes personalizarem seus próprios carros com a McLaren Special Operations (MSO).
Mais informações sobre o McLaren W1 podem ser encontradas em: https://cars.mclaren.com/en/W1
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FOTOS: Divulgação