Go Where – Lifestyle e Gastronomia

Conheça as novidades em proteção solar e aproveite o verão com segurança

Verão, sinônimo de dias ao ar livre, com a pele exposta aos raios solares. É justamente nesta época do ano em que boa parte das pessoas lembra-se de tirar o protetor solar da gaveta. Afinal, é mais do que sabido dos malefícios provocados pelos raios UVA e UVB, que vão desde o envelhecimento precoce até o câncer de pele. Mas, com 2023 batendo à nossa porta, é mais do que essencial rever o hábito!

“A grande maioria dos brasileiros ainda usa o protetor solar apenas nos dias de exposição intensa ao sol, como na praia e na piscina. No entanto, o filtro solar não deve ser utilizado apenas nessas situações. O recomendado é que o produto seja aplicado diariamente, independentemente da ocasião, da estação ou do clima. A radiação UVA, por exemplo, está presente até mesmo no clima frio e tempo nublado, sendo capaz, inclusive, de ultrapassar vidros de janelas. Esse tipo de radiação causa aumento do risco de câncer de pele e fotoenvelhecimento. Além da radiação UV, outro motivo para utilizar protetor solar todos os dias é a luz visível, que é emitida não só pelo sol, mas também por computadores, celulares, tablets e outras telas que você possa ter em casa. Esse tipo de radiação gera, especialmente, o aparecimento de manchas, inclusive piorando o melasma, condição crônica caracterizada pelas manchas escuras que surgem geralmente no rosto”, explica a dermatologista Jaqueline Zmijevski, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

O ideal é utilizar protetor solar com, no mínimo, FPS 30. “Se aplicado corretamente, esse produto vai filtrar 96,7% da radiação solar UVB que incide sobre a pele. Mas vale lembrar que os efeitos danosos do sol podem ocorrer tanto pela radiação UVA, quanto pela UVB. E o fator de proteção descrito na embalagem, o FPS, se refere apenas à proteção contra os raios UVB. A proteção contra os raios UVA aparece nas embalagens como PPD (Persistent Pigment Darkening) ou FP-UVA (Fator de Proteção UVA) e deve ser, no mínimo, 1/3 do fator de proteção contra UVB, ou seja, o PPD ideal é a partir de 10”, alerta a dermatologista. E se você precisa de um incentivo a mais para incorporar de uma vez por todas o protetor solar na sua rotina, a dica é optar pelos produtos que oferecem benefícios além da proteção, como controle da oleosidade, ação antiage e efeito base. “Além da proteção UVA-UVB, nos beneficiamos da presença de antioxidantes, ativos que minimizam os radicais livres formados pela radiação que ‘passa’ mesmo com o protetor, já que nenhum protetor confere 100% de proteção. Além disso, existem os filtros com cor, que têm substâncias, como o dióxido de titânio e óxido de zinco, que conferem proteção contra o infravermelho e luz visível”, finaliza a especialista.

FOTO: Daniel Cancini

1) UV Bright Milk, Bioré. Protetor solar facial com efeito iluminador, graças ao Light Controlling Powder em sua fórmula, que ilumina a pele com um leve tom rosa, ao mesmo tempo em que corrige os poros e uniformiza imperfeições.

2) Cleanance UV FPS 70, Avène. Com alta proteção UVA e UVB, possui textura ultrafluida com absorção imediata. Ajuda a reequilibrar a oleosidade da pele em 28 dias.

3) Episol Acqua, da Mantecorp. Com ação antioxidante, além de efeito antipoluição, protege as células do estresse oxidativo. Reduz a oleosidade da pele por até 10 horas.

4) Capital Soleil UV-Purify FPS 70, da Vichy. Atua no controle da oleosidade, além de purificar a pele e protegê-la contra a poluição.

5) Sun Pigment Control Tinted FPS 70, Eucerin. Sua fórmula conta com o ativo exclusivo Thamidol, que previne manchas de sol e uniformiza o tom da pele.

6) Tripla Proteção Pele Radiante, Nivea. Possui tripla proteção contra os raios UVA/UVB, luz visível e poluição. Sua fórmula contém extrato de rosa, ativo que reduz a aparência de poros em quatro semanas e deixa a pele com tom mais uniforme.

FOTO: Daniel Cancini

1) Photoderm M FPS 50+, da Bioderma. Oferece proteção que filtra de 61% a 66% a luz azul visível emitida por fonte natural e artificial (aparelhos digitais), prevenindo o rebote das manchas de sol, ao mesmo tempo em que fortalece o sistema imunológico da pele e evita seu envelhecimento precoce.

2) Extrem 90, da Isdin. Com alta proteção UVA e UVB e FPS 50+, é resistente à água, não comedogênico e hipoalergênico.

3) Bonelli Solare, da Be Belle. Com FPS 30 e PPD 13,4, oferece alta proteção, além de conferir ação hidratante, antioxidante e rejuvenescedora.

4) Pro Stick Protetor Solar Multifuncional FPS 96 FPUVA 43, Pink Cheeks. Protetor solar facial multifuncional que alia proteção solar FPS 96 e FPUVA 43, alta cobertura e tratamento para a pele. Possui acabamento aveludado e seco, dispensando o uso de base.

5) Anthelios Ultra Cover FPS 60, da La RochePosay. À base de água termal, niacinamida e vitamina E, oferece acabamento de base, além de alta proteção contra os raios UVA, UVB e luz visível.

6) Tone Up UV Essence Mint Green 80g – FPS 50, da Skin Acqua. Com base aquosa, textura leve e fácil de espalhar, seu efeito filtro corrige imperfeições indesejadas, ilumina e neutraliza tons avermelhados, como cicatrizes de acne. Formulado com micropérolas, ingredientes hidratantes e enriquecido com ácido hialurônico, complexo com óleo de prunus doméstica (ameixa), extrato de maracujá e fruta Rosa Roxburghii.

_____________
POR Cibele Carbone

FOTO DESTAQUE: Adobe Stock
FOTOS PRODUTOS: Daniel Cancini

Sair da versão mobile