Go Where – Lifestyle e Gastronomia

19 CEOs de startups indicam livros para novos empreendedores conquistarem sucesso profissional

Aprender coisas novas, nunca é demais! Por isso, aproveite esse período de isolamento social voluntário, para colocar a leitura em dia. Além de ser um hábito excelente para manter a mente ativa, dependendo da escolha dos livros, você ainda consegue trabalhar seu desenvolvimento pessoal e profissional. E se está sem ideia de livros para ler, 19 CEOs de startups brasileiras indicam obras que foram essenciais para que empreendessem e alcançassem o sucesso. Confira:


Antifrágil – Coisas que se beneficiam com o caos, de Nassim Taleb

Indicado por: Eduardo Canova, CEO da Leoa

Em Antifrágil, Taleb proclama a incerteza como algo desejável, e até necessário, além de propor que construamos mais coisas resistentes ao imponderável, estabelecendo o conceito do antifrágil. Na obra, o autor engloba análises sobre inovações e melhorias feitas a partir de tentativa e erro.

 

 

 

 

 


Gerenciamento Quântico, de Charlotte Shelton

Indicado por: Isaac Paes, CEO do OiMenu

Uma nova ótica sobre a gestão, que mistura o lado quântico da vida nos negócios e nos faz dar mais valor sobre nossa intuição e emoções.

 

 

 

 

 


Blitzscaling, de Chris Yeh e Reid Hoffman

Indicado por: Sergio Furio, CEO da Creditas

O livro contém um conjunto de técnicas para aumentar a escala de um empreendimento a um ritmo vertiginoso: o blitzscalling.

 

 

 

 

 


 The Innovator’s Solution, de Clayton Christensen

Indicado por: Ubiraci Mercês, CEO da Sanar

 

Em The Innovator’s Solution, Christensen e o coautor, Michael E. Raynor, ajudam as empresas a entender como se tornarem disruptivas. Citando pesquisas e teorias aprofundadas e testadas em centenas de empresas de vários setores, os autores identificam os processos que criam inovação bem-sucedida e mostram aos gerentes como adaptar suas estratégias às mudanças de um mundo dinâmico.

 

 

 


Rápido e devagar – Duas formas de pensar, de Daniel Kahneman

Indicado por: Ingrid Barth, CEO do Linker

O autor nos leva a uma turnê pela mente e explica os dois sistemas que dirigem a maneira como pensamos. O sistema 1 é rápido, intuitivo e emocional; O sistema 2 é mais lento, deliberativo e lógico.

 

 

 

 

 


Nada Easy, de Tallis Gomes

Indicado por: Alvaro Nunes, CEO da Karavel

Neste livro, Tallis Gomes, apresenta o passo a passo das etapas de como combinou gestão, inovação e criatividade para validar de forma correta a sua ideia, abrir seu empreendimento e fazê-lo crescer, sem desperdiçar tempo e recurso. Nestas páginas, você conhecerá a realidade de quem tenta fazer com que uma startup dê certo no Brasil. Tirar uma ideia do papel é uma arte.

 

 

 

 


Essencialismo – A disciplinada busca por menos, de Greg Mckeown

Indicado por: Ana Paula Pisaneschi, CEO do Uffa.com.vc

Nesta obra, Mckeown explica porque o essencialismo é mais do que uma estratégia de gestão de tempo ou uma técnica de produtividade. Trata-se de um método para identificar o que é vital e eliminar todo o resto, para que possamos dar a maior contribuição possível àquilo que realmente importa.

 

 

 

 


 The Hard Things about Hard Things, de Ben Horowitz

Indicado por: Gabriel Senra, CEO da Linte

Ben Horowitz, cofundador da Andreessen Horowitz e um dos empresários mais respeitados e experientes do Vale do Silício, compartilha neste livro conselhos essenciais sobre como criar e administrar uma startup.

 

 

 

 

 


Isso é Marketing – Para ser visto é preciso aprender a enxergar, de Seth Godin

Indicador por: Marcelo Kogut, CMO do Mycon

O autor oferece uma visão do núcleo de sua sabedoria de marketing em um pacote acessível e atemporal. No centro da sua abordagem está uma grande ideia: grandes profissionais de marketing não usam os consumidores para resolver o problema da empresa.

 

 

 

 


As 48 leis do poder, de Robert Greene

Indicado por: Bernardo Schucman, da CEO da FastBlock

O que fazer para ser promovido? Como neutralizar quem vive tentando ‘puxar o seu tapete’? Em ‘As 48 leis do poder’, Robert Greene oferece o “caminho das pedras” e cita casos de sucesso e de fracasso revelados à luz de suas regras. Para ilustrar o que diz, Greene recorre a fábulas e a episódios reais da História, usando e abusando de citações. O leitor se embrenha pela cartilha através de estrategistas como Clausewitz e Sun-Tsu, estadistas como Bismarck, sedutores como Casanova, filósofos como Nietzsche, escritores como Balzac e, claro, diplomatas como Maquiavel.

