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BYD foca no mercado brasileiro e planeja construir fábrica em Camaçari

FOTO: Divulgação BYD

Tyler Li, presidente da BYD Brasil, concede entrevista exclusiva à GoWhere Business e fala sobre as ações e ambições da empresa no País

Como está o momento da BYD no Brasil e quais as próximas ações da empresa por aqui?

O ano de 2023 foi um ano de muito trabalho até chegarmos à liderança do mercado global de veículos eletrificados. No Brasil, as vendas cresceram quase 70 vezes em 2023 comparadas a 2022. De acordo com dados da ABVE (Associação Brasileira de Veículos Elétricos), foram vendidos 17.947 carros da BYD em 2023. Para 2024, os planos envolvem o começo da implantação do complexo de Camaçari (BA), primeira fábrica de carros da BYD fora da Ásia. Um investimento de R$ 3 bilhões e uma capacidade inicial de produção de 150 mil veículos por ano. O novo polo industrial vai gerar milhares de postos de trabalho. Ainda na Bahia, a BYD vai criar um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico, que terá entre os objetivos desenvolver a tecnologia de um motor híbrido-flex para combinar o etanol com o motor elétrico. A BYD também pretende ampliar a rede de concessionárias, que cresceu fortemente no mercado brasileiro no ano passado. A expectativa é chegar até o final de 2024 com um total de 250 concessionárias nomeadas no país. Em 2023, foram investidos mais de R$ 6 milhões em um novo laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) localizado em Campinas (SP). É o primeiro da América Latina a estudar todo o ciclo da produção dos módulos fotovoltaicos desde o beneficiamento do minério de silício, principal matéria-prima. Portanto, a expectativa para 2024 é totalmente otimista. com planos de expansão comercial dos produtos. A BYD pretende superar os números de 2023 em todos os aspectos, tornando-se uma empresa cada vez mais brasileira.

Quais os principais benefícios que o carro elétrico traz para o País?

O país da Amazônia, que tem uma matriz energética limpa e renovável, não pode ficar atrás em mobilidade sustentável. O sucesso de vendas dos nossos modelos mostra que os brasileiros estão cada vez mais interessados em usar veículos modernos e que não poluam. Acreditamos que existe um grande espaço de crescimento nos próximos anos. Num país de dimensões continentais é preciso oferecer diferentes produtos. É por isso que além dos 100% elétricos, também vamos lançar mais modelos híbridos e queremos ter uma opção flex com o uso do etanol, que é um combustível limpo produzido no Brasil. Hoje já mostramos que o carro elétrico pode ter um preço competitivo e são muitos benefícios no curto, médio e longos prazos.

Tyler Li, presidente da BYD Brasil | FOTO: Divulgação BYD/Rafael de Freitas

Sobre os produtos BYD, qual é hoje o carro top de linha da marca, autonomia, preço, diferenciais e potência?

No Brasil, dos 5 modelos de carros elétricos mais vendidos em 2023, 4 são da BYD. Foram quase 18 mil unidades comercializadas no ano passado. O lançamento do BYD Dolphin em julho do ano passado foi um marco na história do país e abriu as portas para o brasileiro ter seu primeiro elétrico na garagem. O preço surpreendeu e ainda se mantém: R$ 149.800,00. O carro incorpora a moderna bateria Blade de 44.9kWh, que revolucionou a segurança, a durabilidade e o desempenho na indústria de veículos elétricos. Mas além do Dolphin temos o SUV BYD Song Plus, que é o modelo híbrido plug-in mais vendido do mundo e consegue fazer mais de 1.000 km com um tanque e a bateria cheia. Pra quem gosta de velocidade e esportividade temos o BYD Seal, que tem 531 cavalos de potência e faz de 0 a 100km/h em apenas 3,8 segundos. No segmento premium temos outras duas opções: o BYD Han, um sedã de alto luxo e o BYD Tan, o primeiro SUV de 7 lugares 100% elétrico lançado no Brasil.

