Veja como o Método Pomodoro diminui a ansiedade e aumenta a produtividade
Uma pesquisa realizada pela We Are Social em parceria com a Meltwater revelou que o brasileiro passa, em média, 9h13 por dia na internet. Nosso país fica atrás somente da África do Sul, que está na primeira posição com 9h24. E de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) o Brasil lidera a lista de países com maior incidência de transtornos de ansiedade.
A correlação entre os dados é evidente: quanto mais informações consumimos, mais difícil é para organizá-las. Assim surgem problemas de excesso, como burnout e ansiedade, cada vez mais presentes na rotina da população economicamente ativa. Mas uma técnica desenvolvida na década de 1980 pelo italiano Francesco Cirillo promete ser uma alternativa para esse problema.
O Método Pomodoro (derivado de tomate, em italiano) é uma técnica de gerenciamento de tempo que se baseia na divisão do trabalho em blocos de 25 minutos, conhecido como “pomodoros”, intercalados com breves intervalos de 5 minutos. Após quatro “pomodoros”, um intervalo mais longo é recomendado, de 15 a 30 minutos. O nome faz referência aos populares cronômetros no formato da fruta.
“O método não é apenas uma ferramenta de produtividade, mas também um meio de cuidar da saúde mental em um ambiente de trabalho cada vez mais exigente. Ele cria uma estrutura que valoriza pausas e descanso, promovendo o bem-estar”, afirma a psicóloga e psicanalista Cristina Navalon, especialista em saúde mental.
A profissional explica ainda os principais benefícios do método aplicados à saúde mental:
Redução do Burnout: o burnout é caracterizado pela exaustão extrema e pelo esgotamento emocional, e é frequentemente causado pelo excesso de trabalho sem o descanso adequado. A técnica incentiva a realização de pausas regulares, permitindo que o cérebro descanse e recupere energia, podendo prevenir sobrecargas e reduzindo os riscos.
Controle da Ansiedade: a ansiedade é amplificada pela sensação de estar constantemente sobrecarregado e pela dificuldade em lidar com as tarefas básicas do dia a dia, que fazem com que o paciente fique cada vez mais ansioso. Se você passa a dividir essas tarefas em partes menores, previne aquela sensação de estar “afogando”, o que promove um sentimento de controle e realização.
Melhorias na Concentração: um dos maiores erros é tentar fazer tudo ao mesmo tempo, e é aqui que a técnica demonstra seu valor. Essa ideia de foco total durante os “pomodoros” reduz as distrações e permite um melhor aproveitamento do tempo, o que contribui para redução do estresse e melhorias na concentração.
Apesar da simplicidade, existe uma ciência por trás dessa metodologia, conforme afirma o escritor e empresário Michel Helal, no seu best-seller “O Segredo da Produtividade”. “O cerne do método reside na compreensão de que nossos cérebros funcionam melhor em sprints focados, seguidos de breves períodos de descanso. O erro que a maioria das pessoas comete é que achar que, quanto mais trabalharem, melhor será esse trabalho. Mas na prática, é o inverso. Então o objetivo aqui não é trabalhar mais, mas sim trabalhar melhor”, constata.
Helal, que durante a maior parte da vida atuou como programador em Nova York, cita exemplos da sua própria área de atuação. De acordo com ele, um desenvolvedor de softwares que enfrenta um projeto mais desafiador costuma mergulhar horas a fio no código, o que inevitavelmente leva à fadiga e erros. “E é aí que vem o pulo do gato: o sucesso do método não reside apenas na estrutura de tempo, mas na disciplina atribuída a ela. Ao iniciar um pomodoro, você deve se comprometer a trabalhar sem interrupções. Esse compromisso é o que transforma bons profissionais em mestres da produtividade, qualidade esta que a maioria das empresas procura atualmente”, completa.
Enquanto a maioria das pessoas costumam sacrificar sua saúde mental em prol do trabalho, ambos os profissionais concordam com a máxima – de que não existe trabalho sem saúde. Por isso, seja na área corporativa ou científica, é preciso ficar atento aos sintomas de esgotamento e buscar alternativas práticas para alcançar o sucesso enquanto prioriza seu bem-estar.
_________
FOTO: Adobe Stock