Go Where – Lifestyle e Gastronomia

9 opções de franquias para quem deseja empreender este ano

FOTO: Adobe Stock

Sempre que um novo ano começa, a maioria das pessoas costuma traçar planos em diferentes áreas da vida. Para quem busca mudar sua trajetória profissional e começar a empreender, as franquias são uma boa alternativa. De acordo com a Pesquisa Trimestral de Desempenho realizada pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), o setor de franquias manteve a curva de crescimento e registrou uma alta de 11,4% no seu faturamento no terceiro trimestre de 2023, superando a fase de recuperação mais aguda da pandemia.

Para fazer uma escolha certeira, especialistas recomendam que os interessados em ingressar em uma franquia pesquisem a área de interesse em que desejam atuar. Em seguida, vale pesquisar as marcas disponíveis no nicho em questão, os valores de investimento e os diferenciais. Uma das dicas é visitar lojas e conversar com quem já possui uma franquia da rede escolhida para ouvir sobre o trabalho desenvolvido e resultados conquistados ao longo dos anos. Por se tratar de um modelo testado e aprovado, as franquias promovem mais segurança para quem deseja empreender mesmo sem experiência, já que há apoio da franqueadora em diversas áreas.

Abaixo, segue uma lista para quem deseja atuar no Franchising em 2024:

Água Doce Sabores do Brasil: restaurante para famílias e grupos de amigos que buscam fazer de almoços, jantares, happy hours e confraternizações variadas um momento especial de entretenimento. O cardápio é extenso, repleto de pratos da culinária brasileira servidas em fartas porções e pratos. Além do extenso menu de cachaças e drinks, a casa é conhecida por oferecer um delicioso Escondidinho, nas versões tradicional (carne de sol), camarão, frango e bacalhau, além das versões vegetarianas de palmito e alho-poró. Explorando o conceito rústico, o restaurante proporciona espaço aconchegante aos clientes, com música ao vivo e espaço kids. Atualmente, conta com 80 unidades em sete estados. A rede conta com três modelos de negócios, com investimentos a partir de R$ 305.706,00. Já o faturamento médio mensal é de até R$ 180 mil, dependendo do formato escolhido.

FOTO: Divulgação Água Doce/Bruno Marconato

Divino Fogão: restaurante de comida típica da fazenda. Receitas próprias e exclusivas foram desenvolvidas ao longo dos anos, procurando atender o gosto e o paladar brasileiro. A rede conta hoje com mais de 210 pontos de vendas que incluem as operações em shopping centers e o projeto de dark kitchen, voltado apenas ao sistema delivery. O investimento é a partir de R$ 950 mil, com faturamento médio mensal de R$ 220 mil.

Calçados Bibi: a marca que desenvolve produtos a partir de pesquisas e estudos científicos. Com fábricas em Parobé (RS) e em Cruz das Almas (BA), produz mais de 2,6 milhões de pares/peças ao ano. Presente em mais de 60 países nos cinco continentes. No Brasil, está em 3 mil pontos de venda multimarcas, além de possuir um e-commerce e uma rede de franquias com mais de 150 lojas. A empresa é certificada pelo Selo Diamante de Sustentabilidade, que atesta o compromisso com as iniciativas nos processos industriais, bem como o desenvolvimento de ações em sintonia com os pilares estabelecidos pelo programa de Origem Sustentável: Ambiental, Econômico, Cultural e Social. A Bibi oferece um modelo de negócio destinado para shopping center. O formato possui investimento a partir de R$ 650 mil e faturamento médio mensal de R$ 80 mil a R$ 160 mil.

5àsec: especializada no tratamento de roupas e produtos têxteis por meio de um sistema de limpeza de qualidade, que utiliza equipamentos e produtos de alta tecnologia em seus serviços. Seus diferenciais estão centrados no atendimento ao cliente e nos serviços especializados, como revitalização das cores das roupas, processo de engomar, impermeabilização para evitar incrustações de manchas e tratamento especial em couro, que o hidrata e rejuvenesce. Com mais de 550 pontos de venda em todo o território brasileiro, a 5àsec oferece diferentes formatos de franquias, com investimentos que partem de R$ 100 mil. O faturamento médio mensal varia de acordo com a operação, sendo possível faturar até R$ 67 mil por mês.

FOTO: Divulgação 5àsec Brasil

Casa do Celular: trazendo o sonho de seu fundador Darlan Almeida, a Casa do Celular é uma grande marca com 20 anos no mercado e cerca de 200 lojas espalhadas por 24 estados brasileiros. Atuando em um dos setores que mais crescem no país, o de Comunicação, Informática e Eletrônicos, a Casa do Celular possui três oportunidades de negócios: lojas de rua, shoppings e quiosques, com investimentos a partir de R$ 150 mil.  Atualmente, a Casa do Celular foca na comercialização de celulares, smartphones e tablets para as classes C e D. O plano da empresa é chegar a 250 lojas até o final de 2023. O faturamento médio mensal é de R$ 100 mil.

Casa do Construtor: rede de franquias especializada em locação de equipamentos para construção civil e soluções para o dia a dia. Conta com mais de 650 unidades no Brasil. A trajetória de sucesso rendeu à Casa do Construtor diversos prêmios com destaque para Franquia mais internacionalizada pela ABF, Franquia do Ano pela mesma entidade e pela Revista PEGN, além do Selo de Excelência no Franchising. O investimento é a partir de R$ 499 mil (Loja Tradicional). O faturamento médio mensal é de R$ 115 mil.

iGUi: fabricante de piscinas em poliéster reforçado com fibra de vidro (PRFV). Atualmente, a marca conta com mais de 1.200 unidades no País e  285 no exterior. A rede conta, ainda, com 40 fábricas estrategicamente instaladas no Brasil, Argentina, Paraguai, México, Portugal e Estados Unidos que atendem as Américas, Europa, África, Oriente Médio, Ásia e Oceania. As novas operações das lojas iGUi serão vendidas apenas no formato conceito, que engloba a UNLIMITED – marca de piscinas de altíssimo padrão –, com investimento inicial entre R$ 2 milhões e R$ 20 milhões. O faturamento médio mensal é de R$ 500 mil.

TRATABEM: para quem procura empreender no ramo de tratamento de piscinas, a TRATABEM pertence à Rede iGUi. A marca conta com 152 operações em funcionamento no Brasil. O franqueado administra o negócio, realiza a captação de clientes e ainda executa os serviços nas casas. Na modalidade home based, o franqueado assume o compromisso de que, no prazo máximo de dois anos, deve ser aberto um ponto físico. O investimento é a partir de R$ 75 mil (inclui taxa de franquia e kit inicial de químicos, acessórios e suporte). O faturamento médio mensal é de R$ 30 mil no primeiro ano e de R$ 50 mil no final do segundo ano.

Milon: no mercado desde 2006, a marca é conhecida pela inspiração europeia e estilo clássico, e produz roupas infantis – de bebês até o tamanho 14. Fabricados com tecidos e detalhes exclusivos, os produtos Milon possuem alto valor agregado e excelente custo-benefício. Atualmente, são 102 lojas físicas em operação. O investimento inicial é de R$ 350 mil, com prazo de retorno a partir de 24 meses, e faturamento médio mensal de R$ 130 mil.

FOTO: Divulgação Milon

__________
FOTO: Adobe Stock, Divulgação Água Doce/Bruno Marconato, Divulgação 5àsec Brasil e Divulgação Milon

Sair da versão mobile