Se você pensa que é só na telinha que esses famosos fazem sucesso, está enganado. À frente de estabelecimentos comerciais, que vão de clínica de estética a bar gastronômico, eles provam que, mais do que rostinhos bonitos, são empreendedores muito bem-sucedidos.
Por: Malu Bonetto
Ana Hickmann
Foco na moda
O lado empresarial de Ana Hickmann aflorou em 2002, quando a top assinou uma linha de sapatos em parceria com a Vizzano, que vendeu mais de 150 mil pares. Simultaneamente, começou um trabalho com a GO Eyewear, que até hoje fabrica os óculos da marca Ana Hickmann e a levou para quase 70 países. Em 2007, Ana assinou com a Equus, empresa onde aprendeu tudo sobre a confecção de jeans. “A parte de estilo eu já sabia, mas, quando você vai para dentro de uma fábrica, a história muda e tudo fica muito mais complexo.” A grife Ana Hickmann tem hoje como sócios a apresentadora, seu marido, Alexandre Corrêa, e seu cunhado Gustavo Corrêa. Os produtos são vendidos para grandes multimarcas através de seis showrooms – e a expectativa para a próxima coleção é ter nove em todo o Brasil. A participação da apresentadora na marca não se resume ao nome, até porque ela adora a parte de criação, marketing, visual. “Eu não sei vender uma mentira: qualquer coisa que vai para minha loja, tenho que ter a certeza de que a usaria em algum momento do meu dia e da minha vida.” Resultado de tanta dedicação é o crescimento de 20% ao ano nos três primeiros anos da marca. “Junto com a criação da marca Ana Hickmann Collection, no final do ano passado, veio também a vontade e a necessidade da ampliação dos locais, dos pontos de venda. A loja da Vila Romana foi nossa loja-piloto e o que me incentivou a buscar esse trabalho autoral foi perceber que mulheres de várias partes do Brasil vinham buscar os produtos aqui. Concluí que precisava ir até elas – se elas estavam buscando o meu produto, precisava chegar até elas. Disso veio a necessidade de aplicar nas lojas e no projeto de franquias.”
Showroom Ana Hickmann
O investimento inicial para abrir um showroom é de R$ 350 mil, sendo a perspectiva de faturamento R$ 1,3 milhão ao ano.
Xuxa
Beleza e diversão
Casa X
A partir de R$ 600 mil, mais taxa inicial de franquia, dependendo da região do Brasil, é possível abrir uma franquia, que tem faturamento mensal de R$ 70 mil até R$ 250 mil. O retorno do investimento se dá entre 24 e 40 meses, dependendo da região.
Espaçolaser
Com faturamento médio mensal entre R$ 80 mil e R$ 150 mil, para abrir uma franquia é necessário investir cerca de R$ 842 mil, sendo que o tempo de retorno do investimento é entre 23 a 27 meses.
www.espacolaser.com.br
www.casax.com
Mercado da estética
Em 2007, a cirurgiã plástica Camilla Pillar criou em Volta Redonda, estado do Rio, uma clínica de depilação a laser e de tratamentos estéticos com o objetivo de conciliar tecnologia e bom atendimento com preços acessíveis. Em 2013, Giovanna Antonelli conheceu a clínica e se encantou com a possibilidade de levar esse modelo de negócio para todo o Brasil. Nascia assim a GIOlaser. “Ao longo dos últimos 10 anos, me deparei com uma vontade grande de fazer negócios paralelamente à minha profissão”, diz a atriz, ao contar que só vincula sua imagem àquilo em que realmente acredita. “Não vou vender uma coisa para o público que me trouxe até aqui e que me fez ser quem eu sou, se eu mesma não usar.” Atualmente, a rede conta com 16 unidades espalhadas pelo Brasil, com perspectiva de chegar a 80 lojas nos próximos cinco anos, além de expandir a marca internacionalmente. “Cada dia que passa, acrescentamos mais coisas para que as pessoas sintam nossa credibilidade. Temos uma linha de cosméticos GIOlaser, com seis produtos bacanas para o corpo e para o rosto em embalagens recicláveis, letras feitas de soja e, o melhor, não testados em animais. Faço questão de participar de todas as decisões, sejam elas a respeito das estratégias da marca ou detalhes sobre a essência do projeto.”
GIOlaser
Com faturamento médio de R$ 70 mil/mês, é preciso investir a partir de R$ 393 mil para abrir uma franquia. O payback (tempo decorrido entre o investimento inicial e o momento no qual o lucro líquido acumulado se iguala ao valor desse investimento) é de 18 a 24 meses. E o break even (equilíbrio entre despesa e receita) de todas as unidades já ocorre no primeiro mês.
Malvino Salvador
Entre comes e bebes
Barê
Foi preciso dois anos para os sócios começarem a ter retorno do investimento, mas, com a estrutura de eventos, esperam um crescimento de 30% em um ano.