Go Where – Lifestyle e Gastronomia

4 dicas para montar um home office funcional e aconchegante

An urban bicycle in a hipster living room interior with a big desk and computer in the workspace area and wooden furniture with industrial elements


Em tempos de Covid-19, trabalhar de casa é a nova realidade de boa parte dos brasileiros. Acontece que, muitas vezes, a mudança de ambiente pode prejudicar o rendimento profissional de algumas pessoas, que acabam se distraindo com as tarefas de casa, a programação da televisão, as séries do Netflix… Quem tem filho pequeno, então, ainda tem de lidar com a bagunça das crianças. Realmente, não é nada fácil! Mas também não é impossível. “O ambiente de casa pode ser bem desafiador por estar associado ao descanso e ao lazer. Então, é importante determinar o horário que irá iniciar o trabalho, fazer as refeições e finalizar o expediente”, explica a mentora de produtividade Marcele Policarpo, sócia-diretora da consultoria empresarial ID-Evolution.
Para tornar essa “troca” de local de trabalho mais fácil – e menos estressante! –, a dica é transformar um ambiente da sua casa em um pedacinho da empresa, reservando essa área apenas para o trabalho. Seguindo as dicas abaixo, você conseguirá montar um home office funcional e aconchegante, usando objetos que já tem em casa.

 

1. ESCOLHA O AMBIENTE IDEAL
“Deitar na cama com o notebook no colo vai dar sono e, com certeza, a tentação de se permitir alguns cochilos virá – o que não é nada produtivo!”, alerta a especialista em produtividade Tathiane Deândhela, autora do livro Faça o Tempo Trabalhar para Você. Então, selecione um espaço para montar o home office. Pode ser o quarto de visitas, a sala de televisão, a sala de jantar… O importante é que essa área seja bem iluminada e arejada. “Os locais mais reservados e silenciosos são os mais indicados para garantir um trabalho tranquilo. E se o local for menos iluminado, é só aproveitar aquela luminária ou abajur de casa para clarear a área”, explica o arquiteto Marcelo Rosset. Agora, se a sua demanda de trabalho não ocupar um longo período do seu dia, vale reservar apenas um canto da mesa de jantar ou a mesinha ao lado do sofá para apoiar seu computador. Essa é uma solução mais rápida e prática.

2. ATENÇÃO COM A ESTRUTURA
Depois de ter determinado o local, selecione a melhor cadeira e mesa que você tem em casa para ser sua estação de trabalho. “Escolha uma mesa com o espaço que você precisa para acomodar o computador e as demais ferramentas do seu trabalho. A cadeira deve ter uma altura compatível com a mesa, e se tiver uma opção com braços, pode ser ainda mais confortável”, comenta Vinicius de Medeiros, gerente de projetos e parcerias da Westwing, e-commerce de decoração. Ter uma poltrona no home office também é uma boa pedida, pois ela será perfeita para aqueles calls demorados ou para fazer uma leitura importante para o desenvolvimento de suas ideias.

3. BLOCOS, CANETAS E AFINS
Um home office não se faz apenas com o computador. “O espaço de trabalho no home office deve oferecer a possibilidade para que a pessoa se concentre e tenha todas as ferramentas necessárias para desenvolver as atividades”, explica Sandro Magaldi, coautor do livro Gestão do Amanhã e fundador da startup meusucesso.com, criada em parceria com o empresário Flávio Augusto da Silva. Portanto, lembre-se de deixar à mão acessórios que vão te dar suporte no dia a dia, como porta-caneta, caderno, agenda e quadro de recados. Tente deixar tudo o mais organizado e prático nesse momento, assim não perderá tempo procurando algo pela casa cada vez que precisar de um novo objeto.

4. DECORE COM MODERAÇÃO
Todo mundo se sente melhor em um ambiente bonito e aconchegante, e essa máxima vale também para o escritório. Então, lembre-se de dar aquele toque pessoal no local. Vale colocar um porta-retrato sobre a mesa e trazer um dos vasos da casa para essa área, assim como relógios e quadros decorativos. Mas nada de exageros para que o décor não roube sua atenção!

 


Cibele Carbone
Divulgação Westwing

 

 

LEIA TAMBÉM

10 cursos on-line para melhorar sua formação profissional (tem até em Harvard!)

O que fazer para otimizar a rotina em home-office?

Sair da versão mobile