Go Where – Lifestyle e Gastronomia

Empresários de bares e restaurantes falam sobre a retomada do mercado

Diante de um cenário otimista para os próximos meses, grupos societários que detêm grandes marcas – bares e restaurantes conhecidos na cena boêmia e gastronômica – estão se mexendo para ganhar a freguesia com criatividade, novas aberturas e a revitalização de casas tradicionais. A reportagem de Go Where Lifestyle falou com algumas feras do setor e a boa notícia é que o mercado se mostra aquecido, otimista e ávido por novidades.

Cairê Aoas: tem vida no Centro

“A percepção que tenho é que o centro sempre foi um lugar vivo. Não costumamos usar o termo revitalização porque acreditamos que tem muita vida no centro de SP… o lugar tem essa importância de ser referência da própria identidade do povo paulistano com a cidade, assim como muitos lugares nos quais a área central ocupa esse papel…” As palavras do empresário Cairê Aoas, responsável pelo Grupo Fábrica de Bares, nesta entrevista especial à Go Where Lifestyle, retrata um pouco do movimento favorável de inaugurar e reabrir lugares tradicionais de São Paulo locados no Centro. A Fábrica de Bares é responsável por gerir casas como Bar Brahma (foto abaixo), Bar Léo e Love Story. “O centro tem uma vocação muito forte por atividades culturais, de entretenimento, arte e gastronomia. As pessoas buscam esse tipo de atividade lá, que já é muito rico por sua arquitetura. Procuramos ocupar espaços que possam proporcionar essa experiência”, reforça Cairê.

Foto: Divulgação

Entre tantas novidades da Fábrica de Bares, Cairê revela: “Tivemos agora a inauguração do Riviera, que é um bar com mais de 70 anos e que foi reaberto após o fechamento no começo da pandemia. Também temos o projeto para a recuperação do Love Story, que abrirá no mesmo local com um conceito novo chamado Love Cabaret, e temos um projeto de presença em Brasília, com a reabertura do Bar Brasília”. Tem mais: “Esses são os principais, junto com o projeto de reabertura do antigo Brahminha, que é um anexo do Bar Brahma em um conceito novo que se chama DVCO, em homenagem a bandeira de São Paulo.”

O Filial, outro reduto paulistano que agora também é administrado pela Fábrica de Bares, merece um capítulo especial, pois já tem mais de 20 anos de tradição. A casa na Vila Madalena reabriu após muitos meses fechada e segue como um clássico paulistano. “As pessoas frequentam a cidade, gostam de consumir o que ela oferece de melhor. O lugar mais rico da América de Latina do ponto de vista de diversidade, cultura, negócios e entretenimento, seja na Vila Madalena, Itaim, Centro ou Pinheiros, cada bairro com o seu estilo, arquitetura e oferta de comércio”, relata Aoas.

Cairê também responde com propriedade sobre o conceito das casas da Fábrica de Bares. “Aprendemos a olhar com atenção casas que tenham muita tradição. Acreditamos na memória afetiva para um conjunto de pessoas ou uma determinada comunidade que frequentou ou que frequenta esses lugares e tentamos resgatar essas memórias e tradições. Na maioria das casas que a Fábrica está presente há muita história e tentamos sempre fazer um trabalho desse resgate e dessa manutenção. ”Por fim, outra boa notícia da Fábrica de Bares foi a reabertura do Bar Jacaré Grill (abaixo), na Vila Madalena, também gerido abora pela Fábrica de Bares.

Ronaldo Camelo: cases de sucesso

Ronaldo Camelo, do Grupo São Bento (Boteco São Bento, São Conrado, Tuy Bar, Cocina e Tartuferia San Paolo da Oscar Freire e Shopping Morumbi) dá aula de empreendedorismo. Além destas casas, cuja novidade é o Tuy Bar, Cocina – que abriu no Itaim Bibi e agora nos Jardins –, Ronaldo está investindo na abertura de um restaurante japonês que será a coqueluche paulistana em 2022. “Ainda não posso divulgar o nome, pois estamos em fase de construção da marca, mas será uma casa de arquitetura moderna com uma cozinha japonesa bem cuidada”, diz ele. O empresário já é bem conhecido na noite paulistana. Sua primeira casa foi a Boate Bess. “Um bar balada na Rua Quatá que fez muito sucesso, além do Bar Monte Cristo, na Rua Atílio Innocenti”, lembra Ronaldo. Ele ainda inaugurou casas como Dona Flor (13 anos) e o Boteco São Bento, que se firmou como case de sucesso na área de bares, com público jovem e chope bem tirado.

Foto: Guilherme Gongra | Divulgação

Com a inauguração da segunda unidade do Tuy Bar, Cocina, no bairro dos Jardins, em SP, Ronaldo deu um passo à frente, investindo em mais um gastro bar. “O projeto arquitetônico é de Octávio de Sanctis e apresenta um bar com ar despojado e extremamente convidativo. O cardápio reúne tapas, petiscos e pratos da gastronomia ibérica rústico-contemporânea, aliados  aos melhores chopes premium e artesanais do mercado e a excelente carta de drinques clássicos e autorais por Laércio Zulu”, explica Ronaldo.
Para quem pensa em entrar no ramo e tem pouca experiência, o empresário recomenda cautela e estudo. “No caso de negócios que já existem, é preciso conhecer quem está por trás, a idoneidade das pessoas da sociedade e fazer análise dos riscos”, enfatiza.

