GoWhere – Lifestyle e Gastronomia

Novo elétrico da Mercedes-Benz apresenta alto desempenho e soluções sustentáveis

A Mercedes-Benz revelou o Concept AMG GT XX, um estudo de design e tecnologia que antecipa um novo capítulo para a linha AMG: o futuro dos superesportivos elétricos da marca. Com mais de 1.360 cv de potência, tecnologia derivada da Fórmula 1 e soluções inéditas de aerodinâmica ativa, o protótipo é construído sobre a nova arquitetura elétrica de alto desempenho da marca, a AMG.EA.

O modelo é mais do que uma vitrine de design — ele apresenta uma proposta realista para um futuro modelo de produção, com quatro portas, desempenho extremo e soluções sustentáveis de fabricação e materiais.

FOTO: Divulgação Mercedes- Benz

Motor axial: o novo coração da AMG

No centro do conceito está uma das grandes apostas da Mercedes para a nova geração de esportivos elétricos: os motores de fluxo axial. Menores, mais leves e mais eficientes do que os tradicionais motores de fluxo radial, eles foram desenvolvidos em colaboração com a britânica YASA, subsidiária do grupo Daimler.

O AMG GT XX conta com três motores elétricos, sendo dois no eixo traseiro e um no dianteiro. Essa configuração permite tração integral sob demanda e potência máxima de mais de 1.000 kW — o equivalente a cerca de 1.360 cv. O conjunto é capaz de empurrar o carro a mais de 360 km/h, com acelerações contínuas e sustentadas sem perda de performance.

Cada motor traseiro tem cerca de 8 cm de largura e é montado com uma transmissão própria e um inversor de última geração com componentes de carboneto de silício, otimizando eficiência e resfriamento. Já o motor dianteiro funciona como um “booster”, entrando em ação quando necessário e podendo ser desacoplado para melhorar a eficiência.

FOTO: Divulgação Mercedes- Benz

Bateria de alta performance inspirada na F1

Outro ponto alto é a bateria elétrica de alta performance, projetada para oferecer potência constante com excelente gerenciamento térmico. São mais de 3.000 células cilíndricas, resfriadas individualmente por um fluido à base de óleo, garantindo temperaturas ideais mesmo sob alta carga — algo essencial para um desempenho extremo repetitivo.

Com mais de 800 volts, o sistema permite carregamentos ultrarrápidos: cerca de 400 km de autonomia podem ser recuperados em 5 minutos, segundo a marca. Um sistema inteligente ainda garante que o carro esteja pronto para entregar toda a potência logo após o carregamento, algo raro entre elétricos.

FOTO: Divulgação Mercedes- Benz

Aerodinâmica inteligente: performance e eficiência

A carroceria do Concept AMG GT XX combina elementos clássicos da AMG com soluções radicais em aerodinâmica. A pintura em laranja Sunset Beam com efeitos eletroluminescentes chama a atenção, mas a funcionalidade também impressiona.

O carro tem um coeficiente de arrasto de apenas 0,198, o que é notável considerando os pneus largos e a proposta esportiva. A ausência do vidro traseiro e o fundo do carro com efeito Venturi ajudam a manter a estabilidade em velocidades elevadas, sem precisar de um aerofólio exagerado.

Nas rodas, a Mercedes estreia um sistema inédito de aerodinâmica ativa com lâminas móveis que se ajustam para melhorar a refrigeração dos freios ou a eficiência aerodinâmica. Cada roda tem um atuador autônomo com gerador próprio, alimentado pelo movimento da própria roda, e se comunica por Bluetooth com o sistema central.

FOTO: Divulgação Mercedes- Benz

O interior do GT XX é minimalista e tecnológico. O painel não tem revestimentos e remete a um bloco de motor, enquanto duas telas (de 10,25″ e 14″) concentram todas as informações e comandos. O volante é inspirado no do hiperesportivo AMG ONE e conta com botões AMG multifuncionais e LEDs que indicam carga da bateria e modo de condução.

Os assentos são fixos, tipo concha, feitos em fibra de carbono. As almofadas são produzidas por impressão 3D, personalizadas de acordo com a ergonomia do condutor e inspiradas em tecnologias de endurance.

O GT XX também estreia a alternativa ao couro LABFIBER, feita com borracha reciclada de pneus de corrida AMG GT3, proteínas vegetais e polímeros biodegradáveis. O material tem aparência e toque similares ao couro nobuck e pode ser moldado em diferentes texturas, sendo totalmente reciclável. Outro destaque é a seda biotecnológica, utilizada em detalhes internos, produzida por bactérias modificadas — leve, resistente e biodegradável.

FOTO: Divulgação Mercedes- Benz

Tecnologia de luz e som integrados

Além das luzes traseiras com 700 LEDs programáveis, o modelo traz alto-falantes integrados aos faróis, utilizando a carcaça como câmara acústica. Isso não apenas economiza espaço, como também melhora o som e serve como alerta externo para pedestres.

Durante o carregamento, o carro usa efeitos visuais com a pintura eletroluminescente para indicar o status da bateria, e o painel traseiro também pode exibir mensagens, animações ou o logo da AMG em tempo real.

Com visual que remete aos clássicos experimentais C111 e Vision One-Eleven, o AMG GT XX é mais do que um exercício de design: ele representa um marco na transição da AMG para a mobilidade elétrica de altíssimo desempenho.

A Mercedes ainda não confirma quando o modelo chegará às ruas.

_________

FOTOS: Divulgação Mercedes- Benz

Sair da versão mobile