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A trajetória de sucesso de 4 profissionais da beleza que são referências em suas áreas

O mercado da beleza é um dos mais promissores no Brasil. Segundo o balanço consolidado de 2022, divulgado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), há atualmente, no Brasil, 560 redes franqueadoras no segmento de Saúde, Beleza e Bem-estar, somando um total de 30.891 unidades em operação. O faturamento deste segmento passou de R$ 38,9 bilhões, em 2021, para R$ 47,3 bilhões em 2022, uma alta de 21,5%. Esses dados mostram o quanto o mercado é promissor, mas isso não significa, necessariamente, que todos os profissionais da beleza irão se tornar uma potência: é preciso muita dedicação, talento, estudo, encontrar um diferencial para se destacar da concorrência e, claro, um tino empreendedor afiadíssimo. E isso, essas quatro profissionais possuem de sobra!

Renata França: o poder do toque

“Sonhar pequeno e sonhar grande dá o mesmo trabalho. E eu sempre sonhei muito alto”, diz Renata França, criadora da massagem Miracle Touch, técnica reconhecida internacionalmente, e fundadora do Spa Renata França. A empresária se tornou referência internacional quando o assunto é massagem corporal e facial e empreendedorismo na área da beleza. “Confesso que me surpreendo muito quando olho de onde saí e aonde cheguei. Trabalhei e ainda trabalho muito, mas Deus me abençoou demais. Não tenho palavras para expressar minha gratidão por tudo”, celebra Renata, que viu sua trajetória mudar quando, após alguns anos atuando como massagista, resolveu estudar Anatomia e Fisiologia para desenvolver seu próprio método de massagem. Graças aos resultados rápidos, a Miracle Touch ganhou fama, conquistou as celebridades e a fila de espera por uma sessão de massagem cresceu. E muito! Foi então, que Renata percebeu de que poderia ir muito além de ter apenas uma clínica de massagem. “Quando me dei conta de que minhas mãos não poderiam alcançar a todo mundo que gostaria de receber a minha massagem, passei a compartilhar meu conhecimento para que outras mãos pudessem replicar o bem-estar que as minhas proporcionam. Foi quando passei a ensinar a minha técnica pelo Brasil e, depois, expandimos para o mundo.”

Renata França | FOTO: Daniel Cancini

Atualmente, mais de 13 mil pessoas já foram habilitadas pelo Método Renata França mundo afora, incluindo países como Portugal, Espanha, França, Itália, Inglaterra, Suíça, Bélgica, Israel, Estados Unidos e Japão. Para manter a excelência dos procedimentos aplicados por cada um doesses profissionais, há um investimento forte no pós-curso, com suporte dedicado a tirar todas as dúvidas relacionadas à técnica empregada em cada um dos sete protocolos. “Também oferecemos gratuitamente cursos de reciclagem, ou seja, a aluna pode se reciclar sempre que quiser e sem qualquer custo. É como se ela refizesse todos os cursos sempre que quiser.”

Quando questionada aonde quer chegar, Renata tem a resposta na ponta da língua: “meu objetivo é chegar ainda mais longe, alcançando cada vez mais pessoas por meio da massagem, pois ela tem mesmo o poder de mudar vidas. Tanto a vida das pessoas que se fazem instrumentos de amor por meio do toque, quanto a vida daquelas que são transformadas positivamente por esse dom maravilhoso. E quanto mais longe eu chegar, mais gente chegará, lá, comigo. Isso não só me emociona, como também me move!”

Natalia Martins: talento de ponta

As circunstâncias da vida levaram Natalia Martins, fundadora do Grupo Natalia Beauty, a ingressar no mundo da beleza e a descobrir um talento que nem imaginava ter. Em 2016, quando morava em São José do Rio Preto, interior de São Paulo, ela trabalhava na recepção da clínica de estética de seu ex-marido, além de cuidar da parte administrativa e da gestão de equipe. Eis que um dia, a profissional de micropigmentação de sobrancelha pediu demissão e muitos clientes, que tinham ainda o retoque por fazer, começaram a pedir o dinheiro de volta. “A empresa não tinha esse dinheiro para dar. Então, fiz um curso de sobrancelha rápido para fazer os retoques. Depois, ia tirar esse serviço da clínica. Era só pra tapar buraco.” Só que as clientes amaram o trabalho da Natalia e passaram a indicá-la para outras mulheres.

Depois de um ano atuando como micropigmentadora, Natalia se separou e voltou para a casa dos pais, em São Paulo, com sua filha, ainda pequena. “Eu tinha 27 anos e me vi completamente sozinha, financeiramente e emocionalmente.” Diante da situação nada agradável, decidiu virar o jogo, conquistar sua independência e apostar todas suas fichas na micropigmentação. “Tinha muita gente que falava para eu não trabalhar com sobrancelha porque isso não dava dinheiro!” Determinada, alugou uma pequena sala comercial nos Jardins, no começo de 2017, onde trabalhava muito, todos os dias, das 8h às 22h. O grande boom veio ao atender Vera Minelli, mãe da influenciadora digital Gabriela Pugliesi, que divulgou seu trabalho nas redes socias. O sucesso foi tanto que logo teve de se mudar para um espaço maior, na Avenida Rebouças, onde a clínica funciona até hoje e já foi ampliada para a casa ao lado. “Quando comecei, já sabia o potencial que esse negócio tinha”, conta Natalia, que já abriu outras clínicas nos bairros da Vila Olímpia e Anália Franco, além de uma unidade em Campinas e outra em solo estrangeiro, em Lisboa.