Gabriel Fullen: olhar no futuro

O jovem Gabriel Fullen é CEO do Grupo Locale, que atualmente abriga o Locale Caffè, Locale Trattoria, Oguru Sushi Bar (com duas unidades e mais uma a ser inaugurada nesse semestre no shopping Market Place), Poke by Oguru e Grand Cru Itaim. Não é a primeira vez que a reportagem de Go Where Lifestyle fala com ele. De alguns anos para cá, Gabriel concretizou novos negócios e hoje figura como um dos empresários mais importantes do setor de gastronomia, em São Paulo. Aqui, ele comenta sobre seus projetos mais prazerosos e complexos. “Cada marca tem a sua complexidade e seu toque especial. Quando desenvolvemos um projeto, sempre pensamos em como deixá-lo com diferenciais, justamente para não fazer ‘mais do mesmo’. Com isso, cada detalhe da casa, do cardápio, da playlist, da iluminação… tudo é estudado para que seja encantador aos nossos clientes.” E completa. “O Locale Caffè posso considerar o mais complexo. Por funcionar desde a manhã até a madrugada, temos diferentes tipos de consumo e ocasiões acontecendo durante o dia. É muito interessante observar essa mudança na operação, mas traz uma complexidade maior por se tratar de diferentes cardápios e atmosferas distintas no ambiente”, destaca.

Foto: Divulgação

Sobre as novidades do Grupo, Gabriel tem algumas: “Para esse primeiro semestre teremos duas novas casas: o Oguru indo pela primeira vez a um shopping, no Market Place Iguatemi, e a mudança da unidade dos Jardins, da Alameda Lorena descendo para a travessa da Oscar Freire com a Barão de Capanema, ambas com capacidade de 80 lugares, sendo as maiores casas do Grupo. Para o segundo semestre, há projetos que ainda não estão 100% fechados, mas que em breve anunciaremos.”
A visão de negócios e empreendedorismo de Gabriel Fullen é latente na administração de suas casas. “Essa pandemia fez com que as empresas olhassem no detalhe todos os custos e também como maximizar seu faturamento. Por isso, sem uma profissionalização seria mais difícil ainda passar por esse período catastrófico e conseguir sobreviver. A redução na demanda de clientes fez com que o financeiro e a operação tivessem a obrigação de identificar linhas de custo que poderiam ser cortadas ou diminuídas. Ao mesmo tempo, o marketing teve que ser muito mais proativo para desenvolver ações para crescer o faturamento.”

Antônio Augusto de Souza: expert em franquias

O empresário Antônio Augusto de Souza, fundador da Antaris Franchising, que detém as marcas Johnny Rockets, Boulangerie Carioca e Cuor di Crema no Brasil, está em busca de aquisição de novas bandeiras. “Ainda não posso revelar, mas teremos grandes novidades ainda este ano”, diz Augusto. O objetivo dele é encontrar marcas e redes de franquias com potencial para expansão, porém que não possuem a estrutura necessária para crescer em grande escala.
Atualmente, Augusto é responsável pela Johnny Rockets no Brasil, que não para de crescer a cada ano. “Sou máster de Johnny Rockets, uma marca internacional que não para de crescer no Brasil”, revela. “Hoje temos 40 lojas e o objetivo para este é a abertura de mais 12.” No ano passado, ele criou a Antaris Franchising, para reposicionar e desenvolver as duas novas marcas adquiridas por ele – Cuor di Crema e Boulangerie Carioca. “A Antaris Franchising tem o conceito de adquirir marcas no mercado e usar a expertise que temos para promover o crescimento, expansão e logística de fusões para adquirir marcas com grande potencial de mercado”, diz Augusto. “Estamos analisando quatro outras marcas para fazer parte do portfólio, a ideia é que a Antaris Franchising seja uma gestora de marcas, mas não somente de gestão, mas de operação”.

Foto: Divulgação

Augusto é inquieto, gosta de analisar números e não perde uma oportunidade. “O mercado tem bons negócios ofertados. Há grandes marcas em dificuldades por conta da pandemia e são ótimos cases com excelentes profissionais. A ideia é trazer o profissional que está por trás dela, de uma maneira transparente, e fazer aquele case crescer de novo.”
Augusto enfatiza que a Cuor di Crema era para ser bem maior do que é hoje, mas se perdeu em algum momento: “estamos repaginando o projeto da Cuor di Crema, vamos chamar o arquiteto responsável pela imagem da marca para fazer esse revival, reposicionar e resgatar.”
Sobre a Boulangerie Carioca, Augusto também está otimista. “Boulangerie Carioca é muito famosa no Rio de Janeiro, nós trouxemos para São Paulo com um posicionamento mais premium. Ela vai migrar para Boulangerie e Bistrô, vamos incorporar pratos e famílias de produtos mais completos.”
No caso da Cuor di Crema, a mesma situação. “Uma gelateria pode vender outros itens além de gelato. Só sorvete não funciona. O brasileiro é diferente do italiano. Lá o gelato é alimento, no Brasil é sobremesa. Se você agregar produtos, centro de sobremesas, onde você pode degustar, por exemplo, um croissant de nozes, bolos, sobremesas diferenciadas, você vende entretenimento, há faturamento linear o ano todo.”

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FOTO DESTAQUE: Daniel Cancini

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