Go Where – Lifestyle e Gastronomia

Mulheres criativas que ajudam a construir uma economia mais forte

FOTO: Divulgação

Renata Merquior e Bianca Latgé

Especialistas em marketing de cosméticos, as amigas se conheceram enquanto trabalhavam juntas na L’Oréal. Somando forças e expertise adquiridos ao longo dos anos, as duas se juntaram em 2011 e fundaram o e-commerce de cosméticos Meu Espelho. Antenadas ao que acontece no universo da beleza pelo mundo, as sócias se inspiraram no sucesso dos blowdry salons para criar o DryClub, primeiro clube de escova do Brasil, fundado em 2017. Em 2020, com o fechamento dos salões durante a pandemia, surgiu a ideia de fazer um ecommerce de roupas e acessórios de marcas que elas já usavam. Deu tão certo que no primeiro mês elas faturaram o equivalente a um dos salões do DryClub. No segundo mês, dobraram o faturamento e, em novembro de 2021, já estavam faturando quatros vezes mais. Batizado de The Club, o negócio, com 10 meses de operação, fechou a receita maior do que a do DryClub em 2019, antes da pandemia, tornando-se assim o empreendimento mais lucrativo da dupla. Como montaram uma estrutura física para as roupas no segundo andar do DryClub dos Jardins, esse segmento impulsionou a circulação de clientes e fez o faturamento do DryClub crescer em 30%. Atualmente, o The Club abriga 38 marcas e mais de 1.000 SKUs, além de ter criado uma marca própria, desenhada pelas sócias.

(FOTO: Divulgação)


Carol Bassi

A empresária Anna Carolina Bassi é referência em conteúdo de moda, beleza, gastronomia e lifestyle junto à sua família nas redes sociais. Sua marca homônima, Carol Bassi Brand, conquistou um espaço desejável no mercado nacional e internacional, e é queridinha entre fashionistas e personalidades influentes no universo da moda. A expertise é transformar suas inspirações e criatividade em peças exclusivas, que transbordam referências adquiridas no universo da arte, cultura e moda, além de suas viagens pelo mundo. Carol é considerada um dos nomes mais fortes quando se fala em empreendedorismo e influência digital.

Foto: Iude Richele | Divulgação

Natalia Vozza

A NV chegou ao mercado por conta de toda a determinação e persistência que a fundadora e diretora criativa Natalia Vozza colocou no projeto, que sempre foi o seu maior sonho profissional: ter uma marca própria. Hoje, após quase 10 anos, a label está no segmento de luxury ao apresentar um mix de produtos com peças modernas, atemporais, versáteis e de boa qualidade. Considerada um dos maiores fenômenos da atualidade na moda nacional e primeira grande marca brasileira nativa digital, hoje, a NV possui sete lojas físicas localizadas em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Recife, e está presente em mais de 80 multimarcas por todo o Brasil.

Foto: Divulgação

Paloma Danemberg

A carioca Paloma Danemberg é empresária e curadora do AD.STUDIO, loja de móveis e objetos europeus antigos fundada em 2016 com a proposta inédita de desmistificar de maneira inteligente a cultura do antiquariato para uma nova geração. Paloma é expert em garimpo, restauro e upcycling, os três principais pilares oferecidos pelo AD.STUDIO, localizado no Shopping Leblon no Rio de Janeiro. A curadora realiza, desde pequena, viagens com seu pai, o antiquarista Arnaldo Danemberg, em busca de relíquias e peças cheias de história. Em cada viagem percorre, dirigindo um caminhão, mais de 50 horas nas estradas da Europa. As peças escolhidas a dedo são despachadas por meio de um container para o Brasil, onde são restauradas, catalogadas e preparadas. Destaque para peças campesinas e de ofício em madeira, ferro, vidro, esportivas, revistas antigas emolduradas e a linha chamada “Gabinete de Curiosidades”, que abrange itens do mundo da gastronomia, esportes, aviação, medicina, automobilismo, entre outros, do final do século XIX e do princípio do século XX. O AD.STUDIO por Paloma Danemberg abrirá suas portas em São Paulo em 2022.

Foto: Divulgação

Romy Tokarski

A empresária é co-funder da Naiak, uma empresa 100% brasileira, especializada no desenvolvimento de produtos nutracêuticos, alimentos funcionais e cosméticos direcionados para a beleza e o bem-estar. Romy Tokarski apresenta ‘a beleza da vitalidade’ como conceito da marca, transmitindo a atenção e o carinho do natural para o cuidado diário. A empresa participa ativamente da cadeia de produção de grande parte dos chás e especiarias que fazem parte da sua linha de produtos, com o objetivo de apoiar e expandir a cultura de preservação e valorização da natureza por todo o Brasil.

Foto: Sergio Prime | Divulgação

Marta Manente

A designer Marta Manente é de descendência Italiana, seus bisavôs migraram para o Brasil em tempos de guerra. História centenária de uma família que sempre trabalhou com toras de madeira. Foi com seu pai, marceneiro, que aprendeu o amor pela arte de trabalhar com móveis. São mais de 20 anos de experiências no desenvolvimento de projetos para o setor moveleiro. Diretora do Studio Marta Manente Design, baseado em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, ela atua atendendo importantes players do Brasil e exterior, que executam um repertório de mobiliário e iluminação de vanguarda. É decoradora de interiores, formada em Tecnologia em Produção Moveleira e pós-graduada em Design de Produto, com ênfase em móveis. Atuou como professora de cenários internacionais para o curso de Especialização em Design entre as Universidades de Pordedone, na Itália, e de Caxias do Sul, RS – Brasil.

