Go Where – Lifestyle e Gastronomia

A maison francesa Baccarat irá abrir uma loja exclusiva no Shopping Cidade Jardim

FOTO: Daniel Cancini

Olha que notícia incrível para o mercado de excelência no Brasil. A Baccarat, uma marca francesa de cristais, com 260 anos de história, abrirá uma loja riquíssima no Shopping Cidade Jardim. Aliás, esta é outra novidade. O empreendimento tem uma ala nova dedicada ao setor de arquitetura e design, na qual figurarão marcas de luxo desse universo. O responsável por “presentear” o shopping com essa nova loja Baccarat em São Paulo é Luiz Claudio Bez, um empresário apaixonado por arte, proprietário da Began Antiguidades, que conta com um acervo fantástico. “O mercado de luxo é a arte de realizar sonhos e proporcionar experiências únicas. Através da Began Antiguidades e da Baccarat Brasil, consigo levar a beleza e a história para o lar dos meus clientes, tornando cada espaço e produção um momento inesquecível e especial”, diz Luiz Claudio Bez, CEO da Began Antiguidades.

Além de sua dedicação à Began Antiguidades, Luiz é representante exclusivo da Baccarat no Brasil. Como revendedor autorizado do renomado grupo francês, oferece a oportunidade de adquirir peças de arte ímpares, criadas por artesãos habilidosos. Além disso, é interessante ressaltar que a relação entre a Baccarat e o Brasil tem um vínculo histórico significativo. Na época do Império de Dom Pedro Primeiro e Dom Pedro Segundo, o país foi reconhecido como o terceiro maior comprador dos deslumbrantes cristais da Baccarat. Essas peças de arte únicas, criadas por artesãos habilidosos, encantavam a elite brasileira e se tornavam verdadeiros tesouros de família, passados de geração em geração. “Com o intuito de ampliar ainda mais a presença da Baccarat no Brasil, estamos programando para novembro a abertura da nova loja no Shopping Cidade Jardim”, conta Luiz. “Foi uma ideia que surgiu quando conversava com um amigo, Robert Bruce Harley, presidente do Grupo JHSF Malls. Apresentei o projeto para Baccarat em Paris, eles aprovaram a ideia e reservamos um ponto duplo nessa ala nova de arquitetura e design dentro do Shopping Cidade Jardim. A ideia é ter uma bela vitrine que represente bem a marca”, revela Luiz Claudio. O investimento ainda não foi revelado.

Luiz Claudio Bez, proprietário da Began Antiguidades, representante exclusivo da Baccarat no Brasil | FOTO: Daniel Cancini

Representante da Baccarat no Brasil há décadas, a Began Antiguidades tem a exclusividade da boutique Baccarat por aqui e já conta com um belo showroom dentro do próprio antiquário. “Trata-se de um case de sucesso, pois é o único antiquário no mundo que representa a marca. A Began tem 110 anos, e desde aquela época, colocamos os produtos no Brasil. Temos o maior acervo de lustres Baccarat do mundo, os quais alugamos para eventos e casamentos, dentro e fora do Brasil”, destaca Luiz. O produto mais barato hoje da loja dentro da Began é uma borboleta de cristal Baccarat, por R$ 1400, e os mais caros são os lustres por encomenda, que ultrapassam os R$ 500 mil. “A qualidade faz a diferença quando falamos em Baccarat. Cerca de 90% da produção é dispensada, porque não atingiu a perfeição. A marca é a que produz cristal com mais chumbo, garantindo uma qualidade e translucidez absoluta, constituindo um cristal perfeito. O chumbo concede esse brilho. Demora um ano para um funcionário aprender a tirar uma peça Baccarat do forno e cinco anos para aprender a fazer uma taça, e isso é passado de pai para filho. E, mesmo assim, 90% da produção é dispensada”, enfatiza Luiz Claudio.

Cecil é o primeiro leão do Baccarat. Uma obra-prima de cristal projetada por Allison Hawkes e criada por artesãos habilidosos. O felino repousa sobre um pedestal de Ébano de Macassar | FOTO: Divulgação

Alquimista da alegria

Em 1764, no leste da França, um grupo de ousados artesãos decidiu transformar os quatro elementos da natureza – terra, ar, fogo e água – em vidro de qualidade inigualável. Em 1816, eles aperfeiçoaram sua fórmula secreta bem guardada para obter o cristal mais puro do mundo. Daí nasceu o cristal Baccarat.  Em 1828, a fábrica deu as boas-vindas ao rei Carlos X e presenteou-o com uma taça antes de criar uma linha de cristal em sua homenagem. Em 1840, o cálice cerimonial feito para Louis-Philippe, rei da França, ancorou o Baccarat no auge da ilustre art de vivre francesa. Em 1855, na primeira Feira Mundial em Paris, a Baccarat revelou seu artesanato único para o mundo. Na vitrine da modernidade, Paris era uma festa, onde a sociedade brilhava. A maison iluminou este novo estilo de vida parisiense com seus extraordinários candelabros, transportados da fábrica em carruagens. Anos mais tarde, ao construir um espaço em homenagem ao deus Mercúrio, e mais tarde um navio de proa monumental, Baccarat continuou a surpreender e ganhar inúmeras medalhas em cada grande exposição nacional e internacional.

Das festividades encantadoras às recepções elegantes, a marca conquistou a elite. Peças feitas sob medida para os marajás da Índia, majestosos candelabros do czar criados para Nicolau II, a impressionante coleção de luminárias do Palácio Dolmabahçe, em Istambul, produtos encomendados por Napoleão III para seus apartamentos no Louvre, as refinadas criações para a corte imperial japonesa, o serviço Juvisy que adorna as mesas cerimoniais do Elysée Palácio desde 1899, enfim, Baccarat lançou sua luz ao redor do mundo, estabelecendo-se como rei do cristal.

De Josephine Baker à Princesa de Mônaco, Marilyn Monroe a Karl Lagerfeld e Kris Jenner a Gigi Hadid, a grife do cristal também transcendeu a moda, seduzindo os amantes da vida e formadores de opinião da cada geração. Na vanguarda do estilo, a Maison se inspira em sua herança para formar os sabores de amanhã. Assim como o vidro Harcourt é um verdadeiro ícone da Maison desde 1841, suas criações estão sempre em sintonia com os tempos e são uma fonte infinita de inspiração.

Butterfly tem um charme irresistível, uma vez que as borboletas Baccarat infundem luz e energia. Ao lado, a peça Faunacrystopolis Bird, de Jaime Hayon, nos transporta para um mundo alegre num convite a brincar com a natureza | FOTO: Divulgação

Design de Vanguarda

Dali, Ettore Sottsass, Philippe Starck, Jaime Hayon, Marcel Wanders e Virgil Abloh – os artistas e designers icônicos do mundo também sucumbiram à tentação do cristal Baccarat. Por meio de colaborações sem precedentes, cada um transmitiu uma visão artística única, constantemente ultrapassando os limites da técnica, muitas vezes desafiando as leis da matéria. Desfocando as fronteiras entre arte, arquitetura e design, eles abriram novas perspectivas, enriquecendo o repertório estético da Baccarat ao longo do tempo. De Paris a Moscou, Nova York, Tóquio, Miami ou Hong Kong, a experiência única do estilo de vida Baccarat pode ser encontrada em casas, boutiques, restaurantes, bares, hotéis e lounges. Foi assim que o nome de uma pequena cidade no leste da França se tornou um símbolo do savoir-faire francês.

________
POR Aroldo Oliveira
FOTOS Daniel Cancini

Sair da versão mobile