Go Where – Lifestyle e Gastronomia

Renata França: a empresária que conquistou o mundo com a Miracle Touch

A trajetória da baiana Renata França é digna de respeito. Desde menina sonhava em ser jornalista até que um dia, ajudando sua mãe no pequeno salão de beleza montado em casa, descobriu seu talento – o de trabalhar no ramo da beleza. Com muita luta e determinação, ela venceu e superou cada um dos obstáculos, paradigmas e preconceitos que surgiram pela frente. E foi além: criou a famosa Miracle Touch, primeiro componente de um método próprio, reconhecido internacionalmente. Um case de sucesso, um exemplo de profissionalismo e de mulher.

A sua história se confunde com a de muitos que vêm de uma família humilde. Como era a Renata de Ilhéus, que sonhava grande?
Ah, eu sonhava grande mesmo. Desde muito nova, queria ser apresentadora do Fantástico e meus olhos brilhavam quando a vinheta anunciava que o programa ia começar. Por isso, comecei a ajudar minha mãe no salão de beleza que ela montou, dentro de casa mesmo, para juntar dinheiro e prestar o vestibular para jornalismo. A vida me apresentaria outros planos, mas eu sempre sonhei alto.

Parece que uma pessoa reconheceu seu talento e te deu uma chance. Foi o empurrão que faltava?
Sim, essa pessoa trabalhava em um renomado spa francês, e eu me lembro, como se fosse hoje, quando ela elogiou o toque das minhas mãos, enquanto lavava seus cabelos. Fiquei surpresa quando me perguntou se eu gostaria de trabalhar com massagem. Titubeei um pouco para responder… Mas esse empurrão que você menciona na pergunta veio do sonho de fazer jornalismo. Mal sabia eu que pouco tempo depois me apaixonaria pela massagem!

Vir para São Paulo te assustou? Qual era sua idade e como foi seu início na metrópole?
Eu estava com 22 anos quando decidi tentar a vida em São Paulo. Desembarquei no Terminal Tietê, depois de dois dias de viagem de ônibus, com minha irmã Temilla e 157 reais no bolso. Fomos recebidas por um tio e passamos a viver na sala de uma escola de música. Foram dias difíceis, de muita precariedade. Dormíamos no chão, sobre um edredom, e nos aquecíamos com um secador de cabelo num ano de temperaturas muito baixas – especialmente para quem vivia em Ilhéus, cidade que, na sombra, faz 40 graus. Essa fase exigiu muita força de vontade, persistência e resiliência. Mas nunca pensamos em desistir. Sabíamos que Deus estava com a gente, apesar das diversidades.

Quando foi que você sentiu que podia oferecer algo de diferente dos métodos estéticos tradicionais?
Na verdade, a demora que os tratamentos estéticos convencionais levavam para apresentar resultados – cerca de 10 sessões – era algo que me inquietava demais. Após alguns anos de experiência em massagem, eu já sabia o que de fato funcionava. E foi juntando minha expertise como massagista e a dedicação aos estudos em anatomia e fisiologia que desenvolvi o meu método de massagem. Minha técnica é considerada revolucionária porque permite resultados já na primeira sessão. Nos primeiros minutos, na verdade.

Isso é realmente incrível! Quais seriam os outros diferenciais do seu método em relação aos demais?
São vários fatores. Meu método possui ritmo, bombeamento e deslizamento completamente diferentes dos convencionais. Além disso, a pressão que eu emprego é mais firme, contrariando veementemente o que o merca- do sempre pregou. E esses diferenciais valem para todos os meus seis protocolos, desde a Drenagem Linfática até a Miracle Touch, considerada a mais famosa.

Atender a Taís Araújo foi o seu segundo empurrão na carreira?
Eu tinha uma agenda lotada de clientes, e atendi a Taís, na primeira vez, às 5 horas da manhã, por ser o único horário disponível. Eu me lembro de que, à época, ela seria capa de uma revista e ficou impressionada com o resultado da minha massagem. Segundo ela, eu tinha feito um “milagre”! Isso foi um grande presente para mim. E como não poderia deixar de ser, ali nascia meu amor e meu carinho por ela, algo que carrego até hoje. Foi um encontro para a vida toda!

Ser conhecida e reconhecida mudou a sua vida? E você, como pessoa?
Na verdade, ter meu trabalho reconhecido mudou a minha vida e vem mudando positivamente a de muitas pessoas. A revolução que temos feito na profissão de massagista tem agregado um valor que ela nunca havia tido. Antes, a massagem tinha um viés bastante pejorativo, mas felizmente isso também tem mudado, afinal, ela é sinônimo de beleza, bem-estar e, sobretudo, de saúde. Meu trabalho voltado para a valorização da nossa profissão tem trazido frutos maravilhosos, como o fato de muitas mulheres resgatarem sua autoestima e passarem a se sentir realmente valorizadas. Muitas têm ganhado força para ser protagonistas da própria história. Para mim, isso é algo sem preço!

