Go Where – Lifestyle e Gastronomia

Filme inspirado em samba de Adoniran Barbosa estreia no cinema este mês

FOTO: Divulgação Elo Studios

Já anota na agenda: 21 de março estreia nos cinemas a comédia Saudosa Maloca, longa musical inspirado nos sambas clássicos de Adoniran Barbosa.

Protagonizado por Paulo Miklos, que interpreta Adoniran, o filme narra a história de Mato Grosso, vivido por Gero Camilo, e Joca, representado por Gustavo Machado, contada pelo próprio compositor na mesa de um bar. Ao longo da trama, Adoniran lembra com carinho dos amigos vivendo em uma maloca que já não existe mais e apaixonados por Iracema (Leilah Moreno).

 

Enquanto ela dá duro como balconista, os dois fazem de tudo para fugir do batente e “viver forgadamente”. Com a ajuda do samba, Adoniran, Joca e Matogrosso sobrevivem à pobreza e à fome, mas têm seu modo de vida ameaçado quando o bairro do Bixiga começa a passar por transformações vorazes, um sinal de que, se não arrumarem trabalho, podem ser engolidos pelo “pogréssio”.

Gustavo Machado, Gero Camilo e Paulo Micklos em Saudosa Maloca | FOTO: Divulgação Elo Studios

À medida que conta seus “causos”, Adoniran estreita sua relação com Cícero e ambos são testemunhas do crescimento desenfreado da metrópole, que segue passando por cima de sua gente. A especulação imobiliária e os despejos ainda são as tintas que colorem a paisagem desigual. Combinando drama e fantasia, o longa resgata uma São Paulo lírica do passado que ficou imortalizada nas músicas de Adoniran Barbosa.

O diretor Pedro Serrano afirma que o filme “conta uma história brasileira, mas essencialmente paulista. É um tributo à obra de um dos maiores sambistas de São Paulo e, também, uma reflexão sobre questões sociais importantes da cidade”.

O universo de Adoniran não é novidade para o diretor Pedro Serrano, que em 2015 lançou o curta Dá Licença de Contar, que já trazia o trio central no elenco fazendo os mesmos personagens, e, em 2020, lançou o documentário Adoniran, Meu Nome é João Rubinato. Agora com o longa, há a possibilidade de ampliar a história do curta trazendo mais elementos do universo do compositor paulista.

A produção de Saudosa Maloca é da Pink Flamingo Filmes e a distribuição é da Elo Company.

_________
FOTOS: Divulgação Elo Studios
TRAILER: Reprodução YouTube

Sair da versão mobile