Ícone do site Go Where – Lifestyle e Gastronomia

7 dicas de como prevenir e acabar com o inchaço matinal do rosto

FOTO: Adobe Stock

Você acordou, olhou no espelho e lá está ele: o inchaço matinal no seu rosto. “O inchaço matinal no rosto tem várias causas. Durante o sono, o sistema linfático fica mais lento e, sendo ele o responsável pela absorção de líquido das células, há uma predisposição para esse inchaço. Mas os gatilhos mais importantes estão na dieta rica em sódio, no consumo de bebidas alcóolicas, remédios, alterações hormonais, posição de dormir e até causas genéticas”, explica a dermatologista Mônica Aribi. “Desregulações da tireoide também tem relação com esse tipo de inchaço. A glândula produz um hormônio que regula o metabolismo e a temperatura corporal. Se estiver produzindo muito pouco, as alterações metabólicas podem fazer com que aumente o inchaço também. Nesse caso, é aconselhável procurar um médico para prescrever a medicação correta”, afirma a dermatologista.

Confira a seguir algumas dicas para resolver e evitar o aspecto inchado do rosto ao amanhecer:

Beba mais água e coma mais vegetais

O corpo retém mais água onde pode como resposta aos efeitos desidratantes. Então, em primeiro lugar, tome medidas para reduzir esses efeitos. “Observar sua dieta, ingerindo mais vegetais, e beber bastante água ao longo do dia são as melhores maneiras de combater as causas do inchaço. Água de coco e chá verde também são opções”, explica a dermatologista Mônica Aribi. Mas, lembre-se: dê uma pausa ao sódio, ok?

Lave o rosto com água fria

Assim que acordar, lave o rosto com água fria e com um sabonete específico para seu tipo de pele, de preferência com extratos botânicos com ação anti-inflamatória, calmante e descongestionante, como a camomila e erva doce. Eles vão ajudar na diminuição do edema.

Use água termal

Na noite anterior, deixe sua embalagem de água termal com ativos calmantes na geladeira. “Logo após lavar o rosto, pela manhã, borrife no rosto. A temperatura fria do produto refresca e descongestiona a pele. Além disso, ela é rica em oligoelementos, sais minerais que ajudam a conferir melhor equilíbrio hídrico, com ação fitodrenante complementar”, explica a Dra. Mônica.

Aposte na massagem facial

O inchaço no rosto também pode ser controlado através da realização de uma massagem. “A massagem facial proporciona uma melhora da circulação sanguínea, o que contribui para uma oxigenação eficiente e faz com que as células da pele sejam nutridas adequadamente. Essa também é uma excelente forma de autocuidado para relaxar e diminuir o estresse”, explica a cirurgiã vascular Aline Lamaita.

Não pule os exercícios físicos

A prática regular de atividade física é uma excelente maneira de aliviar e prevenir o inchaço. “Os exercícios não apenas aumentam a frequência cardíaca, o que melhora o fluxo sanguíneo. Além disso, a própria contração muscular já contribui para a drenagem dos líquidos”, explica a Dra. Mônica. A Dra. Aline ainda ressalta que se exercitar também ajuda com o controle do peso. “Quilos extras colocam mais pressão sobre o coração e reduzem o fluxo sanguíneo em todo o corpo, predispondo problemas de inchaço”, afirma a médica cirurgiã vascular.

Mude a posição de dormir

Deitar de bruços ou de lado é como “amassar” o rosto, por isso favorece o inchaço matinal. “Se possível, eleve a cabeça com mais de um travesseiro e durma de barriga para cima. Isso também ajuda a não marcar tanto o rosto, o que tem relação com o aparecimento de rugas”, diz a dermatologista Dra. Mônica Aribi.

Cuidado com as bebidas alcóolicas

Ao beber dois ou mais drinks por dia, há uma enorme quantidade de dano que ocorre na pele. “O álcool afeta qualquer membrana, mucosa, do pâncreas e fígado à pele. O primeiro efeito é a desidratação, uma vez que, na verdade, retira todo o fluido da pele. Essa desidratação pode se traduzir também em inchaço facial, principalmente na região dos olhos”, diz a dermatologista. “O álcool á parecido com a glicose, mas a molécula é menor e mais facilmente absorvida, aumenta de forma mais rápida ainda a glicemia. O índice glicêmico do álcool é ainda maior que o do açúcar. Isso provoca um aumento enorme na produção de radicais livres e glicação, de certa forma uma inflamação generalizada. O armazenamento de glicose, num primeiro momento é em forma de glicogênio, que requer muita água. Por isso sentimos sede após comer açúcar, e consequentemente inchamos, retemos água para dar conta desse excesso de açúcar e radicais livres”, detalha a cirurgiã plástica Beatriz Lassance. “Se você olhar para uma mulher que está bebendo há 20 ou 30 anos e uma mulher da mesma idade que não tem esse hábito, veremos uma enorme diferença na pele”, explica a Dra. Mônica Aribi.

_______
FOTO: Adobe Stock

Sair da versão mobile