 

 

 


O lado difícil das situações difíceis, de Ben Horowitz

Indicado por: Rodrigo Amato, CEO da M2M

Ben Horowitz, um dos empreendedores mais respeitados do Vale do Silício, conta a história de como ele mesmo fundou, dirigiu, vendeu, comprou, geriu e investiu em empresas de tecnologia, oferecendo conselhos essenciais para ajudar os empreendedores a resolver os problemas mais difíceis – aqueles de que as faculdades de administração não tratam.

 

 

 

 


Sonho Grande, de Cristiane Correa

Indicado por: João Canhada, CEO da Foxbit

Warren Buffett Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira ergueram, em pouco mais de quatro décadas, o maior império da história do capitalismo brasileiro e ganharam uma projeção sem precedentes no cenário mundial. Nos últimos cinco anos eles compraram nada menos que três marcas americanas conhecidas globalmente: Budweiser, Burger King e Heinz. A fórmula de gestão que desenvolveram, seguida com fervor por seus funcionários, se baseia em meritocracia, simplicidade e busca incessante por redução de custos. Uma cultura tão eficiente quanto implacável, em que não há espaço para o desempenho medíocre. Por outro lado, quem traz resultados excepcionais tem a chance de se tornar sócio de suas companhias e fazer fortuna. Sonho grande é o relato detalhado dos bastidores da trajetória desses empresários desde a fundação do banco Garantia, nos anos 70, até os dias de hoje.

 


Satisfação Garantida, de Tony Hsieh

Indicado por: Fernando Franco, CEO da Provi

Neste livro, o autor mostra como mudou seus negócios apostando em uma nova cultura corporativa como prioridade, defendendo que o atendimento ao consumidor é de responsabilidade de toda a empresa e não apenas de um departamento.

 

 

 

 

 


Livre para Voar, de Fábio Teruel

Indicado por: Patrick Burnett, CEO do Inovebanco

O livro conta com histórias inspiradoras de nomes conhecidos, como Thomas Edison e Franklin Delano Roosevelt, além de anônimos que viram suas vidas transformadas pela redescoberta de si.  O livro nos ajuda a trabalhar a mente, transformando o medo em força e esperança, usando a resiliência em nosso favor e a favor da empresa no dia a dia.

 

 

 

 


Só os paranóicos sobrevivem, de Andrew S. Grove

Indicado por: Ythalo Silva, CEO da Home Hero

Sob a liderança de Andy Grove, a Intel se tornou a maior fabricante de chips do mundo. Nesta publicação, o CEO e fundador da empresa compartilha suas estratégias de sucesso, revelando como identificar e explorar os principais momentos de mudança em qualquer setor que podem resultar em falhas drásticas ou enorme sucesso.

 

 

 

 


Meaningful Marketing, de Marcelo Tripoli

Indicado por: Ricardo Almeida, CEO do Clube de Autores

A obra propõe uma nova forma de atuação para as marcas, criando um plano prático para executivos e estudantes. O mundo digital está obrigando o manual do marketing ser reescrito, e neste contexto as marcas devem se conectar com os consumidores não mais por interrupção, mas pelos valores que geram nas vidas das pessoas.

 

 

 

 


Receita Previsível, de Aaron Ross e Marylou Tyler

Indicado por: Bruno Sayão, CEO da IOUU

Uma provocação a empresas, gestores, empreendedores e todos aqueles que lidam com vendas, para que saiam da posição de vítimas passivas da demanda de mercado e passem a protagonistas dos resultados. De forma objetiva e com cases reais implantados pelos próprios autores, você vai aprender, passo a passo, como colocar em prática o processo de vendas outbound, que levou a Salesforce.com e a HyperQuality, dentre outras, a aumentarem em mais de 300% suas receitas e a obterem milhões de dólares em receitas futuras.

 

 

 


 Fora da Curva 2, de Florian Bartunek, Pierre Moreau e Giuliana Napolitano

Indicado por: Cássio Bariani, CEO da SmartBrain

O livro conta as trajetórias de empreendedores, investidores e gestores de fundos. Esta edição tem o prefácio do empresário Jorge Paulo Lemann e traz as histórias de gestores como Márcio Appel, Ricardo Vinhaes, Mauricio Bittencourt e Henrique Bredda e também de Guilherme Benchimol, fundador da XP, entre outras.

 

 

 

 


The Outsiders – Oito CEOs não convencionais e seu modelo radicalmente racional para o sucesso, de Will Thorndike

Indicado por: João Alkmim, CEO da Vitta

O autor traz a sabedoria analítica de uma carreira de sucesso em investimentos, avaliando de perto o desempenho das empresas e de seus líderes. Você encontrará oito CEOs individualistas cujos retornos médios das empresas superaram o S&P 500 por um fator de vinte – em outras palavras, um investimento de US $ 10.000 com cada um desses CEOs, em média, valeria mais de US $ 1,5 milhão, vinte e cinco anos depois.

 

 

 

 


Por Redação

Sair da versão mobile