Go Where – Lifestyle e Gastronomia

José Carlos Semenzato lança livro sobre própria vida e empreendedorismo

FOTO: Divulgação/Guido Ferreira

O empresário José Carlos Semenzato acaba de lançar o livro Você Pode Tudo, pela Editora Nacional. Com 160 páginas, a obra foi coproduzida pela Economídia, agência que também responde pela assessoria de comunicação do empresário.

Semenzato é o fundador e presidente do Conselho da SMZTO, grupo de investimentos em redes de franquias fundado em 2010 e que tem participações nas empresas OdontoCompany, OAKBERRY Açaí Bowls, L’Entrecôte de Paris, Espaçolaser, HCC Energia Solar, Nanica, Peça Rara Brechó, Instituto Gourmet, Terça da Serra, Oral Sin Implantes, Greenjoy, Instituto Embelleze, Gua.co, Petlove e Yungas. Atualmente, também é investidor do programa de empreendedorismo Shark Tank Brasil, da Sony Channel.

No livro, o empresário conta a própria história e trajetória profissional e, assim, leva para os leitores que desejam empreender uma série de ensinamentos e dicas práticas em um formato inspiracional e educativo, com linguagem acessível e conteúdos elucidativos.

Aos 13 anos, o hoje megaempresário vendia coxinhas de frango feitas por sua mãe para complementar a renda da família. Nascia ali um grande vendedor – ao mesmo tempo, sonhador e realizador –, um líder com grande visão de futuro. Comprado com o dinheiro das coxinhas, o primeiro Fusca foi o passo inicial para a construção de sua fortuna. Mais tarde, em 1991, Semenzato fundaria a Microlins, maior rede de ensino profissionalizante do Brasil, que conquistou o país por meio do franchising, formando cerca de 4 milhões de alunos.

Jorge Yunes, diretor-presidente do Grupo IBEP, e José Carlos Semenzato | FOTO: Divulgação/Marcel Uyeta

Em 2003, Semenzato se uniu a Itamar Serpa e Jomar Beltrame e fundou o Instituto Embelleze, construindo a rede que já formou mais de 2 milhões de profissionais da beleza. Em 2010, tornou-se sócio da OdontoCompany – hoje a maior rede de clínicas odontológicas do país –, passando a investir em diversas marcas de múltiplos segmentos.

No ano passado, o grupo SMZTO registrou um faturamento sellout de R$ 3,3 bilhões, com 3,1 mil unidades ativas e geração de mais de 38 mil empregos. Para 2022, o faturamento sellout projetado das 15 marcas é de R$ 6 bilhões, encerrando o ano com 5 mil unidades ativas.

Missão inspiracional

Com a publicação do livro, Semenzato pretende ajudar a disseminar a cultura do empreendedorismo. Como já faz em suas aparições no Shark Tank, o empresário tem como objetivo compartilhar com os jovens que hoje sonham em se tornar homens de negócios a sua receita para o sucesso no mundo do empreendedorismo. Para Jorge Yunes, diretor-presidente do Grupo IBEP, do qual faz parte a Editora Nacional, o projeto tem potencial para se tornar um best-seller e figurar nas listas de mais vendidos.

___________
FOTOS: Divulgação/Guido Ferreira e Divulgação/Marcel Uyeta

Sair da versão mobile