Até 26 de outubro, o público paulistano poderá conferir a nova exposição do renomado fotógrafo Bob Wolfenson, intitulada “Exteriores”, em cartaz na Unibes Cultural. A mostra integra a programação especial de 10 anos do centro cultural e terá entrada gratuita.
Composta por 53 fotografias em média e grande escala, Exteriores apresenta uma potente crônica visual da diversidade humana. As imagens, capturadas nas ruas de diversas cidades ao redor do mundo, revelam corpos em movimento, expressões fugazes e momentos únicos que, juntos, formam um retrato da imprevisibilidade e beleza do cotidiano urbano.

FOTO: Divulgação/ Bob Wolfenson
A curadoria é assinada pelo próprio Wolfenson em parceria com Ana Tonezzer, crítica e pesquisadora especializada em arte e fotografia contemporânea. A proposta da dupla é dar protagonismo ao acaso – cenas banais transformadas, através da lente do fotógrafo, em registros quase literários. “Ao rever estes registros, testemunhos de meu périplo, sinto que devo muitos deles à sorte e os vejo como marcadores de minha aventura, da passagem do tempo e das transformações acontecidas ao longo dele”, comenta o artista.
Conhecido por seus retratos de personalidades e por seu trabalho no universo da moda e do nu artístico, Bob Wolfenson, com mais de 50 anos de carreira, mergulha aqui em um território oposto ao controle do estúdio.
“Muito embora eu seja formado no ambiente controlado de um estúdio fotográfico, ocasionalmente caminhei pelas ruas das cidades e pelas trilhas dos campos, carregando minha câmera em saídas aleatórias, assim como um escritor faz seus apontamentos em um caderno de notas”, reflete.
FOTO: Divulgação/ Bob Wolfenson
A ambientação da exposição foi concebida pelo arquiteto André Vainer, responsável por projetos culturais marcantes como Retratos (também de Wolfenson), Otto Stupakoff, Infinito Vão e Memórias Inapagáveis. Para Exteriores, Vainer transformou o salão da Unibes Cultural em uma galeria de corredores paralelos, criando um percurso fluido e narrativo que convida o visitante a explorar as conexões entre as imagens.
Mais do que um passeio visual, Exteriores provoca uma reflexão profunda sobre o tempo, a memória e a solidão nas grandes cidades. Para Wolfenson, os registros carregam vestígios de “desertos imaginários” – espaços simbólicos onde se mesclam o interno e o externo, o artista e o mundo. “Estas imagens expostas não são sobre os lugares nos quais foram fotografadas, mas sobre um fotógrafo que, ao realizá-las, capturou estes exteriores de si”, resume.
A exposição também dará origem a um livro homônimo, com edição da Cosac Edições e projeto gráfico assinado por Edu Hirama. As ampliações das fotos foram feitas por Chris Kehl, em papel Baryta da tradicional fabricante alemã Hahnemühle.
FOTO: Divulgação/ Bob Wolfenson
Exposição “Exteriores” – Fotografias de Bob Wolfenson
Até 26 de outubro
Unibes Cultural
Rua Oscar Freire, 2.500 – Sumaré
De quarta-feira a domingo, das 12h às 19h
Ingressos em https://unibescultural.org.br/programacao/exteriores-fotografias-de-bob-wolfenson/
_________
FOTOS: Divulgação/ Bob Wolfenson