Go Where – Lifestyle e Gastronomia

O alfaiate Fausto Hirano explica o que é alfaiataria The Original Bespoke

FOTO: Daniel Cancini

O universo corporativo e de luxo conta hoje com inúmeras ofertas de alfaiataria comercial, ou seja, trata-se de encomendar roupas a partir de padrões preestabelecidos de modelagem, levando em consideração as medidas, que segue tendências de moda, sem exclusividade, porém, vendido como sob medida. Esse procedimento torna o traje comum, mas é vendido como alfaiataria artesanal.

Para esta edição da Go Where Lifestyle, fomos conversar com quem realmente entende de alfaiataria com exclusividade, ou The Original Bespoke, Fausto Hirano, o alfaiate dos alfaiates. “Aqui fazemos o melhor da alfaiataria, desenvolvida e projetada conforme o estudo de cada biótipo, com material premium, importado, e toda a produção da roupa, do molde à confecção, é feita em nosso ateliê. Enquanto em algumas alfaiatarias eles entregam as roupas sob medida entre 45 a 90 dias, aqui esse prazo pode ser de 30 dias, porém, pelo volume de encomendas que temos, há uma fila de espera de cerca de três meses. Para pedidos com urgência, faço em até 10 dias com um custo adicional. Ou seja, como desenvolvemos tudo aqui no nosso próprio ateliê, conseguimos um prazo mais curto do que os concorrentes”, explica Fausto Hirano.

FOTO: Daniel Cancini

Por que alfaiate dos alfaiates?

Fausto Hirano representa a terceira geração de alfaiates de sua família. Aos 14 anos, já começava a dar seus primeiros pontos na máquina de costura. Até seus 33 anos de idade, Fausto, com sua família, trabalhava como mão de obra terceirizada para outras alfaiatarias. Daí o termo Alfaiate dos Alfaiates. Vendo um mercado carente de uma peça realmente boa e feita por um verdadeiro alfaiate, abriu seu próprio ateliê na sala de sua casa. Com o tempo, foi aprimorando ainda mais seus trajes e, hoje, com seu ateliê localizado no bairro do Brooklin, em São Paulo, aberto em 2021, projeta os melhores trajes BESPOKE do mercado. Fausto não vende ternos sob medida em massa, ele trabalha como alfaiate de forma artesanal, produzindo apenas 15 ternos por mês, garantindo assim a excelência em cada peça produzida. Ele produz todo tipo de roupas sob medida, inclusive para o público feminino, criando peças exclusivas, de desenho próprio, junto ao cliente. O profissional coleta as medidas, oferece as opções de tecido e realiza o meticuloso trabalho de corte e costura das peças. “A alfaiataria é uma apurada técnica (artesanal, semi- -industrial ou industrial) de construção do vestuário, que utiliza diversos recursos de construção e acabamento, que devem resultar em trajes com caimento e estruturação perfeita”, reitera. “Uma peça Bespoke é desenvolvida conforme o perfil do cliente, sua profissão, lifestyle. É um estudo sobre quem você é e como quer se apresentar ao mundo!”

Na visita que a reportagem fez ao ateliê de Fausto Hirano, algumas informações ficaram bem claras. Ele nos explicou sobre a matéria prima dos paletós, realmente trançados com crina de cavalo para que o caimento seja perfeito e não laceie com o tempo. “Pelo contrário, quanto mais o cliente usa, melhor fica o paletó.” Também nos explicou sobre os tecidos. “Trabalhamos apenas com tecidos de primeira qualidade, italianos e ingleses, proporcionando um terno com caimento impecável.”

Por fim, o conhecimento de alfaiataria do profissional Fausto Hirano impressiona. Ele sabe definir bem o que é bespoke e roupa comercial. “Uma coisa é ter um traje sob medida, semiindustrial, com o corte padrão da marca. Outra coisa é ter um alfaiate que se adapta às suas particularidades. Desenvolvemos um traje exclusivo, único, confeccionado artesanalmente no nosso próprio ateliê, sem terceirização”, finaliza Fausto.

A japonesa Yuko Hirano faz parte da equipe de consultoria de imagem e estilo do ateliê de Fausto Hirano | FOTO: Daniel Cancini

Confecção Exclusiva: mandamentos do Bespoke por Fausto Hirano

POSTURA E FORMATO: um traje feito a partir do absoluto zero, no qual levamos em consideração não somente as medidas, mas o formato e postura, que são os pontos mais estudados antes de desenhar a modelagem. Sob medida tem a ver com tamanhos. Bespoke tem a ver com postura, formato e caimento perfeito da peça.

CORTE E CAIMENTO: o corte e caimento são desenvolvidos conforme a anatomia do cliente. Existem pontos no traje que valorizam partes importantes, para que a roupa fique mais harmônica e traga mais elegância, num caimento perfeito. Por exemplo, o tamanho da lapela, que pode melhorar ou não a sua imagem, valorizando o tamanho do tórax e ombros.

NÃO SEGUIMOS A MODA, CRIAMOS ESTILOS: geralmente, cada marca tem seu próprio corte, que é igual para todos, independentemente do biótipo do cliente. Não é assim que funciona o bespoke.

TECIDOS: para executar um bom trabalho, precisamos de bons materiais. A qualidade do traje começa por dentro. O forro pode ser de cupro, seda ou 100% viscose para dar um maior conforto e durabilidade. Os enchimentos entre o forro e o tecido devem ser feitos com crina de cavalo e pelo de camelo para um maior frescor e durabilidade do aspecto. Por último, o tecido, que precisa ser de uma qualidade excelentíssima para dar um acabamento e um aspecto excepcional.

MONTAGEM: a montagem do traje tem que ser artesanal. Pelo fato de fazermos a lapidação da peça no corpo e usar materiais naturais, o processo de montagem também é artesanal e feito pelo próprio alfaiate. No mercado, existe uma dificuldade, pois quando o alfaiate projeta a peça de forma artesanal e o cortador contratado não consegue acompanhar o raciocínio, consequentemente a pessoa que monta a peça também. Por isso, o paletó deve ser feito pelo próprio alfaiate.

Rua Guaraiúva, 220 – Brooklin – São Paulo
Tel.: (11) 96333-9025
www.faustohirano.com.br

____________
FOTOS: Daniel Cancini

Sair da versão mobile