Go Where – Lifestyle e Gastronomia

CASACOR SP 2023: 9 ambientes para você se inspirar e renovar o décor do seu lar

FOTO: Divulgação Ricardo Abreu/André Mortatti

Acontece até o dia 6 de agosto, a 36ª edição da CASACOR SÃO PAULO, maior mostra de arquitetura e decoração das Américas. O local escolhido para abrigar esse grandioso evento foi, pela segunda vez, o Conjunto Nacional, localizado em plena Avenida Paulista, um dos mais importantes marcos arquitetônicos da cidade. Este ano, o tema da mostra é Corpo & Morada e exalta o autocuidado e a introspecção da casa. Confira abaixo alguns ambientes inspiradores desta edição da CASACOR:

Casa Morada by Barbara Dundes

Com a premissa de ressignificar o morar e trazer a verdadeira essência do lar, onde a casa é considerada um templo, um lugar de aconchego, afeto e vida, a arquiteta Barbara Dundes se inspirou no texto “Casa Arrumada”, de Carlos Drummond de Andrade, para apresentar o espaço de 82m². Os ambientes neutros, fluídos e focados no bem-estar são o foco do projeto, que é dividido em varanda, living, cozinha, sala de jantar e suíte com jardim. Seguindo uma paleta de tons claros e suaves, o projeto une acolhimento e autoconhecimento em cada canto, com uma curadoria assertiva e voltada à valorização dos momentos em família, do resgate das memórias afetivas, onde o visitante consegue se transportar para uma verdadeira experiência em uma casa com vida. Elementos de design, obras de arte e esculturas marcam a identidade do espaço, evidenciando a beleza da originalidade de cada pessoa em seu próprio lar.

FOTOS: Divulgação Barbara Dundes/Marco Antonio

Solitude by Érica Salgueiro

A ideia da arquiteta Érica Salgueiro foi a de criar um ambiente para as pessoas se reconectarem consigo mesmas, podendo desfrutar da calma e da paz que só podem ser encontradas quando estamos sozinhos. O estúdio de 66 m² é dividido em três ambientes e traz o equilíbrio entre dormitório, living e cozinha, todos com uma atmosfera elegante e sofisticada. O destaque principal é a ilha central, que serve como ponto focal do ambiente, permitindo sua utilização tanto para preparar refeições quanto para receber amigos e familiares. A sala de estar foi pensada como um espaço multifuncional, perfeito para momentos de relaxamento e para receber amigos.

FOTO: Divulgação Érica Salgueiro/Renato Navarro

Casa Araxá by José Navarro

No projeto de estreia de José Navarro na mostra, o arquiteto mostra toda sua história de expertise em uma casa de 110 m². O espaço apresenta uma releitura da beleza de crescer em um ambiente cheio de valores e tradição. Os itens de decoração presentes são referências de toda a sua vida, com algumas peças trazidas diretamente da residência de seus avós. A estrutura metálica seca e o teto rebaixado deixam a morada de 110 m², que engloba living, sala de jantar, cozinha e suíte máster com ares de loft. As paredes que não encostam no forro diretamente, garantem permeabilidade ao espaço, fazendo com que o verde se integre com a arquitetura. O uso de outros materiais naturais como madeira e pedras, que foram reutilizadas, reforçam a harmonia entre os acabamentos.

FOTOS: Divulgação José Navarro/Denilson Machado

Horta Urbana by Mônica Costa

A paisagista Mônica Costa criou um espaço sensorial e imersivo de bem-estar e prazer. Com 100 m², sendo 70 m² indoor e 30 m² outdoor, ele traz como proposta a conexão com a natureza e desperta a consciência ambiental, incentivando os visitantes a se envolverem no cultivo de plantas, permitindo que compreendam melhor o ciclo de vida dos alimentos, a importância da água e a necessidade de práticas agrícolas sustentáveis.

FOTO: Divulgação Mônica Costa/MCA Estúdio

Mirante Paulista by Catê Poli e João Jadão

Um jardim lúdico, que enaltece e acompanha os contornos da arquitetura modernista do Conjunto Nacional, e que, através das formas orgânicas do mobiliário e do paisagismo legitimamente brasileiro, se torna um grande living a céu aberto. Esse é o DNA do Mirante Paulista, projeto assinado pelos paisagistas Catê Poli e João Jadão. O espaço de 150 m² na área externa, projetado em uma grande varanda de estar, é um convite para dar uma pausa na correria e contemplar o paisagismo muito equilibrado. Entre os pequenos lounges que formam o generoso living ao ar livre, Catê e João enaltecem a riqueza da minuciosa seleção de plantas nativas, como jabuticabeira, samambaia, tostão, inhame preto brilhante e guaimbê, entre outras, e exóticas, como ripsális e palmeira fênix.

