Confira o ranking e os detalhes dos carros mais caros disponíveis no Brasil
Quem acompanha o mercado automotivo no Brasil deve ter reparado que os modelos mais simples evoluíram, carregam tecnologias que até bem pouco tempo eram exclusivas dos automóveis de luxo, e também se tornaram bem mais caros. E os carros que pertencem à elite automotiva, evoluíram na mesma proporção? Claro! A soma de tecnologia extremamente avançada (tanto nos equipamentos internos quanto no motor) com a percepção de valor das marcas fabricantes destes carros exclusivos faz com que seu preço também seja diferenciado. Aqui apresentamos os cinco automóveis mais caros vendidos no Brasil
1ºAston Martin Valour – R$ 16,5 milhões*
A Aston Martin, por ocasião de seu centenário, presenteou o mundo automotivo com uma obra-prima: o Valour, ultraexclusiva edição especial equipada com motor V12 e transmissão manual construída para honrar a longa tradição da marca em carros esportivos de alto desempenho com motor dianteiro e agradar aos puristas que desejam uma experiência de pilotagem visceral. Com produção global limitada a apenas 110 unidades, a raridade do Valour garante que ele será um dos mais “colecionáveis” de todos os Aston Martin. O conjunto mecânico foi concebido para realizar os sonhos dos aficionados por superesportivos à moda antiga, casando o impressionante motor V12 de 5,2 litros biturbo de 712 cv de potência e 753 Nm de torque à transmissão manual de seis marchas feita sob medida. A estrutura personalizada da carroceria apresenta painéis reforçados e braçadeiras de suporte da torre da suspensão traseira e do tanque de combustível. Os freios são de cerâmica de carbono de série, com discos dianteiros de 410 mm x 38 mm com pinças de seis pistões. O inteligente uso de materiais é característico da Aston Martin, que permite aos clientes criar suas próprias e originais especificações. O tradicional tweed de lã inspirado pela cobertura dos bancos do Aston Martin DBR1 vencedor em Le Mans em 1959 contrasta com a altamente tecnológica fibra de carbono usada para formar as conchas dos bancos leves do Valour. Os acabamentos da porta, saídas de ar, console central superior e túnel de transmissão.
2º Ferrari Sf90 Spider- R$ 7,9 milhões*
O SF90 Spider é o primeiro híbrido plug-in da Ferrari, com três motores elétricos e um de combustão interna. Acelera de 0 a 100 km/h em 2,5 segundos e atinge velocidade máxima de 340 km/h. O conversível possibilita quatro modos de direção ao condutor: Hybrid, quando o motor a combustão é ligado apenas se necessário (pelo sistema), e os três motores elétricos trabalham com baixa energia; e-Drive, quando apenas os motores elétricos funcionam (mas o desempenho baixa, com velocidade máxima de 135 km/h); Performance, aquele voltado a quem deseja a emoção de guiar um superesportivo, com o motor a combustão ligado; e o último, Qualify, que é o mais esportivo, com os motores funcionando com máxima potência.
3ºFerrari Purosangue- R$ 7,6 milhões*
O Purosangue é o primeiro SUV da Ferrari e tem motor dianteiro central de 12 cilindros. Chegou ao mercado em 2022, acelera de 0 a 100 km/h em 3,3 segundos e atinge uma velocidade máxima de 310 km/h, possuindo quatro portas e porta-malas com capacidade para 437 litros. A transmissão é de oito velocidades e dupla embreagem. A tração é integral, desligada nas rodas dianteiras quando o modelo atinge velocidade de 200 km/h ou se estiver acima da quarta marcha.
4ºLamborghini Huracán Sto- R$ 5,9 milhões*
O STO é a versão mais agressiva da família Huracán. Sucessor do Performante, é equipado com um motor de 10 cilindros e tração traseira. Acelera de 0 a 100 km/h em três segundos, com velocidade máxima de 310 km/h e sistema LDVI para controle da dinâmica do carro. STO é abreviatura de Super Trofeo Omologato, o que dá a entender que é um carro de pistas homologado para uso nas ruas.
5º Ferrari 296 Gts- R$ 4,6 milhões*
Lançado em 2022, o Ferrari 296 GTS é o primeiro conversível da lendária fábrica italiana a ser equipado com um motor V6 – no caso um propulsor de 663 cv. É um híbrido plug-in que traz, para ajudar o desempenho do propulsor principal, um motor elétrico capaz de entregar mais 122 kW (167 cv). A potência combinada é de 830 cv, que impulsiona o bólido a acelerar de 0 a 100 km/h em 2,9 segundos, com velocidade máxima de 330 km/h.
_________
POR: Pedro Damian
FOTOS: Divulgação
*Preços pesquisados em Julho/2024