Como surgiu a ideia de fundar o Spa Renata França?
O meu trabalho vinha ganhando espaço nas principais revistas do País, e a demanda por minha massagem era cada vez maior. Com isso, o espaço em que eu trabalhava passou a ser insuficiente. A saída era ter um espaço só pra mim, que tivesse a minha cara, a cara da minha Bahia! (risos)

Quais os tipos de massagem que o seu Spa oferece?
Meu Spa é a minha casa e faço questão que as pessoas recebam nele o melhor atendimento possível, pois a massagem já é a melhor do mundo! (risos). Ali os clientes vão encontrar todos os seis protocolos desenvolvidos por mim: Drenagem Linfática, Modeladora, Miracle Face, Relaxante, Miracle Touch e Babymoon.

Seus cursos atraem pessoas do Brasil todo e até do exterior. Como foi essa transição de profissional para empresária?
Sim, recebo pessoas de muitos países em meus cursos aqui no Brasil, e isso é maravilhoso, pois mostra que meu trabalho passou a ser reconhecido também lá fora. Por isso, desde o ano passado, capacitei instrutoras que desde então têm habilitado outros profissionais em meu método. Começamos em Portugal (Lisboa e Porto) e hoje estamos na França (Paris e Marselha), Espanha (Madri e Barcelona) e, desde janeiro deste ano, em Nagóia, no Japão. Em maio, fincaremos bandeira em Londres, na Inglaterra! Sem falar que, atualmente, estamos em mais de 40 países, por meio de aproximadamente 8 mil pupilas e pupilos (maneira amorosa que chamo os profissionais habilitados no Método Renata França). Sobre a transição para empresária, ela acontece um pouco a cada dia e é acompanhada por meu sócio, que está comigo desde o início.

São Paulo é uma cidade com um mercado muito aquecido e disputado em tratamentos estéticos. Como você analisa essa realidade e qual é a sua visão para o setor em um futuro próximo?
Não diria apenas São Paulo, mas o Brasil é uma terra de gente vaidosa. Um exemplo disso é que alcançamos o primeiro lugar no ranking mundial em realização de procedimentos estéticos. Durante a pandemia, as pessoas têm tido a oportunidade de ressignificar seus valores e muitas têm visto a necessidade de investir no que realmente faz sentido, como o cuidado com a saúde, por exemplo. Passaram a incorporar a massagem em sua rotina, como forma de cuidar mais de si. Acredito que essa mudança, entre outras importantes, tenha vindo pra ficar.


Qual é o tamanho do business Renata França?
A marca Spa Renata França tem expressão quando o assunto é massagem, mas o negócio está dividido em três segmentos: Treinamentos – Habilitar pessoas; Produtos – cosméticos e diversos itens relacionados ao mundo da estética; e meu Spa, que é a flagship da marca e onde trabalhamos todo o nosso conceito. Sobre o tamanho do business, posso afirmar que estamos em expansão e temos feito altos investimentos em tecnologia, suporte e desenvolvimento de produtos etc.

Você é um caso de sucesso profissional e de empoderamento feminino. Você se sente à vontade para ser uma porta-voz ou incentivadora para outras mulheres e para a sociedade?
Eu tenho orgulho da minha história e fico feliz porque, de alguma forma, ela pode contribuir para que outras mulheres também lutem por seus sonhos. Meu encorajamento é para que a gente nunca desista de alcançar nossos objetivos. Vale a pena.

Você tem alguma novidade para contar para os nossos leitores?
Tenho, sim. Ainda neste ano, minha linha de produtos vai aumentar! Os detalhes ainda estão em segredo!

Você tem algum sonho que ainda falta realizar?
Tenho muitos! Quem não sonha, deixa de viver!

O que você diria para uma jovem que sonha com uma grande chance na vida, mas está desanimada e conformada com suas impossibilidades?
Eu costumo dizer que para tudo na vida é preciso muita dedicação e persistência. Pessoas de sucesso são persistentes e não desistem com facilidade. Mas é preciso atenção, pois existe uma diferença sutil entre persistir e insistir no erro. Quando algo não dá certo, vale a pena parar um pouco e refletir sobre o que aconteceu e tentar identificar o que é necessário mudar. Para isso, é importante termos um plano de vida que mostre onde estamos e onde queremos chegar. Além disso, é importante aceitar que as incertezas, os fracassos e até mesmo as quedas fazem parte da vida. Só não podemos ficar prostrados. Então, como diz a música da Bete Carvalho: “Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima”! Isso se chama resiliência, um elemento importante na minha trajetória, inclusive.

____________________________________________________________

Texto: Leonardo Millen
Fotos: Michelle Silva (Renata França) e Daniel Cancini (spa)
Styling: Myrna Seguel
Cabelo/Make: Adilson Vital

Sair da versão mobile