FOTO: Divulgação Catê Poli e João Jadão/Evelyn Muller

Cabana RI.TO by Ricardo Caminada e Tota Penteado

O arquiteto Ricardo Caminada e a designer de interiores Tota Penteado se uniram para criar a Cabana RI.TO, um projeto de tiny house que une uma combinação de ideias e perspectivas. Idealizada para descansar, renovar as energias e as conexões afetivas, por meio da percepção corporal, da mente, da casa e do entorno, a caba RI.TO – cujo nome tem origem nas primeiras sílabas dos nomes dos criadores, Ricardo e Tota – tem 44 m2 e foi projetada para maximizar o uso do espaço disponível, de forma multifuncional e tecnológica, em um layout inteligente e equilibrado. A abordagem estética é essencialista, na arquitetura, no design de interiores e nas artes decorativas. Os ambientes privilegiam a praticidade, o conforto, a tranquilidade e o bem-estar. Com farta iluminação natural, ou difusa, e ventilação controlada, a cabana oferece ambientes intimistas, com um living-dormitório, uma cozinha gourmet na varanda e um banheiro.

FOTO: Divulgação Ricardo Caminada e Tota Penteado/Henrique Padilha

Loft Celmar by Très Arquitetura

Inspirado no conceito do caramujo aruá-do-mato, que carrega sua casa por todos os lugares, neste loft de 116 m², distribuídos entre living, banheiro, quartos, cozinha e banheiro, a Très Arquitetura transforma a nossa visão sobre a casa e o que chamamos de lar. Ao entrar no ambiente, somos recebidos por painéis de muxarabi, executados com maestria pela Celmar, que conferem continuidade ao local, garantindo um conforto visual ao espaço. No living, o teto inclinado e as texturas na parede enfatizam a marcenaria personalizada e bem estruturada, ressaltando a atmosfera de aconchego em acabamentos amadeirados com um toque refinado e uma iluminação indireta que destaca os detalhes pensados cuidadosamente pelas profissionais. O aconchego das madeiras clara Nogueira Thar e a escura Nogueira Vêneto, junto com a Laca Rosa Queimado, trazem um destaque para o pórtico que engloba o quarto, banheiro e a cozinha, que remete àquilo que é mais precioso para cada um. Na cozinha, a sensação de bem-estar é ampliada pela funcionalidade e estética apurada dos armários Celmar com sistema de abertura eletrônico sensível ao toque.

FOTO: Divulgação Très Arquitetura/Denilson Machado

Praça do Polinizador by Luciano Zanardo

O paisagista Luciano Zanardo, que criou a Praça do Polinizador, brinca com formas orgânicas, geométricas e cores vibrantes para ressaltar a exuberância exótica das alocasias e a beleza tropical das bromélias porto-seguro, nativas da Mata Atlântica, polinizadoras e popularizadas nos anos 1960 por Burle Marx. A partir do pensamento que um jardim não é só um ambiente de passagem, mas, sim, um conjunto que envolve e convida o visitante à contemplação, Luciano Zanardo apostou em uma vegetação minimalista. Com paredes pintadas de Azul Pólen, desenvolvido exclusivamente pela Coral para seu projeto, o ambiente foi criado inteiramente com cores vibrantes que se fundem aos elementos naturais.

FOTO: Divulgação Luciano Zanardo/JP Image

Casa Coral by Ricardo Abreu

Pensando em uma mulher 60+, o arquiteto Ricardo Abreu criou essa casa de 225m², que é  dividida em duas grandes células: uma social, composta por sala e cozinha integradas, e uma privativa, com quarto, closet e banheiro. O projeto oferece aos visitantes um ambiente impactante no qual predominam tons de rosa, aliados a uma arquitetura lúdica e moderna. Inspirado no formato das casas de boneca, o projeto traz também duas grandes elipses que conectam os ambientes, criando aberturas que se transformam em portas e janelas. Com recortes sinuosos e orgânicos, elas evidenciam as paredes com um dégradé rosado, representando as diferentes fases da vida. Fazem parte da paleta da sala as cores Tarde em Veneza (predominante nas paredes), Sapatilha, Flores Empoeiradas e Vermelho Blefe.

FOTOS: Divulgação Ricardo Abreu/André Mortatti

CASACOR São Paulo 2023
Até 6 de agosto de 2023
Conjunto Nacional – Av. Paulista, 2073 – Cerqueira César

___________
FOTO DESTAQUE: Divulgação Ricardo Abreu/André Mortatti

FOTOS: Divulgação Barbara Dundes/Marco Antonio, Divulgação Érica Salgueiro/Renato Navarro, Divulgação José Navarro/Denilson Machado, Divulgação Mônica Costa/MCA Estúdio, Divulgação Catê Poli e João Jadão/Evelyn Muller, Divulgação Ricardo Caminada e Tota Penteado/Henrique Padilha,  Divulgação Très Arquitetura/Denilson Machado, Divulgação Luciano Zanardo/JP Image e Divulgação Ricardo Abreu/André Mortatti

Sair da versão mobile