Foto: Rodoldo Sanches | Divulgação

Mônica Claro

A empresária Mônica Maia Claro é formada em Engenharia Química pela Escola de Engenharia Mauá e pós-graduada em administração e marketing pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo, com MBA Executivo Internacional pela FEA, USP; tem sólida carreira desenvolvida e consolidada em empresas nacionais e multinacionais. Em 2013, decidiu investir em sua paixão pelas Trufas Italianas e, depois de muito estudo, viagens à Itália e parcerias desenvolvidas com empresas italianas familiares e focadas na colheita e desenvolvimento de produtos com trufas, fundou juntamente com o marido, Carlos Claro, a Tartuferia San Paolo, empresa especializada em trufas, incluindo restaurantes e produtos derivados da iguaria. Desde então, a linha de produtos com trufas da Tartuferia não parou de crescer e, além dos itens tracionais com trufas, como azeites e em conserva, acrescentou mix exclusivos como o Requeijão de Corte com Trufas Negras, Goiabada com Trufas Negras e o Alho Negro com Trufas. Atualmente, cuida do desenvolvimento dos produtos com trufas, do marketing dos restaurantes e itens, além de cuidar também de todos os detalhes do dia a dia dos restaurantes. Os sócios Mônica e Carlos Claro inauguraram o restaurante especializado na iguaria mais cobiçadas do mundo há seis anos. Os dois endereços em São Paulo (Jardins e Morumbi Shopping) apresentam ambiente acolhedor e bom serviço.

Foto: Fabui Venan | Divulgação

Lilly e Renata Sarti

As irmãs Lilly e Renata Sarti construíram uma marca autoral que já tem 15 anos de sucesso. O que começou como um hobby de jovens empreendedoras evoluiu para um negócio independente e autêntico. A flagship minimalista da marca Lilly Sarti, no bairro dos Jardins, em São Paulo (onde ficava a icônica loja da Versace), é imponente e respira modernidade. A marca evoluiu nos últimos anos e hoje está na vanguarda da moda nacional, lançando coleções impecáveis e bem originais, sem deixar de lado, claro, a preocupação com o meio ambiente, utilizando sempre matéria prima sustentável, como fios de garrafa PET. No ano passado, Lilly e Renata Sarti assinaram peças de mobiliário para a Breton, que convidou grandes nomes da moda e design para desenvolver diversas possibilidades, combinações de produtos e cores para casa. Um desfecho que gerou peças lindas e funcionais.

Foto: Divulgação

Kaká Grossenbacher

A Lalibela, marca catarinense fundada em 2020 por Kaká Grossenbacher, surgiu com a junção de duas paixões da empresária: moda e viagem. A necessidade de transmitir e vestir a cultura dos países que visita é um dos pilares que guiam a criação de peças da label. A importância desse aspecto foi o que deu origem à escolha do nome, que remete a uma cidade histórica na Etiópia. Repleta de simbolismos, com muito respeito à individualidade e prezando pela valorização do vestuário atemporal, a empresa promete ser a nova aposta nacional, já que surgiu com toda a bagagem da indústria têxtil com mais de 30 anos de experiência da família da diretora criativa Kaká Grossenbacher.

Foto: Divulgação

Samylle Aguiar

Casada e mãe de dois filhos, Samylle Aguiar deixou Vitória da Conquista (BA) e fundou, em 2010, a marca NOSF. Desde criança ela é envolvida com moda e bordado por incentivo da avó materna. Após um período sabático, Samylle se reinventou e retomou com tudo a trajetória da NOSF com lançamentos mensais no e-commerce da marca nativa digital. O ateliê tem foco em peças exclusivas e únicas, ricas em bordados, pedrarias e aplicações, que são trabalhadas de forma minuciosa e artesanal. O trabalho é finalizado pela própria Samylle que possui, ainda hoje, participação da avó nos projetos mais complexos. Apesar da vida corrida no ateliê, Samylle sempre encontra um tempinho para se divertir com as amigas, que também são clientes fiéis da marca, e a família.

                                Foto: Divulgação

Priscila Idalgo

A empresária é founder e designer da Soleah há 13 anos. Formou-se em Administração com ênfase em Marketing (ESPM) e estudou Design de Joias (IED) em Madrid. De volta ao Brasil, Priscila começou sua trajetória no mundo da moda, com sua marca de joias, que levava seu nome. Já no segmento e com a experiência que adquiriu, decidiu entrar no mercado de luxo, criando coleções de bolsas em couro com forte inspiração na Espanha. O apelo da marca iniciou com um design exclusivo e feito artesanalmente no Brasil. A Soleah é conhecida pela amplitude de estilo, colabs e pelos diferentes shapes. O projeto é uma extensão de todas as paixões da Priscila Idalgo, que cria todas as coleções. E falando sobre a alma da marca, é preciso entender que a referência à cultura espanhola não é um mero acaso. Descendente de espanhóis, Priscila sabe desde pequena o que é sentir nas veias a paixão pela cultura espanhola. Mas vale lembrar que a produção das bolsas Soleah é 100% nacional. O design principal da Soleah é a Paseo, que foi criada com inspiração nas castanholas da dança flamenco e é patenteada. Hoje, com quatro anos de marca consolidada no mercado de bolsas de luxo, a Soleah traz diferentes shapes únicos e interessantes, além da Paseo.

Foto: Iude Richele /Divulgação

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