Natalia Martins | FOTO: Daniel Cancini

A grande virada na carreira de Natalia – que desenvolveu a técnica de nanopigmentação batizada Flow Brows – foi quando ela começou a dar cursos para formar novos profissionais. “Se quisesse ser apenas uma excelente profissional, teria ficado na mão de obra operacional. Mas queria usar meu talento para mudar a vida de milhares de pessoas.” No total, cerca de 600 mil pessoas já fizeram seus cinco tipos de cursos, no Brasil e no exterior, em destinos como Dubai, Miami, Orlando, Boston, Roma, Milão, Lisboa e Madrid. O próximo passo será lançar o Prêmio da Beleza, uma espécie de “Oscar” onde irá premiar os melhores profissionais de diversas categorias, como maquiagem, cabelo e pele. Certamente, mais um sucesso na trajetória da empresária!

Andrezza Fusaro: foco nas oportunidades

Com uma bem-sucedida carreira na Odontologia, Andrezza Fusaro deu um passo ousado: fazer sua transição profissional para a área da beleza quando os dentistas receberam autorização para aplicar toxina botulínica. “Sempre fui apaixonada pelo mercado de beleza e, imediatamente, me especializei na aplicação de Botox, preenchedores faciais e fios de sustentação. Quis oferecer algo que era novidade e que proporcionasse o bem-estar das pessoas. O processo todo foi muito natural, apesar das longas jornadas de trabalho e de estar seguindo um outro ramo da minha profissão. Mas, hoje, ao olhar para a franquia, não tenho dúvida que sempre estive no caminho certo”, celebra a empresária, que fundou, em 2018, a clínica de estética Royal Face.

O grande diferencial para o sucesso da Royal Face foi a criação do Carnê da Beleza, que permite que o cliente parcele qualquer procedimento em até 24 vezes. “O objetivo central sempre foi oferecer um tratamento de ponta, mas que fosse acessível a todas as pessoas.”  Atualmente, a Royal Face possui 240 franquias abertas e 356 vendidas – 116 unidades estão sendo implantadas. A meta para 2023 é abrir mais 120 franquias. O tino empreendedor de Andrezza, é claro, fez a diferença para que a rede se tornasse essa potência. “Meus pais sempre me incentivaram a estudar. E nas minhas veias já havia o espírito empreendedor, apesar de adorar a Odontologia clínica. Eu me especializei em prótese e meu primeiro emprego foi em uma rede de implantes. Logo no primeiro mês, me destaquei devido às vendas dos tratamentos: bati a meta diária de 100 mil reais.”

Andrezza Fusaro | FOTO: Divulgação

Para manter o mesmo nível de qualidade em todas as clínicas da rede, que possui unidades espalhadas por todo o Brasil, a Royal Face possui um centro de treinamentos para franqueados e suas equipes, localizado em Curitiba (PR). “Além do nosso suporte segmentado contínuo, com profissionais de diversas áreas à disposição para atender as diferentes demandas do franqueado, temos um processo de treinamento diferenciado que abrange todas as funções – desde gestão até área técnica de procedimentos, atendimento, avaliação, comercial e recepção. Oferecemos cursos intensivos com suporte completo, auxílio e fiscalização para saírem de lá com nosso atestado de qualidade e aptos a atuarem de maneira formidável, segura e responsável dentro das clínicas.”

Adriana Vilarinho: excelência acima de tudo

Seguir uma carreira na Medicina é algo que exige muita dedicação e estudo. E isso faz parte da carreira da dermatologista Adriana Vilarinho desde o começo da sua jornada como médica, já que sempre está presente em cursos e simpósios internacionais para se manter atualizada. “A nossa área mudou muito nos últimos 20 anos com a chegada das novas tecnologias”, relata a Dra. Adriana, que possui Título de Especialista em Dermatologia pela Associação Médica Brasileira e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Liderando uma equipe com 21 médicas – todas dermatologistas e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia –, a Dra. Adriana faz questão de estar sempre presente em suas seis clínicas em São Paulo para garantir a qualidade do atendimento médico e de toda a equipe, inclusive recepção. “Hoje, o paciente, independentemente do nível socioeconômico, busca uma experiência. Eu sempre acreditei nisso e fui criando essa experiência ao longo dos anos: ele entra na clínica e sente um perfume específico, há uniforme para todos os profissionais, todos os pacientes tem o mesmo tipo de atendimento, os consultórios são todos iguais… Mas esse nunca foi o meu grande diferencial. Sempre foi o de investir em treinamento e qualidade. Fazemos treinamentos constantes durante o ano, praticamente de duas a três atualizações por mês”, relata a médica, que inaugurou este ano a maior clínica da sua rede, na rua Hungria, com 11 consultórios, 14 salas de laser e 9 salas de tratamento corporal. “A nossa nova unidade é um parque tecnológico completo, todo projetado com tecnologia de ponta para oferecer o que a gente já sabe fazer de melhor há anos: tratamentos dermatológicos e estéticos que carregam a missão de oferecer saúde e beleza em cuidados com a pele”, fala a médica.

Adriana Vilarinho | FOTO: Daniel Cancini

A rotina corrida não afastou a Dra. Adriana de atender os pacientes, sua grande paixão. “Tem duas coisas que eu sei que faço direitinho: atendimento e treinamento das médicas.” Inclusive, na unidade da Rua Hungria há um auditório onde a expert pode oferecer imersões com médicos que não são da sua clínica para transmitir seu conhecimento em criar uma vivência memorável no atendimento do paciente. “É claro que a boa formação médica é indispensável, mas pequenos detalhes acabam fazendo a diferença na experiência da pessoa dentro da clínica.”

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POR Cibele Carbone
FOTOS: Daniel Cancini e Divulgação (Andrezza Fusaro)

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