Go Where – Lifestyle e Gastronomia

A tendência em cosméticos antiage para 2023 e os ativos que estarão em alta

Pele iluminada, com sinais de envelhecimento amenizados. Essa é a grande promessa dos cosméticos antiage, que estão cada vez mais modernos e formulados com ativos mais poderosos, possibilitando a conquista de resultados mais eficientes. Essa, aliás, é a grande tendência do setor para 2023: cosméticos que se aproximem, cada vez mais, de medicamentos. São os cosmecêuticos, produtos que apresentam uma concentração maior dos ativos, quase chegando no nível dos medicamentos. “A tendência é que os cosméticos, com o passar do tempo, tenham princípios ativos em concentrações maiores, mais que mantenham a segurança, que possam ser utilizados em larga escala. A indústria farmacêutica tem evoluído bastante. Hoje ela consegue fazer ativos com concentração maior e com menores chances de irritar e ‘machucar’ a pele”, explica o dermatologista Abdo Salomão Jr, sócio efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Entre os ativos que surgem todos os anos, a já conhecida vitamina C continua entre as mais presentes nas fórmulas por ser um poderoso antioxidante, varrendo os radicais livres ocasionados pelo estresse, tabagismo e poluição. “Além disso tudo, ela estimula o colágeno e é muito bem tolerada. A chance de alergia com a vitamina C são mínimas. O máximo que ela pode causar em alguns pacientes é espinha e, ainda assim, é raro”, comenta o Dr. Abdo.

Vale ressaltar, no entanto, que os cosméticos antiage não “operam milagres” e seus resultados são limitados, de acordo com a concentração de seus princípios ativos. Isso sem falar que eles tendem a perder o efeito após algum tempo. “Existe um mecanismo na pele chamado taquifilaxia, ou seja, quando se usa por muito tempo um cosmético, a pele se acostuma e ele perde o efeito. Por isso é importante fazer um ‘rodízio’. Sem contar que em uma mesma pele tem produtos que agem bem no verão, que o contexto é um, e no inverno o produto acaba não agindo tão bem porque muda o contexto”. Portanto, o indicado é fazer uma estratégia terapêutica, mudando os produtos no decorrer do ano para conseguir extrair o máximo benefício de cada cosmético.

FOTO: Daniel Cancini

1) Revitalift Hialurônico Antioleosidade Gel-Creme Preenchedor, da L’Oréal Paris. Com textura ultraleve, conta com ação anti-idade e antioleosidade, preenchendo as linhas finas e reduzindo visivelmente os poros.

2) Flavo-C Forte, da Isdin. Sérum facial com 15% de vitamina Flavo-C Forte e vitamina E, além de ácido hialurônico com dois pesos moleculares diferentes e sistema pollution-defense, que ajuda a proteger a pele do estresse oxidativo causado pelo ambiente externo, como poluição e luz azul.

3) Neovadiol Sérum 5 Multicorretor de Sinais da Idade, Vichy. Com Pro-xylane®, Extrato de Cassia, Ácido Glicólico, vitaminas B3, Ômegas 3, 6 e 9 e Água vulcânica de Vichy, ajuda a reduzir os impactos da menopausa na pele, a corrigir rugas, reduzir marcas de idade, redefinir contornos faciais, melhorar a luminosidade e nutrir a pele.

4) Gokujyun Aging Care Cream, da Hada Labo. Creme facial enriquecido com niacinamida, três tipos de ácido hialurônico e aminoácido acetil-glucosamina, ativos que suavizam as rugas e as linhas de expressão. Possui também polissacarídeo pullulan para um efeito lifting.

5) Sérum Concentrado Antirrugas Olhos, da Riô. Combina sete peptídeos biomiméticos para um tratamento pró-idade completo para a região dos olhos. Aumenta em 150% a proliferação de fibroblastos, células que fabricam colágeno e elastina.

6) Peptide Cream Anti-aging Firmador, Creamy Skincare. Creme facial com 10 peptídeos sinalizadores e alta concentração de acetil-glucosamina,ativos que, juntos, estimulam profundamente a produção de colágeno e de seis componentes da matriz extracelular, conferindo firmeza à pele, melhora visível de rugas profundas e prevenção dos sinais de envelhecimento.

7) Derm Deep C, da Be Belle. Sérum formulado com vitamina C encapsulada em permeadores biocompatíveis de silício orgânico, o que faz com que os ativos penetrem profundamente na pele, conferindo ação hidratante, antioxidante, clareadora, preenchedora, protetora e rejuvenescedora.

____________
POR Cibele Carbone
FOTO DESTAQUE Adobe Stock
FOTOS PRODUTOS Daniel Cancini

Sair da versão mobile