Go Where – Lifestyle e Gastronomia

Maximalismo é a nova tendência para projetos residenciais mais criativos

FOTO: Divulgação Karolinna Venturi/Macarios

Deixando de lado a simplicidade e valorizando a criatividade, o maximalismo tem ganhado cada vez mais espaço nos projetos de decoração. Muitos profissionais personalizam os projetos de seus clientes, misturando o tradicional e o contemporâneo.

A tendência do maximalismo têm crescido, principalmente, em grandes centros urbanos, como São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba. “Meus projetos são para pessoas que buscam ir além”, explica a arquiteta Karolinna Venturi, de Curitiba. “Gosto de acolher as ideias e proporcionar uma jornada aos detalhes, desvendando e revelando a essência de cada lugar, fugindo do convencional e maximizando a personalidade do cliente”. Os projetos ganham mais identidade ao destacar o valor humano, e não um estilo da arquitetura. E o maximalismo permite isso.

FOTOS: Divulgação Karolinna Venturi/Macarios

O arquiteto norte-americano Robert Venturi é um nome fundamental desse estilo. Indo na contramão do minimalismo, disse a expressão “less is bore” (“menos é chato”), contrapondo ao “menos é mais” que correntes tradicionais do minimalismo promovem. Mas o conceito vai além de apenas brincar com o exagero: o maximalismo cria espaços personalizados que reflitam as personalidades dos moradores. “Mais do que espaços que nos abrigam, nossas casas são reflexos dos nossos desejos, gostos e referências. Se temos personalidades fortes, por que nossas casas não são uma expansão disso?”, diz a  arquiteta Karolinna Venturi.

A partir desses pontos de referência trazidos pelo cliente, o profissional pode apostar na criatividade e seguir por outras características do estilo. A mescla de cores, texturas e estilos é ponto de partida para composições inusitadas, mas carregadas de harmoniza visual. O storytelling faz parte do projeto. “Gosto de entender quais objetos têm um peso emocional para o cliente e valorizá-los na composição”, conta a arquiteta. Isso cria um ambiente único, exclusivo, porque não se trata apenas de um objeto, mas de uma relação afetiva com o item que se torna essencial ao ambiente. “O cliente precisa se sentir em casa, e não em uma foto de revista”, define.

Projeto Karolinna Venturi para Casacor Paraná | FOTO: Divulgação Karolinna Venturi/Macarios

Em sua terceira participação na Casacor Paraná, Karolinna apresentou esses conceitos em um ambiente inovador. O espaço “Casa Cucina” revelou um novo olhar para a cozinha brasileira. Uma ilha central com bancada em mármores Preto São Gabriel e Branco Paraná era destaque, aliada a peças de aço inox industrial e uso de cores como esmeralda e framboesa. A união de referências, texturas e cores criou um ambiente inovador sem deixar de demonstrar o sentimento intimista que a cozinha tem. O espaço foi um dos grandes destaques da edição, ganhando o Prêmio de Projeto Mais Ousado da edição.

O maximalismo propõe uma resposta às muitas regras de estilos mais clássicos. Está atento ao que é tendência, mas de uma maneira que converse com as necessidades do cliente. “É sobre não ter medo de propor uma solução diferente, propor novidades”, conta Karolinna Venturi. O estilo mais livre e autêntico permite ainda ao profissional explorar a criatividade de forma ousada. “Busco provocar viagens dentro dos espaços, exalando liberdade e personalidade, brincando com o inesperado para compor conceitos marcantes e refinados”.

“A arquitetura máxima é para quem não se contenta com pouco e valoriza uma experiência personalizada de imersão. Proporciono uma jornada através dos detalhes escolhidos cuidadosamente, guiando sua imaginação e proporcionando o encontro da liberdade com a identificação”, finaliza a arquiteta.

Projeto Karolinna Venturi para Casacor Paraná | FOTO: Divulgação Karolinna Venturi/Macarios

__________
FOTOS: Divulgação Karolinna Venturi/Macarios

Sair da versão mobile