A BYD desenvolve ações conjuntas com o governo para melhorar a infraestrutura para carros elétricos?

A BYD está impulsionando os governos Federal, Estadual e Municipal para que permitam a instalação de mais carregadores nas vias, estabelecimentos comerciais, dentro das unidades industriais e outros locais, pois os carros elétricos já são uma realidade no país, e a sua comercialização tende a crescer. A demanda atrai investidores e clientes interessados. Incentivamos parcerias com empresas privadas, como a que a BYD acaba de anunciar com a Raízen Power. O acordo firmado entre as empresas prevê uma série de iniciativas, como a construção de hubs de recarga elétrica com solução Shell Recharge em oito capitais nos próximos três anos. O objetivo é ampliar significativamente a rede pública de carregadores elétricos nas principais capitais do País, com energia 100% limpa e renovável, proporcionando uma experiência tecnológica de recarga. Ao todo, serão 600 novos pontos de recarga rápida, somando mais 18 MW de potência instalada para recarregar veículos elétricos em âmbito nacional.

Como está a relação com os concorrentes chineses (e asiáticos em geral) e europeus no que diz respeito aos elétricos?

A BYD pretende atingir todos os segmentos de mercado. O BYD Dolphin transformou o mercado automotivo em 2023 com recordes de vendas e um preço mais acessível. Agora lançamos o BYD Dolphin Mini. Outros lançamentos estão previstos, mas a BYD não quer fazer história apenas com os veículos de entrada. A BYD tem se destacado por investir em tecnologias avançadas que tragam eficiência, conforto, conectividade, performance, segurança e design. Nossos produtos são adaptados para atender às necessidades específicas de diferentes mercados.

Mesmo com a tecnologia avançada, por que há certa resistência ao carro elétrico? A infraestrutura ainda não é suficiente para atender a demanda?

A BYD enxerga um cenário de expansão da indústria de veículos elétricos e híbridos e está comprometida em capitanear este movimento. A eletrificação da frota já é realidade no Brasil e ganhou escala e profundidade com a chegada da BYD. Os obstáculos e desafios existem nas mais diferentes complexidades, como as mudanças de costumes e paradigmas, além da adoção de programas de investimento em infraestrutura.

BYD Dolphin | FOTO: Divulgação BYD

Quantos carros/ano a BYD vende no Brasil atualmente e qual o percentual de crescimento para este ano? Qual o carro que mais vende?

O carro-chefe de vendas da BYD no Brasil é o Dolphin nos veículos 100% elétricos e o BYD Song Plus entre os modelos híbridos plug-in. A chegada da BYD fez todas as montadoras reverem suas políticas de preços. O Dolphin ganhou diversos prêmios em 2023, incluindo o de carro do ano. Em relação aos lançamentos, a BYD continuará com sua estratégia de trazer ao mercado brasileiro os modelos que já são sucesso em outros países, e terá muitas novidades ao longo de 2024.

Qual a novidade da BYD para o mercado brasileiro em 2024?

Vamos fomentar os projetos de soluções e criações sustentáveis amparadas por pesquisas, fortalecendo cada vez mais o mercado de energia limpa do Brasil. Novos carros serão lançados, cada um com uma estratégia diferenciada e com o objetivo de atender a todas as exigências do consumidor. A fábrica de Camaçari, na Bahia, tem como espelho a moderna e tecnológica fábrica da BYD em Changzhou, na China. Os veículos fabricados no Brasil vão abastecer o mercado interno e também serão exportados para a América Latina. Ao implantar o seu primeiro complexo industrial no país, a BYD Brasil se preocupa em manter premissas que direcionam sua atuação no exterior: criar pro- dutos que não emitam poluentes, projetados e executados com tecnologia de ponta e alto investimento em pesquisa e desenvolvimento.

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POR Aroldo de Oliveira
Fotos: Divulgação BYD/Rafael de Freitas (Tyler Li) e Divulgação BYD (carros)

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