Go Where – Lifestyle e Gastronomia

Especial Dia das Mulheres: 10 filmes e séries sobre empreendedorismo e liderança feminina

FOTO: Adobe Stock

São muitas as mulheres poderosas e empoderadas que tiveram suas histórias contadas no cinema. E há um outro tanto de filmes de ficção – e até mesmo desenhos! – que também podem servir de inspiração quem deseja abrir o próprio negócio ou apostar nas habilidades de gestão.

Para quem sonha em empreender, apesar do caminho pela frente ainda ser longo, os dados trazem uma perspectiva animadora: em 2020, o empreendedorismo feminino teve um crescimento de 40% e, no Brasil, as mulheres vêm ganhando cada vez mais terreno, representando quase 50% dos empreendedores, segundo a Global Entrepreneurship Monitor (GEM).

Para Daniela Graicar, fundadora do Movimento Aladas, que tem o objetivo de encorajar e capacitar mulheres que querem empreender ou aprimorar sua capacidade de liderança e gestão, além das ideias e inspirações, é preciso ter planejamento. “Tirar o sonho de empreender do papel exige que mulheres tenham muito jogo de cintura, habilidade de negociação e estratégias claras para conseguir captar os valores necessários para o start”.

Abaixo, Daniela dá 10 dicas filmes e séries sobre empreendedorismo e liderança feminina que vão inspirar as mulheres ao longo dessa jornada:

Joy: o nome do sucesso

Joy Mangano, de 34 anos, vive com os pais e o ex-marido, que mora no porão. Durante sua jornada, motivada pela necessidade e também pelo desejo de realizar sonhos, ela tem a ideia de criar um esfregão de limpeza. O que ela não esperava é que o produto se transformaria em um sucesso de vendas e a tornaria uma das maiores empreendedoras dos Estados Unidos.

Onde assistir: Star+

Self Made: a Vida e a História de Madam C.J. Walker

A série conta a história de Madam C.J Walker, a primeira mulher negra a ficar milionária por conta própria nos Estados Unidos, com produtos capilares para afro descentes em uma época onde o racismo e machismo predominam.

Onde assistir: Netflix

Coco, antes de Chanel

Conta o a trajetória de Coco Chanel, que era cantora em um bar antes de virar a maior referência do mundo da moda. A estilista foi a primeira a criar calças compridas para o público feminino e  a inventar o tailleur. Ao conhecer o milionário Arthur Capel, ela abre sua grife, Chanel, e até hoje é conhecida como uma das mulheres mais poderosas do mundo.

Onde assistir: Apple TV

Um senhor estagiário

A jovem Jules Ostin comanda um e-commerce de moda e vive o desafio da inovação para o crescimento da empresa. Com uma rotina estressante, que acaba impactando na vida pessoal, ela conta com a ajuda de seu mais novo estagiário, Ben Whittaker – um viúvo, de 70 anos, que busca novos aprendizados. Apesar de terem personalidades diferentes, Jules aprende dicas valiosas e compreende que jornadas de trabalho longas não são sinônimo de bons resultados. Juntos, eles passam a celebrar as conquistas da equipe e entendem que cada experiência faz parte do aprendizado.

Onde assistir: HBO Max

A Princesa e o Sapo

Esse clássico da Disney traz uma baita lição sobre empreendedorismo! Filha de uma costureira e um cozinheiro, Tiana tem o sonho de abrir um restaurante. Para tirar a ideia do papel e tornar realidade, ela se esforça para guardar cada centavo e encara inúmeros desafios.

Onde assistir: Disney+

Cinderela

Na nova versão de Cinderela, Ella tem o sonho de abrir uma loja de vestidos, mas encontra muitos obstáculos. O jogo vira quando ela descobre que a realeza irá dar um baile e ela decide ir à festa para mostrar seu trabalho aos convidados. Com uma ajudinha mágica e muita força de vontade, Ella não desiste de seus sonhos e prova que seu final feliz vai muito além do conto de fadas.

Onde assistir: Prime Video

Girl Boss

Sophia, compra uma jaqueta de couro vintage por um preço bem abaixo do esperado em um brechó e enxerga aí a  oportunidade de lucrar na internet anunciando peças no e-bay. Vendo que pode ir muito mais além, ela inicia sua trajetória como empreendedora, dando início ao e-commerce de sucesso NastyGal Vintage.

Onde assistir: Netflix

The Bold Type

Três amigas trabalham na renomada revista Scarlet, que tem como exemplo de liderança Jacqueline Carlyle, personagem inspirada em Joanna Coles, ex-editora-chefe da revista americana Cosmopolitan. A história mostra situações do dia a dia, tanto pessoal quanto profissionalmente, e a fala sobre a importância de lidar com obstáculos.

Onde assistir: Netflix

Scandal

Olivia Pope deixa seu emprego na Casa Branca e resolve abrir seu próprio negócio de Relações Públicas. A narrativa foge do politicamente correto e mostra que os personagens não são perfeitos. No entanto, reforça a importância de fazer sempre o seu melhor.

Onde assistir: Star+

FOTO: Adobe Stock

Colocando em prática

Depois de se aventurar pelos filmes e séries e adquirir novas ideias e perspectivas, ainda pode ser difícil colocar as metas no papel e definir um caminho a ser seguido. Por isso, é necessário montar uma estratégia para colocar todo o aprendizado em prática! “É fundamental estabelecer metas claras, além de traçar uma estratégia para atingir cada uma delas. Esse é um grande passo para quem deseja ter sucesso no empreendedorismo. Afinal, para quem não sabe aonde está indo, qualquer caminho serve!”, comenta Daniela Graicar, fundadora do Movimento Aladas. Abaixo, ela compartilha dicas de ouro de como desenhar os planos para começar o próprio negócio:

Tenha prioridades: analise suas prioridades e o que você deseja ter, ou manter, em cada dimensão da sua vida – seja nos relacionamentos, família, carreira, etc. Lembre-se: quem tem mais que cinco metas, não tem meta alguma! Ninguém cria um unicórnio, faz um filho e ganha uma maratona no mesmo ano.

Seja mais objetiva e menos ambiciosa: evite chegar em dezembro e se frustrar com seu próprio desempenho. É você quem define as expectativas!

Tenha indicadores claros: estabeleça métricas para saber se você vai atingir o que planeja. Tente substituir “ler mais” por “ler 5 livros”; “fazer cursos” por “fazer dois cursos”; “economizar” por “terminar o ano com R$ 10 mil na conta”; “ser mais feliz” por “dedicar x horas a fazer aquele esporte que amo”, e por aí vai!

Atualize: crie um plano de ação e revisite-o todos os meses. Não deixe para revisar as metas em novembro! É importante ter constância.

Trace um mapa de ação: a ideia é que você levante uma lista e priorize cada uma dessas perguntas: “Que cursos ou mentorias você precisa fazer? Até quando?”, “De quanto dinheiro precisa?”, “Que time você vai contratar?” e “Até quando você fará testes de produto ou formato de serviço?”.

 

_____

FOTOS: Adobe Stock

Sair da versão mobile